Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruduit Garcia, Sandro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/17565
Resumo: O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas desse tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior.
id UFBA-5_e16d67019ab027866565d0aa2333cc39
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17565
network_acronym_str UFBA-5
network_name_str Políticas Culturais em Revista
repository_id_str
spelling Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto AlegreO artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas desse tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior.Universidade Federal da Bahia2016-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/1756510.9771/pcr.v9i2.17565Políticas Culturais em Revista; v. 9 n. 2 (2016): Dossiê - Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo; 416-4361983-3717reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/17565/14240Copyright (c) 2017 Políticas Culturais em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRuduit Garcia, Sandro2020-06-13T09:51:46Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17565Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:46Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
title Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
spellingShingle Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
Ruduit Garcia, Sandro
title_short Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
title_full Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
title_fullStr Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
title_full_unstemmed Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
title_sort Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre
author Ruduit Garcia, Sandro
author_facet Ruduit Garcia, Sandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruduit Garcia, Sandro
description O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas desse tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/17565
10.9771/pcr.v9i2.17565
url https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/17565
identifier_str_mv 10.9771/pcr.v9i2.17565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/17565/14240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Políticas Culturais em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Políticas Culturais em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista; v. 9 n. 2 (2016): Dossiê - Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo; 416-436
1983-3717
reponame:Políticas Culturais em Revista
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Políticas Culturais em Revista
collection Políticas Culturais em Revista
repository.name.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com
_version_ 1799319740073639936