ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO REGISTRO DE MARCAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima do Nascimento, Rosa Leila
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Machado de Aragão Gomes, Iracema, de Mattos Santos, Raoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Prospecção (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/11771
Resumo: Ao criar uma marca forte as empresas conseguem atrair as preferências dos consumidores, construindo uma barreira defensiva contra a concorrência. Neste sentido, este artigo objetiva verificar a importância da relação custo-benefício para as pequenas e médias empresas que decidam registrar sua marca. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise de dados dos relatórios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Após revisão teórica, foi possível demonstrar alguns benefícios de registro da marca tais como, posicionamento e imagem. Os resultados demonstrados na análise dos dados do IEL/ApexBrasil apresentam os setores empresariais com maior número de registro de marca que são eles: confecções, madeiras/móveis, metal/mecânica e tecnologia da informação nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaianinha.
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