A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Anderson Almeida Floriano de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio.
id UFPE_4f40bd1536d5498b914b3cfa0c76ac08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40758
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LIMA, Anderson Almeida Floriano dehttp://lattes.cnpq.br/7195325350214171http://lattes.cnpq.br/9021255927956657FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro2021-08-03T21:43:19Z2021-08-03T21:43:19Z2020-12-04LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio.The objective of this work was to evaluate how the knowledge of managers / owners of micro and small companies (MPE) influence the management processes of brand registration, when they gain notoriety in business. For this, in addition to a bibliographic review that revisits the concepts of this management in the light of the Social Cognitive Theory (TSC), a multiple, exploratory, descriptive and qualitative research was carried out with 6 (six) companies located in Agreste Central Pernambucano. The results obtained derive from the interviews and highlight the challenges, the technical and conceptual limitations of the entrepreneurs. The work concluded that despite the scarcity of resources and the availability of time to meet management demands efficiently, these owners / owners are able to develop strong and notorious brands through investment in product and business structure, however, they do not manage their own assets as theory and public policies provide for the guidelines applicable to the management of this asset. The management of brand assets in the small business is not only important, it is the product of the relationships between its cognition, environment and behavior, so it depends particularly on the manager's / owner's will and ability, this will and ability being affected by personal and family characteristics. of business.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para InovaçãoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessGestor de empresasMarca registradaPequenas e médias empresasA gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdfapplication/pdf778290https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdff190c9833580812728b968d326bd44bbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.txtDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain200627https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.txt801f3f729c7fbcb2abeb9263cd9bdd14MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.jpga982b2323d70168ab83ad7fd5e463ef0MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/407582021-08-04 02:09:20.61oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-08-04T05:09:20Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
title A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
spellingShingle A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
LIMA, Anderson Almeida Floriano de
Gestor de empresas
Marca registrada
Pequenas e médias empresas
title_short A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
title_full A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
title_fullStr A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
title_full_unstemmed A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
title_sort A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
author LIMA, Anderson Almeida Floriano de
author_facet LIMA, Anderson Almeida Floriano de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7195325350214171
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9021255927956657
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Anderson Almeida Floriano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro
contributor_str_mv FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestor de empresas
Marca registrada
Pequenas e médias empresas
topic Gestor de empresas
Marca registrada
Pequenas e médias empresas
description O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T21:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-03T21:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758
identifier_str_mv LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f190c9833580812728b968d326bd44bb
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
801f3f729c7fbcb2abeb9263cd9bdd14
a982b2323d70168ab83ad7fd5e463ef0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310678962241536