EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Theresinha Guimarães
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18582
Resumo: Este trabalho procura fazer uma análise da situação atual da formação profissional das pessoas portadoras de deficiência, no que diz respeito aos novos paradigmas que orientam as políticas públicas dessa formação e a implementação adotada pelos órgãos executores da educação profissional. Trata, especificamente, da experiência com o PEQ/Ba – Plano Estadual de Qualificação Profissional da Bahia, abordando o programa desenvolvido com as pessoas portadoras de deficiência. Para analisar a implementação dessa política pública, procedeu-se a entrevistas com os atores responsáveis pela sua execução, discutindo as informações coletadas à luz dos documentos oficiais e dos princípios que norteiam o atendimento da pessoa com deficiência. Nesse sentido, percebe-se que os avanços apenas se iniciaram, pois, a cada momento, reiteram-se desafios antigos ou surgem novos, que certamente implicam intensificar a estratégia de discussão da educação profissional e de articulação das ações para tal finalidade. PALAVRAS-CHAVE: Formação profissional, reabilitação profissional, políticas públicas, emprego, direitos civis. VOCATIONAL EDUCATION FOR THE DISABLED This objective of this paper is to analyze the present situation of the professional qualification of the disabled, bearing in mind the new paradigms that orient the public policies, as well as the implementation methods adopted by the bodies responsible for the professional education. It focuses on the experience with the PEQ-Ba – State Plan for Vocational Education in Bahia and deals with the program developed with the disabled. Interviews were performed with the actors responsible for carrying out the program, in order to analyze the public policy implementation. The information collected was discussed based on the official documents and principles that guide the attendance to people with disabilities. In this sense, it was felt that the advances have just started, for old challenges are constantly being reiterated or new ones have just arisen, which will certainly imply the intensification of the strategy of reviewing professional education and the articulation of actions having with this purpose. KEY-WORDS: Professional qualification, professional rehabilitation, public policies, employment, and civil rights. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
id UFBA-7_8a66fd7bb1dad677d54add21898a6b6d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18582
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAISEste trabalho procura fazer uma análise da situação atual da formação profissional das pessoas portadoras de deficiência, no que diz respeito aos novos paradigmas que orientam as políticas públicas dessa formação e a implementação adotada pelos órgãos executores da educação profissional. Trata, especificamente, da experiência com o PEQ/Ba – Plano Estadual de Qualificação Profissional da Bahia, abordando o programa desenvolvido com as pessoas portadoras de deficiência. Para analisar a implementação dessa política pública, procedeu-se a entrevistas com os atores responsáveis pela sua execução, discutindo as informações coletadas à luz dos documentos oficiais e dos princípios que norteiam o atendimento da pessoa com deficiência. Nesse sentido, percebe-se que os avanços apenas se iniciaram, pois, a cada momento, reiteram-se desafios antigos ou surgem novos, que certamente implicam intensificar a estratégia de discussão da educação profissional e de articulação das ações para tal finalidade. PALAVRAS-CHAVE: Formação profissional, reabilitação profissional, políticas públicas, emprego, direitos civis. VOCATIONAL EDUCATION FOR THE DISABLED This objective of this paper is to analyze the present situation of the professional qualification of the disabled, bearing in mind the new paradigms that orient the public policies, as well as the implementation methods adopted by the bodies responsible for the professional education. It focuses on the experience with the PEQ-Ba – State Plan for Vocational Education in Bahia and deals with the program developed with the disabled. Interviews were performed with the actors responsible for carrying out the program, in order to analyze the public policy implementation. The information collected was discussed based on the official documents and principles that guide the attendance to people with disabilities. In this sense, it was felt that the advances have just started, for old challenges are constantly being reiterated or new ones have just arisen, which will certainly imply the intensification of the strategy of reviewing professional education and the articulation of actions having with this purpose. KEY-WORDS: Professional qualification, professional rehabilitation, public policies, employment, and civil rights. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2006-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1858210.9771/ccrh.v14i34.18582Caderno CRH; v. 14 n. 34 (2001): DOSSIÊ: Educação e Trabalho - Vera Lúcia Bueno Fartes (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18582/11956Miranda, Theresinha Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-14T14:28:51Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18582Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-11-14T14:28:51Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Miranda, Theresinha Guimarães
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
author Miranda, Theresinha Guimarães
author_facet Miranda, Theresinha Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Theresinha Guimarães
description Este trabalho procura fazer uma análise da situação atual da formação profissional das pessoas portadoras de deficiência, no que diz respeito aos novos paradigmas que orientam as políticas públicas dessa formação e a implementação adotada pelos órgãos executores da educação profissional. Trata, especificamente, da experiência com o PEQ/Ba – Plano Estadual de Qualificação Profissional da Bahia, abordando o programa desenvolvido com as pessoas portadoras de deficiência. Para analisar a implementação dessa política pública, procedeu-se a entrevistas com os atores responsáveis pela sua execução, discutindo as informações coletadas à luz dos documentos oficiais e dos princípios que norteiam o atendimento da pessoa com deficiência. Nesse sentido, percebe-se que os avanços apenas se iniciaram, pois, a cada momento, reiteram-se desafios antigos ou surgem novos, que certamente implicam intensificar a estratégia de discussão da educação profissional e de articulação das ações para tal finalidade. PALAVRAS-CHAVE: Formação profissional, reabilitação profissional, políticas públicas, emprego, direitos civis. VOCATIONAL EDUCATION FOR THE DISABLED This objective of this paper is to analyze the present situation of the professional qualification of the disabled, bearing in mind the new paradigms that orient the public policies, as well as the implementation methods adopted by the bodies responsible for the professional education. It focuses on the experience with the PEQ-Ba – State Plan for Vocational Education in Bahia and deals with the program developed with the disabled. Interviews were performed with the actors responsible for carrying out the program, in order to analyze the public policy implementation. The information collected was discussed based on the official documents and principles that guide the attendance to people with disabilities. In this sense, it was felt that the advances have just started, for old challenges are constantly being reiterated or new ones have just arisen, which will certainly imply the intensification of the strategy of reviewing professional education and the articulation of actions having with this purpose. KEY-WORDS: Professional qualification, professional rehabilitation, public policies, employment, and civil rights. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18582
10.9771/ccrh.v14i34.18582
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18582
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v14i34.18582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18582/11956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 14 n. 34 (2001): DOSSIÊ: Educação e Trabalho - Vera Lúcia Bueno Fartes (Org.)
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699051626627072