Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882 |
Resumo: | O/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão. |
id |
UFBA-8_5cf4b44f502d85edaae9cc4cca354dc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12882 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escolaO/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1288210.9771/peri.v1i2.12882Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-1372358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9193https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9194http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Neil2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12882Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
title |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
spellingShingle |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola Franco, Neil |
title_short |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
title_full |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
title_fullStr |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
title_sort |
Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola |
author |
Franco, Neil |
author_facet |
Franco, Neil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Neil |
description |
O/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882 10.9771/peri.v1i2.12882 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i2.12882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9193 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137 Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318320478945280 |