Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Neil
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882
Resumo: O/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão.
id UFBA-8_5cf4b44f502d85edaae9cc4cca354dc5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12882
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escolaO/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1288210.9771/peri.v1i2.12882Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-1372358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9193https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9194http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Neil2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12882Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
title Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
spellingShingle Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
Franco, Neil
title_short Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
title_full Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
title_fullStr Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
title_full_unstemmed Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
title_sort Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
author Franco, Neil
author_facet Franco, Neil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Neil
description O/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882
10.9771/peri.v1i2.12882
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i2.12882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9193
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12882/9194
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137
Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 125-137
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320478945280