Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883
Resumo: Neste texto visamos cartografar, a partir da interlocução com autores como Deleuze, Guattari e Foucault, a localização daquilo que professoras e professores em salas de aula no trabalho com a disciplina Ciências, anos iniciais e finais do ensino fundamental, apontam como “problemas” no diálogo com as crianças sobre corpo e sexualidade. Problematizaremos o lugar da realização da aula como possível dispositivo maquínico, sinalizando para a possibilidade de que, no encontro entre professores e alunos, se criam corpos e sexualidades; se experimentam lugares de gêneros e lugares generificados. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa vincula-se à matriz de pensamento que toma as explicações científicas como “histórias que atuam na constituição de um objeto de conhecimento científico”, pois busca pelos modos como se “entretecem nestas explicações outras histórias”. Foram realizados grupos focais e aplicados questionários a professores/as que atuam na rede pública municipal de ensino na cidade de Uberlândia-MG. Como problemas, foram apontados o estranhamento com a vida que pulsa e lateja nos corpos e nas vivências das crianças, a relação com a família e com as experiências de desejo e prazer das crianças.
id UFBA-8_7538b25026c7f6166d1dd8c3b1e51a22
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12883
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciênciasNeste texto visamos cartografar, a partir da interlocução com autores como Deleuze, Guattari e Foucault, a localização daquilo que professoras e professores em salas de aula no trabalho com a disciplina Ciências, anos iniciais e finais do ensino fundamental, apontam como “problemas” no diálogo com as crianças sobre corpo e sexualidade. Problematizaremos o lugar da realização da aula como possível dispositivo maquínico, sinalizando para a possibilidade de que, no encontro entre professores e alunos, se criam corpos e sexualidades; se experimentam lugares de gêneros e lugares generificados. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa vincula-se à matriz de pensamento que toma as explicações científicas como “histórias que atuam na constituição de um objeto de conhecimento científico”, pois busca pelos modos como se “entretecem nestas explicações outras histórias”. Foram realizados grupos focais e aplicados questionários a professores/as que atuam na rede pública municipal de ensino na cidade de Uberlândia-MG. Como problemas, foram apontados o estranhamento com a vida que pulsa e lateja nos corpos e nas vivências das crianças, a relação com a família e com as experiências de desejo e prazer das crianças.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1288310.9771/peri.v1i2.12883Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 138-152Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 138-152Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 138-1522358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883/9195https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883/9196http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elenita Pinheiro de Queiroz2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12883Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
title Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
spellingShingle Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
title_short Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
title_full Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
title_fullStr Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
title_full_unstemmed Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
title_sort Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências
author Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
author_facet Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
description Neste texto visamos cartografar, a partir da interlocução com autores como Deleuze, Guattari e Foucault, a localização daquilo que professoras e professores em salas de aula no trabalho com a disciplina Ciências, anos iniciais e finais do ensino fundamental, apontam como “problemas” no diálogo com as crianças sobre corpo e sexualidade. Problematizaremos o lugar da realização da aula como possível dispositivo maquínico, sinalizando para a possibilidade de que, no encontro entre professores e alunos, se criam corpos e sexualidades; se experimentam lugares de gêneros e lugares generificados. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa vincula-se à matriz de pensamento que toma as explicações científicas como “histórias que atuam na constituição de um objeto de conhecimento científico”, pois busca pelos modos como se “entretecem nestas explicações outras histórias”. Foram realizados grupos focais e aplicados questionários a professores/as que atuam na rede pública municipal de ensino na cidade de Uberlândia-MG. Como problemas, foram apontados o estranhamento com a vida que pulsa e lateja nos corpos e nas vivências das crianças, a relação com a família e com as experiências de desejo e prazer das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883
10.9771/peri.v1i2.12883
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i2.12883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883/9195
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883/9196
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 138-152
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 138-152
Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 138-152
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320479993856