A diversidade sexual e a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38575 |
Resumo: | Orientadora : Rosângela Valachinski Gandin |
id |
UFPR_cb74c6beb364115bb5b18e2cefa8b12d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38575 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pinto, Ana Paula SantosGandin, Rosangela Valachinski, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo2021-12-06T18:13:24Z2021-12-06T18:13:24Z2011https://hdl.handle.net/1884/38575Orientadora : Rosângela Valachinski GandinArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de CursoArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: A diversidade na sala de aula atualmente é incrível. Origem, cor, religião, opção sexual, grupo familiar, posição social, tendência política e outros aspectos convivem na sala de aula, proporcionando a todos uma experiência de convívio muito rica e fascinante. Felizmente, a convivência é pacífica e cabe a nós professores tentar manter esse equilíbrio, ficamos em evidência na frente da turma por aulas e mais aulas seguidas, e nosso comportamento e falas durante as ações didáticas o aluno absorve de acordo com o seu filtro semântico, cada um entende o que falamos de acordo com seus próprios credos, tendências e valores. A formação das identidades depende dos processos de socialização e de ensino e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais e étnicas dos envolvidos nos processos educativos. O desenvolvimento da identidade do ser humano, como nos ensina Habermas (1983), pode ser analisado como um processo de aprendizagem: a) Lingüística: para a comunicação; b) Cognitiva: para a busca dos conhecimentos necessários para a vida em sociedade; c) Interativa: para a ação e a interação com o outro. De uma perspectiva geral, todos os processos educativos devem levar ao desenvolvimento desses três conjuntos de competências. A educação é o resultado de relações sociais que podem capacitar àqueles que participam do processo educativo A escola é um espaço público para a convivência fora da vida privada, íntima, familiar. Nós professores ao nos capacitarmos para a convivência participativa na escola, participamos de um processo de aprendizagem que também nos ensina como participar do restante da vida social. A escola como esfera pública democrática pode possibilitar a capacitação de pais, alunos e educadores para a participação na busca de soluções para os problemas da escola, do bairro, da cidade, do Estado, do País e da vida da espécie humana no Planeta1 arquivo (10 p.) : PDF.application/pdfEducação ruralOrientação sexualA diversidade sexual e a sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANA PAULA SANTOS PINTO.pdfapplication/pdf331276https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38575/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20SANTOS%20PINTO.pdfc010c1f5c94e18d82e248c33aaf58d38MD51open accessTEXTR - E - ANA PAULA SANTOS PINTO.pdf.txtExtracted Texttext/plain16614https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38575/2/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20SANTOS%20PINTO.pdf.txtd08729347fa4725ec4243bb57019f280MD52open accessTHUMBNAILR - E - ANA PAULA SANTOS PINTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1718https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38575/3/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20SANTOS%20PINTO.pdf.jpg5a0150a0a3378d474e61832b2f82d9d4MD53open access1884/385752021-12-06 15:13:24.735open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38575Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-06T18:13:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A diversidade sexual e a sala de aula |
title |
A diversidade sexual e a sala de aula |
spellingShingle |
A diversidade sexual e a sala de aula Pinto, Ana Paula Santos Educação rural Orientação sexual |
title_short |
A diversidade sexual e a sala de aula |
title_full |
A diversidade sexual e a sala de aula |
title_fullStr |
A diversidade sexual e a sala de aula |
title_full_unstemmed |
A diversidade sexual e a sala de aula |
title_sort |
A diversidade sexual e a sala de aula |
author |
Pinto, Ana Paula Santos |
author_facet |
Pinto, Ana Paula Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Paula Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Orientação sexual |
topic |
Educação rural Orientação sexual |
description |
Orientadora : Rosângela Valachinski Gandin |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-06T18:13:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-06T18:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38575 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (10 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38575/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20SANTOS%20PINTO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38575/2/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20SANTOS%20PINTO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38575/3/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20SANTOS%20PINTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c010c1f5c94e18d82e248c33aaf58d38 d08729347fa4725ec4243bb57019f280 5a0150a0a3378d474e61832b2f82d9d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823527102839783424 |