Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Vinicius Novais Gonçalves de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Lenise Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29011
Resumo: Resumo: Este artigo tem por objetivo propor reflexões sobre os discursos que constroem o corpo travesti quando interseccionado pelos marcadores sociais de sexualidade e raça. Trata-se de uma investigação documental, com delineamento qualitativo e que tem suas bases na interdisciplinaridade dos estudos da Psicologia Socioconstrucionista, queer e feministas. São analisados os trechos narrativos de violência presentes nas denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos — módulo LGBT, ano de 2014 — de uma travesti brasileira: negra e homossexual. Tais reflexões partem do método da arqueologia do saber de Michel Foucault.  Os resultados da pesquisa mostraram que, a partir das narrativas denunciativas, as violências possuem motivos específicos relacionados a identidade de gênero travesti, a identidade sexual homossexual e a raça negra com objetivo de humilhar, subalternizar e diminuir a existência da referida travesti. Conclui-se que os corpos não normativos, do ponto de vista dos diferentes marcadores sociais, são constantemente alvo de violências.Palavras-chave: Psicologia Construcionista Social; Denúncias; Violência; Travesti.
id UFBA-8_893f04d4952873a023430eace961eec0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/29011
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.Resumo: Este artigo tem por objetivo propor reflexões sobre os discursos que constroem o corpo travesti quando interseccionado pelos marcadores sociais de sexualidade e raça. Trata-se de uma investigação documental, com delineamento qualitativo e que tem suas bases na interdisciplinaridade dos estudos da Psicologia Socioconstrucionista, queer e feministas. São analisados os trechos narrativos de violência presentes nas denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos — módulo LGBT, ano de 2014 — de uma travesti brasileira: negra e homossexual. Tais reflexões partem do método da arqueologia do saber de Michel Foucault.  Os resultados da pesquisa mostraram que, a partir das narrativas denunciativas, as violências possuem motivos específicos relacionados a identidade de gênero travesti, a identidade sexual homossexual e a raça negra com objetivo de humilhar, subalternizar e diminuir a existência da referida travesti. Conclui-se que os corpos não normativos, do ponto de vista dos diferentes marcadores sociais, são constantemente alvo de violências.Palavras-chave: Psicologia Construcionista Social; Denúncias; Violência; Travesti.Universidade Federal da Bahia2020-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2901110.9771/peri.v1i12.29011Revista Periódicus; Vol. 1 No. 12 (2019): Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais; 468-486Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 12 (2019): Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais; 468-486Revista Periódicus; v. 1 n. 12 (2019): Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais; 468-4862358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29011/20890Copyright (c) 2020 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Vinicius Novais Gonçalves deBorges, Lenise Santana2021-10-27T14:51:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/29011Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T14:51:34Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
title Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
spellingShingle Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
Andrade, Vinicius Novais Gonçalves de
title_short Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
title_full Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
title_fullStr Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
title_full_unstemmed Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
title_sort Travestilidade em foco: análise dos marcadores de gênero, sexualidade e raça a partir de denúncias de violência.
author Andrade, Vinicius Novais Gonçalves de
author_facet Andrade, Vinicius Novais Gonçalves de
Borges, Lenise Santana
author_role author
author2 Borges, Lenise Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Vinicius Novais Gonçalves de
Borges, Lenise Santana
description Resumo: Este artigo tem por objetivo propor reflexões sobre os discursos que constroem o corpo travesti quando interseccionado pelos marcadores sociais de sexualidade e raça. Trata-se de uma investigação documental, com delineamento qualitativo e que tem suas bases na interdisciplinaridade dos estudos da Psicologia Socioconstrucionista, queer e feministas. São analisados os trechos narrativos de violência presentes nas denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos — módulo LGBT, ano de 2014 — de uma travesti brasileira: negra e homossexual. Tais reflexões partem do método da arqueologia do saber de Michel Foucault.  Os resultados da pesquisa mostraram que, a partir das narrativas denunciativas, as violências possuem motivos específicos relacionados a identidade de gênero travesti, a identidade sexual homossexual e a raça negra com objetivo de humilhar, subalternizar e diminuir a existência da referida travesti. Conclui-se que os corpos não normativos, do ponto de vista dos diferentes marcadores sociais, são constantemente alvo de violências.Palavras-chave: Psicologia Construcionista Social; Denúncias; Violência; Travesti.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29011
10.9771/peri.v1i12.29011
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29011
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i12.29011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29011/20890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 12 (2019): Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais; 468-486
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 12 (2019): Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais; 468-486
Revista Periódicus; v. 1 n. 12 (2019): Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais; 468-486
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321848385536