Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale Caetano, Marcio Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva Júnior, Paulo Melgaço, Hernandez, Jimena de Garay
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873
Resumo: Nas atuais configurações sociais, graças aos avanços tecnológicos e as possibilidades proporcionadas com a globalização, acessamos e somos seduzidos e seduzidas por vários estilos de vida que interpelam nossa projeçãode gênero e influenciam na forma como nos percebemos e nos articulamos nas redes de sociabilidade. Como uma dessas consequências, a identidade masculina vem sendo interpelada, problematizada e desestabilizada por outras formas de vivê-la. A sua projeção unívoca identificada na apresentação branca, racional, heterossexual e judaico-cristã vem sendo fragmentada e, em suas brechas, emergem outras configurações, sobretudo após a crítica feminista ao universalismo e a emergência dos movimentos sociais de lésbicas e gays. Neste trabalho, a partir da observação e as anotações de conversas informais consideradas significantes, percorremos, balizados nos estudos culturais, os modos com que os jovens da periferia do Rio de Janeiro- Brasil constroem suas masculinidades e como elas são vividas nasescolas. Ao investigar as práticas curriculares, constatamos que, independente do entendimento de que as identidades são temporárias e contraditórias, elas se configuram em diálogo com os instrumentos educacionais que ensinam formas de ser e de viver a identidade de gênero. Durante a investigação vivenciamos a percepção de que a categoria ‘masculinidade’ foi ampliada e que sua projeção trouxe outros arranjos sexuais interagindo e criando tensões na escola.
id UFBA-8_a35dbfd0d4e93f123f476675a520af3a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12873
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidadesNas atuais configurações sociais, graças aos avanços tecnológicos e as possibilidades proporcionadas com a globalização, acessamos e somos seduzidos e seduzidas por vários estilos de vida que interpelam nossa projeçãode gênero e influenciam na forma como nos percebemos e nos articulamos nas redes de sociabilidade. Como uma dessas consequências, a identidade masculina vem sendo interpelada, problematizada e desestabilizada por outras formas de vivê-la. A sua projeção unívoca identificada na apresentação branca, racional, heterossexual e judaico-cristã vem sendo fragmentada e, em suas brechas, emergem outras configurações, sobretudo após a crítica feminista ao universalismo e a emergência dos movimentos sociais de lésbicas e gays. Neste trabalho, a partir da observação e as anotações de conversas informais consideradas significantes, percorremos, balizados nos estudos culturais, os modos com que os jovens da periferia do Rio de Janeiro- Brasil constroem suas masculinidades e como elas são vividas nasescolas. Ao investigar as práticas curriculares, constatamos que, independente do entendimento de que as identidades são temporárias e contraditórias, elas se configuram em diálogo com os instrumentos educacionais que ensinam formas de ser e de viver a identidade de gênero. Durante a investigação vivenciamos a percepção de que a categoria ‘masculinidade’ foi ampliada e que sua projeção trouxe outros arranjos sexuais interagindo e criando tensões na escola.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1287310.9771/peri.v1i2.12873Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 8-18Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 8-18Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 8-182358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873/9175https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873/9176http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale Caetano, Marcio Rodrigoda Silva Júnior, Paulo MelgaçoHernandez, Jimena de Garay2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12873Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
title Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
spellingShingle Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
Vale Caetano, Marcio Rodrigo
title_short Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
title_full Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
title_fullStr Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
title_full_unstemmed Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
title_sort Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
author Vale Caetano, Marcio Rodrigo
author_facet Vale Caetano, Marcio Rodrigo
da Silva Júnior, Paulo Melgaço
Hernandez, Jimena de Garay
author_role author
author2 da Silva Júnior, Paulo Melgaço
Hernandez, Jimena de Garay
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale Caetano, Marcio Rodrigo
da Silva Júnior, Paulo Melgaço
Hernandez, Jimena de Garay
description Nas atuais configurações sociais, graças aos avanços tecnológicos e as possibilidades proporcionadas com a globalização, acessamos e somos seduzidos e seduzidas por vários estilos de vida que interpelam nossa projeçãode gênero e influenciam na forma como nos percebemos e nos articulamos nas redes de sociabilidade. Como uma dessas consequências, a identidade masculina vem sendo interpelada, problematizada e desestabilizada por outras formas de vivê-la. A sua projeção unívoca identificada na apresentação branca, racional, heterossexual e judaico-cristã vem sendo fragmentada e, em suas brechas, emergem outras configurações, sobretudo após a crítica feminista ao universalismo e a emergência dos movimentos sociais de lésbicas e gays. Neste trabalho, a partir da observação e as anotações de conversas informais consideradas significantes, percorremos, balizados nos estudos culturais, os modos com que os jovens da periferia do Rio de Janeiro- Brasil constroem suas masculinidades e como elas são vividas nasescolas. Ao investigar as práticas curriculares, constatamos que, independente do entendimento de que as identidades são temporárias e contraditórias, elas se configuram em diálogo com os instrumentos educacionais que ensinam formas de ser e de viver a identidade de gênero. Durante a investigação vivenciamos a percepção de que a categoria ‘masculinidade’ foi ampliada e que sua projeção trouxe outros arranjos sexuais interagindo e criando tensões na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873
10.9771/peri.v1i2.12873
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i2.12873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873/9175
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12873/9176
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 8-18
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 8-18
Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 8-18
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320466362369