No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877 |
Resumo: | Este texto busca problematizar as falas de educadoras que atuam na Educação Infantil concebendo-as como enunciados. Esse é um conceito cunhado por Michel Foucault que gera perguntas tais como: o que pode ser dito? Quem está autorizado/a a dizer? Penetro então num labirinto de enunciados que são geradores de tantas perguntas: por que gênero e sexualidade são questões? Quais os governos exercidos por múltiplas forças, por autoridades que se consideram capazes de vigiar, julgar, marcar a sexualidade e o gênero? Por que ainda hoje as expressões da sexualidade das crianças causam tanta agitação? Qual o contexto em que as crianças, em algumas instituições de Educação Infantil, expressam sua sexualidade? Qual a concepção de sexualidade e como essa temática integra ou não os currículos de formação de educadores e educadoras? Que discursos legais, científicos, médicos, morais, religiosos, educacionais, jurídicos engalfinham-se na Educação Infantil? Todas essas perguntas constituem um emaranhado de caminhos – um labirinto – e desafiam nossa capacidade para pensar as multiplicidades e as interconexões desses discursos que podem ser produzidas no cotidiano da Educação Infantil. |
id |
UFBA-8_ebc6dafaeb7ef0fb01ffa09d5420c598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12877 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidadeEste texto busca problematizar as falas de educadoras que atuam na Educação Infantil concebendo-as como enunciados. Esse é um conceito cunhado por Michel Foucault que gera perguntas tais como: o que pode ser dito? Quem está autorizado/a a dizer? Penetro então num labirinto de enunciados que são geradores de tantas perguntas: por que gênero e sexualidade são questões? Quais os governos exercidos por múltiplas forças, por autoridades que se consideram capazes de vigiar, julgar, marcar a sexualidade e o gênero? Por que ainda hoje as expressões da sexualidade das crianças causam tanta agitação? Qual o contexto em que as crianças, em algumas instituições de Educação Infantil, expressam sua sexualidade? Qual a concepção de sexualidade e como essa temática integra ou não os currículos de formação de educadores e educadoras? Que discursos legais, científicos, médicos, morais, religiosos, educacionais, jurídicos engalfinham-se na Educação Infantil? Todas essas perguntas constituem um emaranhado de caminhos – um labirinto – e desafiam nossa capacidade para pensar as multiplicidades e as interconexões desses discursos que podem ser produzidas no cotidiano da Educação Infantil.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1287710.9771/peri.v1i2.12877Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-692358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9183https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9184http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Cláudia Maria2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12877Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
title |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
spellingShingle |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade Ribeiro, Cláudia Maria |
title_short |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
title_full |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
title_fullStr |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
title_full_unstemmed |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
title_sort |
No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade |
author |
Ribeiro, Cláudia Maria |
author_facet |
Ribeiro, Cláudia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cláudia Maria |
description |
Este texto busca problematizar as falas de educadoras que atuam na Educação Infantil concebendo-as como enunciados. Esse é um conceito cunhado por Michel Foucault que gera perguntas tais como: o que pode ser dito? Quem está autorizado/a a dizer? Penetro então num labirinto de enunciados que são geradores de tantas perguntas: por que gênero e sexualidade são questões? Quais os governos exercidos por múltiplas forças, por autoridades que se consideram capazes de vigiar, julgar, marcar a sexualidade e o gênero? Por que ainda hoje as expressões da sexualidade das crianças causam tanta agitação? Qual o contexto em que as crianças, em algumas instituições de Educação Infantil, expressam sua sexualidade? Qual a concepção de sexualidade e como essa temática integra ou não os currículos de formação de educadores e educadoras? Que discursos legais, científicos, médicos, morais, religiosos, educacionais, jurídicos engalfinham-se na Educação Infantil? Todas essas perguntas constituem um emaranhado de caminhos – um labirinto – e desafiam nossa capacidade para pensar as multiplicidades e as interconexões desses discursos que podem ser produzidas no cotidiano da Educação Infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877 10.9771/peri.v1i2.12877 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i2.12877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9183 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69 Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318320471605248 |