Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janz, Rubia Caroline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cerri, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Afro-Ásia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562
Resumo: Este texto busca refletir sobre a efetivação do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira após 2003. Adotamos como conceitos norteadores a consciência histórica e a cultura histórica, de Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. A amostra analisada foi constituída por 254 estudantes ponta-grossenses que responderam a um instrumento com questões fechadas e abertas. Neste texto, são discutidos os resultados referentes especificamente à história da África. A metodologia usada é a estatística descritiva. Os resultados indicam a consecução parcial dos objetivos, com relativa vantagem da amostra de escola privada. Verificou-se ainda que, entre os autodeclarados negros, o alcance dos objetivos revelou-se mais limitado, o que enseja uma reflexão didática adicional para a correção de rumos do processo.Palavras-chave: didática da história - aprendizagem histórica - história da África - educação étnico-racial. AbstractThis text aims to reflect on the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture, after 2003. Historical consciousness and historical culture were stated at this text as guiding concepts, in the theoretical bias of Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. The sample consisted of 254 students from the city of Ponta Grossa who answered an instrument with closed and open questions. In this text the results referring specifically to the history of Africa are discussed. The methodology used is descriptive statistics. The results indicate the partial achievement of the objectives, with a relative advantage of the private school sample. It was also verified that among the self-declared blacks the scope of the objectives was more limited, which leads to an additional didactic reflection for the correction of course of the process. Keywords: history didactics - historical learning - history of Africa - ethnic-racial education.
id UFBA-9_2aa8d82bc17d4db0cb36e2960dab583d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21562
network_acronym_str UFBA-9
network_name_str Afro-Ásia (Online)
repository_id_str
spelling Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)Este texto busca refletir sobre a efetivação do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira após 2003. Adotamos como conceitos norteadores a consciência histórica e a cultura histórica, de Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. A amostra analisada foi constituída por 254 estudantes ponta-grossenses que responderam a um instrumento com questões fechadas e abertas. Neste texto, são discutidos os resultados referentes especificamente à história da África. A metodologia usada é a estatística descritiva. Os resultados indicam a consecução parcial dos objetivos, com relativa vantagem da amostra de escola privada. Verificou-se ainda que, entre os autodeclarados negros, o alcance dos objetivos revelou-se mais limitado, o que enseja uma reflexão didática adicional para a correção de rumos do processo.Palavras-chave: didática da história - aprendizagem histórica - história da África - educação étnico-racial. AbstractThis text aims to reflect on the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture, after 2003. Historical consciousness and historical culture were stated at this text as guiding concepts, in the theoretical bias of Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. The sample consisted of 254 students from the city of Ponta Grossa who answered an instrument with closed and open questions. In this text the results referring specifically to the history of Africa are discussed. The methodology used is descriptive statistics. The results indicate the partial achievement of the objectives, with a relative advantage of the private school sample. It was also verified that among the self-declared blacks the scope of the objectives was more limited, which leads to an additional didactic reflection for the correction of course of the process. Keywords: history didactics - historical learning - history of Africa - ethnic-racial education.UFBA2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blid peer-reviewed articleArtigo avaliado por pares em regime de duplo anonimatoColeta de dados com questionário fechado, análise estatística descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/2156210.9771/aa.v0i57.21562Afro-Ásia; No. 57 (2018)Afro-Ásia; n. 57 (2018)1981-14110002-0591reponame:Afro-Ásia (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562/15744Copyright (c) 2018 Afro-Ásiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJanz, Rubia CarolineCerri, Luis Fernando2021-12-01T11:47:52Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21562Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasiaPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/oaiafroasia@ufba.br1981-14110002-0591opendoar:2021-12-01T11:47:52Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
title Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
spellingShingle Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
Janz, Rubia Caroline
title_short Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
title_full Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
title_fullStr Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
title_full_unstemmed Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
title_sort Treze anos após a lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015)
author Janz, Rubia Caroline
author_facet Janz, Rubia Caroline
Cerri, Luis Fernando
author_role author
author2 Cerri, Luis Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janz, Rubia Caroline
Cerri, Luis Fernando
description Este texto busca refletir sobre a efetivação do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira após 2003. Adotamos como conceitos norteadores a consciência histórica e a cultura histórica, de Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. A amostra analisada foi constituída por 254 estudantes ponta-grossenses que responderam a um instrumento com questões fechadas e abertas. Neste texto, são discutidos os resultados referentes especificamente à história da África. A metodologia usada é a estatística descritiva. Os resultados indicam a consecução parcial dos objetivos, com relativa vantagem da amostra de escola privada. Verificou-se ainda que, entre os autodeclarados negros, o alcance dos objetivos revelou-se mais limitado, o que enseja uma reflexão didática adicional para a correção de rumos do processo.Palavras-chave: didática da história - aprendizagem histórica - história da África - educação étnico-racial. AbstractThis text aims to reflect on the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture, after 2003. Historical consciousness and historical culture were stated at this text as guiding concepts, in the theoretical bias of Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. The sample consisted of 254 students from the city of Ponta Grossa who answered an instrument with closed and open questions. In this text the results referring specifically to the history of Africa are discussed. The methodology used is descriptive statistics. The results indicate the partial achievement of the objectives, with a relative advantage of the private school sample. It was also verified that among the self-declared blacks the scope of the objectives was more limited, which leads to an additional didactic reflection for the correction of course of the process. Keywords: history didactics - historical learning - history of Africa - ethnic-racial education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blid peer-reviewed article
Artigo avaliado por pares em regime de duplo anonimato
Coleta de dados com questionário fechado, análise estatística descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562
10.9771/aa.v0i57.21562
url https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562
identifier_str_mv 10.9771/aa.v0i57.21562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562/15744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Afro-Ásia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Afro-Ásia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Afro-Ásia; No. 57 (2018)
Afro-Ásia; n. 57 (2018)
1981-1411
0002-0591
reponame:Afro-Ásia (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Afro-Ásia (Online)
collection Afro-Ásia (Online)
repository.name.fl_str_mv Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv afroasia@ufba.br
_version_ 1799318936381030400