As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dartora, Ana Carolina Moura Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/48226
Resumo: Orientadora: Drª Tania Maria Baibich
id UFPR_f6789f2082720a396e8c6429ece4dcd5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48226
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Dartora, Ana Carolina Moura MeloUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-2022-08-18T17:19:15Z2022-08-18T17:19:15Z2017https://hdl.handle.net/1884/48226Orientadora: Drª Tania Maria BaibichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2017Inclui referências : f. 94-104Resumo: A presente dissertação de mestrado se trata de uma pesquisa qualitativa em educação realizada na cidade de Curitiba-PR, com adolescentes que se autodeclaram negras, de uma escola pública da rede estadual de ensino, sob o titulo: As Adolescentes Negras da Escola Pública e os Treze anos da lei 10.639/03, se fundamenta nos conceitos de experiência social e desigualdades multiplicadas. O primeiro capítulo traz as razões e justificativas para a escolha do objeto de pesquisa. Em seguida aborda a questão da multiplicidade das desigualdades a que estas adolescentes estão expostas, por serem mulheres, jovens e negras. Mostra os esforços dos movimentos negros, e de pesquisadores para a construção e consolidação da lei 10.639/03 que versa sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana que completa 13 anos na ocasião desta pesquisa, e que impactos esta teve na cultura e no cotidiano escolar, social e na vida das adolescentes negras. Esclarece as especificidades do método qualitativo e das ferramentas etnográficas utilizadas nesta pesquisa. E traz as entrevistas e observações que revelam as vivências marcadas por muitas situações discriminatórias no universo da escola e fora dele, mas também um panorama de mudanças ao longo do tempo, as resistências e os ganhos das ações afirmativas como a lei 10.639/03 após 13 anos de sua implantação na educação para as relações étnico raciais do país. A análise desse panorama leva à conclusão de que os resultados apresentados constituem um processo em ação e não um produto final; servem como ponto de partida para a efetivação das conquistas ainda necessárias. Palavras-chave: Adolescentes Negras, Lei n.º 10.639/03, Experiência Social, Desigualdades Multiplicadas.Abstract: This dissertation is about a qualitative research in education carried out in the city of Curitiba-PR, with self-described black adolescents, from a public school in the school system, under the title: The Black Adolescents of the Public School and the Thirteen Years of Law 10.639/03, based on the concepts of social experience and multiplied inequalities. The first chapter brings as reasons and justifications for a choice of research object. Then addresses the question of the multiplicity of the inequalities to which the adolescents are exposed, for women, young and black, another. It shows the movements of blacks, and researchers for the construction and consolidation of law 10.639/03 on the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture that completes 13 years in the occasion of this research, and what impacts this had on the culture and in the everyday of school, social and in the life of adolescentes. It clarifies the specificities of the qualitative method and the ethnographic tools in search, as a set of interviews. And observations that reveal as experiences marked by many discriminatory situations in the universe of the school andout there, but also a panorama of changes throughout the time as resistance after 13 years of 10.639/03 its implementation in education for ethnic relations in the country. The analysis of this panorama leads to the conclusion tha the presented results constitute a process in action and na end product; serve as a starting point for the effectiveness of the achievements still needed. Key-words: Black Adolescents, Law n° 10.639/03, Social Experience, Multiplication Inequalities.108 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAdolescentesDesigualdades sociaisRelações raciaisNegros - Relações raciais - BrasilAs adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA MOURA MELO DARTORA.pdfapplication/pdf1446458https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48226/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MOURA%20MELO%20DARTORA.pdfcce77824b70dc9efb67b80230f8d8db6MD51open access1884/482262022-08-18 14:19:15.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:19:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
title As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
spellingShingle As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
Dartora, Ana Carolina Moura Melo
Educação
Adolescentes
Desigualdades sociais
Relações raciais
Negros - Relações raciais - Brasil
title_short As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
title_full As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
title_fullStr As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
title_full_unstemmed As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
title_sort As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
author Dartora, Ana Carolina Moura Melo
author_facet Dartora, Ana Carolina Moura Melo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Dartora, Ana Carolina Moura Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
contributor_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Adolescentes
Desigualdades sociais
Relações raciais
Negros - Relações raciais - Brasil
topic Educação
Adolescentes
Desigualdades sociais
Relações raciais
Negros - Relações raciais - Brasil
description Orientadora: Drª Tania Maria Baibich
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T17:19:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T17:19:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/48226
url https://hdl.handle.net/1884/48226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48226/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MOURA%20MELO%20DARTORA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cce77824b70dc9efb67b80230f8d8db6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860299092918272