Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel |
id |
UFBC_0078e2e2dabe05f148edc01cb9add654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:121990 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagemAGENTES PEDAGÓGICOS CONVERSACIONAISAMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMSISTEMAS INTELIGENTESCONVERSATIONAL PEDAGOGICAL AGENTSVIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTSINTELLIGENT SYSTEMSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro PimentelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2020.O desenvolvimento tecnológico têm criado condições para que as instituições de ensino adotem novas estratégias pedagógicas com o objetivo de enriquecer o processo de ensinoaprendizagem dos estudantes por meio da educação mediada por tecnologias. A visão de ensino como um fenômeno social incorpora-se no domínio de aprendizagem assistida por computador, e deste modo, são exploradas formas de empregar-se características sociais em ambientes de ensino virtuais. Neste contexto, a área de Agentes Pedagógicos Conversacionais (APC) denota o desenvolvimento de aplicações que visam o aperfeiçoamento da interação entre estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. Estudos apontam uma predileção dos estudantes por ambientes virtuais de aprendizagem que proporcionam interação com tais agentes, pois promovem proximidade à papéis educacionais relevantes, em um cenário que, em geral, os estudantes se sentem distantes dos professores e demais colegas. No entanto, o uso de APC tem sido pouco explorado em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo geral apresentar o APC Penelopinha, desenvolvido para o domínio de conhecimento de Introdução a Programação, e integrado ao ambiente virtual Moodle. Além do APC destacam-se os seguintes resultados do trabalho: a especificação de um processo para desenvolvimento de APC e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem, a modelagem do domínio de conhecimento da disciplina de Processamento da Informação da UFABC, a avaliação da eficiência dos diálogos apresentados pelo agente e a avaliação da experiência do usuário na interação humano-computador proporcionada pelo APC com base no questionário Attrakdiff.Technological development has created conditions for educational institutions to adopt new pedagogical strategies in order to enrich the students¿ teaching-learning process through technology-mediated education. The vision of teaching as a social phenomenon is incorporated in the domain of computer-assisted learning, and in this manner, ways of using social characteristics in virtual teaching environments are explored. In this context, the field of Conversational Pedagogical Agents (CPA) denotes the development of applications aimed at improving the interaction between students in virtual learning environments. Studies indicate a predilection of students for virtual learning environments that provide interaction with such agents, as they promote proximity to relevant educational roles, in a scenario that, in general, students feel distant from teachers and other colleagues. However, the use of CPAs has been little explored in virtual learning environments. In this sense, this work has as general objective to present the CPA Penelopinha, developed for the knowledge domain of Introduction to Programming, and integrated to the virtual environment Moodle. In addition to the CPA, the following work results stand out: the specification of a process for the development of APC and its integration with virtual learning environments, a modeling of the knowledge domain of the UFABC Information Processing discipline, an evaluation of the efficiency of the planned dialogues by the Agent and the evaluation of the user¿s perception in the human-machine interaction provided by the CPA based on the Attrakdiff questionnaire.Pimentel, Edson PinheiroBrandão, Anarosa Alves FrancoBraga, Juliana CristinaMattos, Larissa de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990&midiaext=78930http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990&midiaext=78931Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121990porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-18T16:45:11Zoai:BDTD:121990Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-11-18T16:45:11Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem Mattos, Larissa de AGENTES PEDAGÓGICOS CONVERSACIONAIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SISTEMAS INTELIGENTES CONVERSATIONAL PEDAGOGICAL AGENTS VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS INTELLIGENT SYSTEMS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
title_short |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Mattos, Larissa de |
author_facet |
Mattos, Larissa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Edson Pinheiro Brandão, Anarosa Alves Franco Braga, Juliana Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Larissa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AGENTES PEDAGÓGICOS CONVERSACIONAIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SISTEMAS INTELIGENTES CONVERSATIONAL PEDAGOGICAL AGENTS VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS INTELLIGENT SYSTEMS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
topic |
AGENTES PEDAGÓGICOS CONVERSACIONAIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SISTEMAS INTELIGENTES CONVERSATIONAL PEDAGOGICAL AGENTS VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS INTELLIGENT SYSTEMS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990&midiaext=78930 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121990&midiaext=78931 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 225 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502106269515776 |