Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Neto, Antonio Romero
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Pedro Galli Mercadante
id UFBC_098861c38fcebe26d1e791c4c4183e8c
oai_identifier_str oai:BDTD:103896
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratórioENSINO POR PROJETOSFÍSICA - ESTUDO E ENSINOTEACHING BY PROJECTCHALLENGESNEWTON'S LAWSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Pedro Galli MercadanteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2016.O ensino por projetos já é prática consagrada e tem mostrado sua eficácia: alunos questionadores, investigadores e dotados de maior capacidade de interpretação de situações problema e do mundo. No entanto, sua aplicação requer engajamento de toda escola num único objetivo. Prática difícil nos dias de hoje, dada a premência do ensino conteudista e focado nos resultados das avaliações externas. Paradoxalmente, essas avaliações requerem cada vez mais do aluno análise de cenários e propostas de intervenção não lhe ensinadas pelos métodos tradicionais. Este projeto tem por objetivo oferecer uma alternativa ao método tradicional, focando no ensino e aprimoramento das competências e habilidades. Trata-se da adoção de ensino por projetos na forma de desafios, ao final de um período ou módulo de aprendizagem. Dessa forma, o aluno colocará em prática seus conhecimentos e precisará adquirir outros, necessários à elaboração e confecção de protótipos que operem dentro dos padrões estabelecidos. O registro de todas as fases dos projetos, confecção e testes, em relatórios científicos simplificados, tem a finalidade de propiciar a ele uma análise mais aprofundada dos assuntos trabalhados, tanto em sala de aula como fora dela. O produto final fruto desta dissertação é um manual detalhado de projetos, destinados a professores, aplicáveis em qualquer escola, contendo roteiros, sugestões, modelos de relatórios, propostas de avaliação e resultados esperados.Teaching by projects already is an established practice and have been showing its efficacy: questioning and investigative students, equipped with high interpretation capabilities of real world problems. However, bring this kind of teaching to reality needs the whole engagement available to the school applied to a single objective. It is ahard and almost impossible practice nowadays, because teaching sustains politics that gives very importance to the contents and is focused on the results of external assessments. Paradoxically, these assessments increasingly require the student analyses scenarios and proposes interventions that not taught by traditional methods. This project aims to present an alternative to the traditional method, without breaking with the teaching of the competencies and skills. That refers to the adoption of teaching by projects in form of challenges, in the end of a period or a module of learning. Thereby students will put in practice their knowledge and they need acquire other ones necessary to elaborate and fabricate prototypes that work within established standards. The registration of all of the project¿s steps, production and tests, in simplified scientific reports, aims to propitiate a depth analysis of the issues worked, both inside and outside the classroom. The final product of this dissertation is a detailed project manual, adequate to teachers and able to be applied in any school, containing scripts, suggestions, report models, assessments proposals and expected results.Moura Junior, Célio Adrega deWatanabe, GisellePires, Marcelo Oliveira da CostaMarinho, Franciole da CunhaLopes Neto, Antonio Romero2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf77 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896&midiaext=73341http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896&midiaext=73342Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103896porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:03:26Zoai:BDTD:103896Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:03:26Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
title Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
spellingShingle Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
Lopes Neto, Antonio Romero
ENSINO POR PROJETOS
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
TEACHING BY PROJECT
CHALLENGES
NEWTON'S LAWS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
title_full Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
title_fullStr Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
title_full_unstemmed Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
title_sort Ensino por projetos : desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório
author Lopes Neto, Antonio Romero
author_facet Lopes Neto, Antonio Romero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura Junior, Célio Adrega de
Watanabe, Giselle
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
Marinho, Franciole da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Neto, Antonio Romero
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO POR PROJETOS
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
TEACHING BY PROJECT
CHALLENGES
NEWTON'S LAWS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ENSINO POR PROJETOS
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
TEACHING BY PROJECT
CHALLENGES
NEWTON'S LAWS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Pedro Galli Mercadante
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896&midiaext=73341
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103896&midiaext=73342
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
77 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502098613862400