Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça Ferreira |
id |
UFBC_b4234604db8920d379c12cf63b1a97c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:103888 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhETSIMULADORES VIRTUAISELETROMAGNETISMOFÍSICA - ESTUDO E ENSINOVIRTUAL SIMULATORSELECTROMAGNETISMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2016.Neste trabalho apresentamos uma sequência didática para o ensino de tópicos de Eletromagnetismo em nível de Ensino Médio. A sequência didática proposta inclui atividades de pesquisa em sites de busca na Internet e a realização de experimentos virtuais seguindo as etapas e sequências do simulador virtual "Gerador" disponibilizado pelo grupo PhET, da Universidade do Colorado. Para tanto desenvolvemos um produto educacional direcionado aos professores de Física a ser utilizado como organizador prévio visando facilitar a aprendizagem significativa dos novos conteúdos, segundo a concepção proposta por David Ausubel. A sequência foi desenvolvida em uma turma da terceira série do Instituto Educacional Ativa, escola particular situada na cidade de Itapira, no estado de São Paulo. Foram trabalhados os seguintes conceitos e tópicos previstos no conteúdo programático: campo magnético e linhas de campo magnético, fluxo magnético, a Lei da Indução de Faraday, força eletromotriz induzida, a Lei de Lenz, eletroímãs, transformadores, e geração e transformação de energia. As atividades foram realizadas em sala de aula com os alunos organizados em duplas/trios, previamente à aula formal sobre o assunto trabalhado, e os grupos registravam por escrito as suas observações/conclusões relativas às atividades propostas. Após cada atividade, ocorria a socialização do conhecimento, com a intermediação do professor, por meio de discussões com os alunos das observações/conclusões dos grupos. Teve-se por objetivos com esta proposta didática estimular a participação do aluno, tornando a aula mais dinâmica, promover a autonomia e o trabalho em equipe, incentivar o senso crítico e desenvolver a capacidade de observação e de registro das observações/conclusões. Com base nos apontamentos realizados pelos alunos e nas discussões que se sucederam às atividades, implementamos algumas correções/melhorias no material didático, resultando como produto final deste trabalho os roteiros das atividades de pesquisa na Internet e os roteiros dos experimentos virtuais utilizando o simulador virtual "Gerador" do PhET.In this work, we present a didactic sequence for teaching concepts of Electromagnetism in a high school level. It includes web researches and the realization of virtual experiments according to the sequences and steps of the "Generator" simulator, designed by the Physics Education Technology project, from the University of Colorado. We have developed an instructional product to be used by high school teachers as advance organizers in order to facilitate the meaningful learning of the new knowledges, as proposed by David Ausubel. The sequence was applied to students of the third year from Instituto Educacional Ativa, a private school in Itapira, São Paulo state. The contends worked were: magnetic field and magnetic field lines, magnetic flux, the Faraday's Law of electromagnetic induction, induced electromotive force, the Lenz's Law, electromagnet, transformers, and generation and transformation of energy. The activities were carried out in the classroom with the students arranged in groups, in advance to the formal class, and the groups registered by hand their observations/conclusions concerning the questions proposed. Socialization of the knowledge was promoted after each activity with the aid of the teacher to moderate the discussion. The goals of the present didactic sequence were to stimulate the student participation, favoring a more dynamic class, to promote autonomy, group work and critical thinking, and to improve the observational and registering skills. Based on the handwritten notes taken in class by students along the different activities, we improved the didactical material which resulted in the final product, that is, the guides of the research activities in the web and the guides of the virtual experiments using the "Generator" simulator from PhET.Ferreira, Leticie MendonçaMizukoshi, José KenichiOliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deSouza, Cremilson de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf141 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888&midiaext=73338http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888&midiaext=73337Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103888porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:06:15Zoai:BDTD:103888Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:06:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
title |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET Souza, Cremilson de SIMULADORES VIRTUAIS ELETROMAGNETISMO FÍSICA - ESTUDO E ENSINO VIRTUAL SIMULATORS ELECTROMAGNETISM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
title_full |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
title_sort |
Uma proposta de ensino de conceitos de eletromagnetismo utilizando o Simulador PhET |
author |
Souza, Cremilson de |
author_facet |
Souza, Cremilson de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Leticie Mendonça Mizukoshi, José Kenichi Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cremilson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SIMULADORES VIRTUAIS ELETROMAGNETISMO FÍSICA - ESTUDO E ENSINO VIRTUAL SIMULATORS ELECTROMAGNETISM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
SIMULADORES VIRTUAIS ELETROMAGNETISMO FÍSICA - ESTUDO E ENSINO VIRTUAL SIMULATORS ELECTROMAGNETISM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça Ferreira |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888&midiaext=73338 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103888&midiaext=73337 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 141 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502098609668096 |