A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586 |
Resumo: | Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado |
id |
UFBC_0b166fee18af3de6c78541adab6bba1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:117586 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileirasEMPREENDEDORISMONEOLIBERALISMOCLASSES POPULARESNOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRAENTREPRENEURSHIPNEOLIBERALISMPOPULAR CLASSESBRAZILIAN NEW MIDDLE CLASSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientador: Claudio Luis de Camargo PenteadoDissertação (Mestrado): Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2019.Este trabalho tem por objetivo analisar como indivíduos pertencentes às chamadas classes populares assimilam o discurso do empreendedorismo, concedendo importância à forma com que ressignificam seus valores e comportamentos, por vezes incorporando-os, recusando-os ou criando novas subjetividades empreendedoras. Parto de uma retomada e reformulação do conceito de empreendedorismo de Schumpeter (1961) no contexto da sociedade capitalista contemporânea, na qual emerge a racionalidade neoliberal, que pressupõe a universalização do homem-empresa e da norma da concorrência como comportamento individual (FOUCAULT, 2008; DARDOT e LAVAL, 2016). Tido enquanto um valor social (LÓPEZ-RUIZ, 2007), busco analisar como o empreendedorismo pode ser compreendido na realidade brasileira e frente a profundas mudanças na relação entre sujeito e trabalho. A intenção é analisar um grupo social de recente ascensão econômica no Brasil, popularmente conhecido como nova classe média, mas que pela polifonia de conceitos que reflete academicamente considero como um sujeito indeterminado. Optando por uma dessas denominações, utilizo a tipologia de Quadros (2008) e Singer (2012; 2018) para selecionar oito pessoas das chamadas baixa classe média e massa trabalhadora para realizar entrevistas semiestruturadas de profundidade num método qualitativo de histórias de vida (PAULILO, 1999; BARROS e LOPES, 2014; VALIENGO, 2016). Descrevo as histórias de quatro homens e quatro mulheres que trabalham por conta própria com vendas de produtos e/ou serviços na Grande São Paulo, para entender como se representam profissionalmente e quais seus valores e comportamentos que rondam não apenas o meio profissional, mas a vida em sociedade. Os resultados indicam uma assimilação híbrida do discurso empreendedor, num processo em que, como descreveu Gago (2018), a dinâmica social das camadas populares, vinda "de baixo para cima", dialoga com esse discurso vindo "de cima pra baixo" através de instituições difusoras e de uma nova realidade material do trabalho. Os entrevistados aparentam uma acepção positiva do termo empreendedor e da realidade que o cerca, mas oferecem respostas distintas aos estímulos da concorrência, por exemplo. De modo geral, o empreendedorismo serve muitas vezes para explicar as atividades profissionais que já desempenhavam ou então como um horizonte possível frente às dinâmicas na relação sujeito-trabalho, caracterizadas pela precarização do assalariado e por uma estrutural informalidade no mercado de trabalho brasileiro.This paper has the objective to analyze how individuals belonging to so-called popular classes assimilate the entrepreneurship discourse, giving importance to the way in which they give new meaning to their values and behavior, sometimes incorporating them, rejecting them or creating new subjectivities. I start from a resumption and reformulation from Schumpeter's (1961) concept of entrepreneurship in the context of a contemporary capitalist society, in which neoliberal rationality emerges, presupposing the universalization of man-enterprise and the norm of competition as an individual behavior (FOUCAULT, 2008; DARDOT and LAVAL, 2016). Considered as a social value (LÓPEZ-RUIZ, 2007), I try to analyze how entrepreneurship can be understood in the Brazilian reality and in the face of deep changes on the relationship between subject and work. The intention is to analyze a social group of recent economic rise in Brazil, popularly known as the new middle class, but due to the polyphony of concepts that reflects academically, I consider it as an indeterminate subject. Choosing one of these denominations, I use Quadros¿s (2008) and Singer¿s (2012; 2018) typology to select eight people from the so-called low-middle class and worker¿s mass groups to realize semi-structured interviews of depth in a qualitative method of life stories (PAULILO, 1999; BARROS and LOPES, 2014; VALIENGO, 2016). I describe the stories of four men and four women who are self-employed with products sales and/or services provider in São Paulo, to understand how they represent themselves professionally and what are the values and behavior that surround not only their professional environment, but life in society. The results indicate a hybrid assimilation of entrepreneurial discourse, in a process in which, as described by Gago (2018), the social dynamics of popular strata, coming from the bottom-up, dialogues with this discourse from the top-down through diffusion institutions and a new material reality of work. Respondents appear to have a positive sense of the term entrepreneur and the reality surrounding it, but offer different responses to competition encouragement, for example. In general, entrepreneurship often serves to explain the professional activities they already perform or as a possible horizon in the face of the dynamics in the subject-work relationship, characterized by the precariousness of the wage-earner and by a structural informality in the Brazilian labor market.Penteado, Claudio Luis de CamargoSilva, Sidney Jard daJardim, Maria Aparecida ChavesPenteado, Claudio Luis de Camargo2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586&midiaext=77225http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586&midiaext=77226Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=117586porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:23:13Zoai:BDTD:117586Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:23:13Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
title |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
spellingShingle |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras Penteado, Claudio Luis de Camargo EMPREENDEDORISMO NEOLIBERALISMO CLASSES POPULARES NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA ENTREPRENEURSHIP NEOLIBERALISM POPULAR CLASSES BRAZILIAN NEW MIDDLE CLASS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
title_short |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
title_full |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
title_fullStr |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
title_full_unstemmed |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
title_sort |
A empresa de si mesmo : A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras |
author |
Penteado, Claudio Luis de Camargo |
author_facet |
Penteado, Claudio Luis de Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penteado, Claudio Luis de Camargo Silva, Sidney Jard da Jardim, Maria Aparecida Chaves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Claudio Luis de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EMPREENDEDORISMO NEOLIBERALISMO CLASSES POPULARES NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA ENTREPRENEURSHIP NEOLIBERALISM POPULAR CLASSES BRAZILIAN NEW MIDDLE CLASS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
topic |
EMPREENDEDORISMO NEOLIBERALISMO CLASSES POPULARES NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA ENTREPRENEURSHIP NEOLIBERALISM POPULAR CLASSES BRAZILIAN NEW MIDDLE CLASS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
description |
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586&midiaext=77225 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117586&midiaext=77226 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=117586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 190 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263947983224832 |