Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da Silva |
id |
UFBC_11ff4e92fa6e2c014edcb7cf4d318211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:108491 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadoresMUSEUSCENTROS DE CIÊNCIAMEDIADORESMuseumsSCIENCE CENTERSMEDIATORSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.Espaços de educação não formal são importantes pela contribuição educacional em nossa sociedade. Estes espaços funcionam como uma ferramenta pedagógica e possuem o potencial de aproximar estudantes da ciência, além de colocar novas formas de compreensão científicas para o cidadão. A exemplo, os museus e centros de ciência, lidam com uma nova dimensão na experiência educacional, a partir de experimentos interativos, fazendo-se vincular as esferas afetivas e cognitivas do visitante com as exposições desses locais. No entanto, para que ocorra a comunicação e discussão de aspectos científicos e tecnológicos propostos pelos espaços de educação não formal, vê-se necessária a existência de uma mediação, realizada pelos profissionais atuantes desses espaços, capazes de estabelecerem uma relação didática entre os experimentos do museu e seu público. Compreender suas concepções, seus saberes, assim como sua atuação e discursos utilizados, torna-se de suma importância para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem nesses ambientes. O presente estudo foi realizado no espaço de educação não formal "Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento", no qual foram analisadas as Visitas Focadas oferecidas pelo museu, a partir das exposições que envolvem o estudo dos animais. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando-se como procedimento metodológico o Estudo de Caso, e tendo como objetivo central a análise das concepções, bem como do desenvolvimento do discurso dos mediadores do espaço em sua atuação profissional, com base na observação das visitações de grupos de estudantes da educação básica, e em entrevistas realizadas com seus profissionais. O corpo amostral foi constituído de sete mediadores, e as características das observações e entrevistas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. As categorias de análise foram adaptadas do conceito do Saber da Mediação, formulado por Queiróz e colaboradores (2002), Saberes Docentes, de Tardif (2012) e Saberes Museais de Formação, de Gomes e Cazelli (2016). Os resultados demonstram que os mediadores possuem uma compreensão da importância de seu papel, e fazem o uso dos saberes das categorias elaboradas. No entanto notou-se que, apesar das diferenciações, o padrão discursivo nas visitações é muito semelhante entre os mediadores, assim como interações e mesmo incorreções no que tange aos saberes analisados. Isto demonstra um mesmo modelo de aprendizagem dos experimentos, construída principalmente através da observação do modo de ensino dos demais mediadores, e por um possível déficit na quantidade e/ou ausência de formações continuadas.Non-formal education spaces are important for the educational contribution in our society. These spaces work as a pedagogical tool and have the potential to bring students closer to science, in addition bring new forms of scientific understanding for the citizens. For example, museums and science centers deal with a new dimension in educational experience from interactive experiments, linking the visitor's emotional and cognitive spheres with the exhibitions of these places. However, in order for the communication and discussion of scientific and technological aspects proposed by the non-formal education spaces to occur, it is necessary to have a mediation, carried out by professionals working in these spaces, capable of establishing a didactic relationship between the experiments of the museum and its public. Understanding their conceptions, their knowledge, as well as their actions and discourses used, results in an importance for the improvement of the teaching-learning process in these environments. The present study was carried out in the non - formal education space "Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento", where the Focused Visits offered by the museum were analyzed, from the exhibitions that involve the study of the animals. The research has a qualitative nature, using as a methodological procedure a case study, and has as main objective the analysis of the conceptions, as well as the discourse development of the mediators in their professional performance, based on the observation of basic education students visit, and in interviews with their professionals. The sample of subjects consisted of seven mediators, and the characteristics of the observations and interviews were analyzed through Discursive Textual Analysis. The categories of analysis were adapted from the concept of Mediation Knowledge, formulated by Queiroz and collaborators (2002), Teaching Knowledge, by Tardif (2012) and Museum Formation Knowledge of Gomes e Cazelli (2016). The results demonstrate that the mediators have an understanding of the importance of their role, and make use of the knowledge of the categories elaborated. However, it was noted that, despite the differences, the discursive pattern in the visits is very similar among the mediators, as well as interactions and even inaccuracies regarding the analyzed knowledge. This demonstrates the same model of learning of the experiments, constructed mainly through the observation of the way of teaching of the other mediators, and by a possible deficit in the quantity and / or absence of continuous formations.Silva, João Rodrigo Santos daLamas, Adriana Pugliese NettoDominguez, Celi Rodrigues ChavesBerdnikoff, Anatoli Nascimento2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75246http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75245Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108491porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-29T14:49:24Zoai:BDTD:108491Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-03-29T14:49:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
title |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
spellingShingle |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores Berdnikoff, Anatoli Nascimento MUSEUS CENTROS DE CIÊNCIA MEDIADORES Museums SCIENCE CENTERS MEDIATORS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
title_full |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
title_fullStr |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
title_full_unstemmed |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
title_sort |
Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores |
author |
Berdnikoff, Anatoli Nascimento |
author_facet |
Berdnikoff, Anatoli Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, João Rodrigo Santos da Lamas, Adriana Pugliese Netto Dominguez, Celi Rodrigues Chaves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berdnikoff, Anatoli Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MUSEUS CENTROS DE CIÊNCIA MEDIADORES Museums SCIENCE CENTERS MEDIATORS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
MUSEUS CENTROS DE CIÊNCIA MEDIADORES Museums SCIENCE CENTERS MEDIATORS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da Silva |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75246 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75245 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 138 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263943611711488 |