História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Márcia Helena Alvim |
id |
UFBC_1448e22f9c6f2e402b698aad18bd4e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:76725 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticasHISTÓRIA DA CIÊNCIACIÊNCIA - ENSINO - ENSINO FUNDAMENTALESTRATÉGIAS DIDÁTICASHISTORY OF SCIENCETEACHING NATURAL SCIENCE - ELEMENTARY EDUCATION ITEACHING STRATEGIESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª Drª Márcia Helena AlvimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2014.Este trabalho tem como objetivo principal salientar as potencialidades de inclusão da História das Ciências no ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais da Educação Básica. A criança traz para o ambiente escolar seu conhecimento prévio sobre a natureza já nas primeiras séries de escolarização. Algumas dessas concepções são construídas a partir do contato com as diversas mídias presentes no cotidiano infantil. A inclusão da História das Ciências ao ensino foi proposta pelos PCN¿s, a fim de promover a construção da cidadania ao levar o aluno à reflexão sobre a ciência e sua construção. A ciência, enquanto atividade humana não é neutra, mas passível de mudanças e sua produção está ligada a questões sociais, econômicas e culturais e tais ponderações realizam a aproximação da ciência pelos alunos. O enfoque em Ciências, Tecnologia e Sociedade, é a proposta de trabalho orientada pelos PCN¿s, no sentido de evidenciar as inter-relações entre explicação científica, tecnológica e tomadas de posicionamento perante questões do dia-a-dia. Contudo, reconhecemos que ainda hoje no Brasil tais indicações feitas pelo documento permanecem estanques das salas de aula. Deste modo, apresentamos nesta pesquisa possibilidades para o trabalho com História das Ciências no ensino fundamental I, através de estratégias didáticas metodológicas, utilizando recursos do próprio universo infantil, como: filmes, histórias em quadrinhos, fotografias e textos, com objetivo de promover leitura de imagens, pesquisas e debates, sistematização dos conhecimentos adquiridos, divulgação dos resultados, levando o aluno à reflexão sobre a concepção de ciência; sobre a construção dos conhecimentos científicos e a visão de cientista divulgada nas mídias. Discutindo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ciência, estimulando uma aprendizagem significativa, respeitando a faixa etária da criança e sua capacidade de meditação e argumentação.This paper aims to highlight the potential of including the history of science to the teaching of natural sciences in the early grades of basic education. The child brings to the school environment prior knowledge about the nature already in the early grades of schooling. Some of these concepts are constructed from contact with various media present in children's daily lives. The inclusion of the history of science teaching was proposed by the PCN¿s in order to promote the construction of citizenship to take the student to reflect on the science and its construction. Science, with human activity, is not neutral, is subject to change and their production is linked to social, economic and cultural issues and perform such weighting approach of science by students. The focus on Science, Technology and Society, is the proposed work guided by the PCN's, to show the interrelationships between technological scientific explanation, and taken position before issues of day-to-day. However, we recognize that today in Brazil such statements made by the document remain distant from classrooms. Thus, we present this research possibilities for working with the History of Science in elementary school through methodological teaching strategies, using resources of childhood itself, such as: movies, comics, photographs and texts, with the aim of promoting reading images, research and debate, systematization of acquired knowledge, dissemination of results, leading the student to reflect on the concept of science; on the construction of scientific knowledge and the vision scientist published in the media. Discussing the development and improvement of science, encouraging meaningful learning, respecting the age of the child and their ability to meditation and reasoning.Alvim, Márcia HelenaAlbrecht, Mirian Pacheco SilvaArroio, AgnaldoOliver, Graciela de SouzaPataca, Ermelinda MoutinhoSilva, Michele Alves da2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf91 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725&midiaext=69924http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725&midiaext=69923Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76725porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T09:40:37Zoai:BDTD:76725Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-03-14T09:40:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
title |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
spellingShingle |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas Silva, Michele Alves da HISTÓRIA DA CIÊNCIA CIÊNCIA - ENSINO - ENSINO FUNDAMENTAL ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS HISTORY OF SCIENCE TEACHING NATURAL SCIENCE - ELEMENTARY EDUCATION I TEACHING STRATEGIES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
title_full |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
title_fullStr |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
title_full_unstemmed |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
title_sort |
História das ciências - contribuição à cidadania no Ensino Fundamental I : propostas didáticas |
author |
Silva, Michele Alves da |
author_facet |
Silva, Michele Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alvim, Márcia Helena Albrecht, Mirian Pacheco Silva Arroio, Agnaldo Oliver, Graciela de Souza Pataca, Ermelinda Moutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Michele Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA CIÊNCIA CIÊNCIA - ENSINO - ENSINO FUNDAMENTAL ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS HISTORY OF SCIENCE TEACHING NATURAL SCIENCE - ELEMENTARY EDUCATION I TEACHING STRATEGIES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
HISTÓRIA DA CIÊNCIA CIÊNCIA - ENSINO - ENSINO FUNDAMENTAL ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS HISTORY OF SCIENCE TEACHING NATURAL SCIENCE - ELEMENTARY EDUCATION I TEACHING STRATEGIES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profª Drª Márcia Helena Alvim |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725&midiaext=69924 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76725&midiaext=69923 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 91 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263934328668160 |