Perspectivas da astrobiologia para uma abordagem interdisciplinar de universo e vida no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rascalha, Michele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76721
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos
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spelling Perspectivas da astrobiologia para uma abordagem interdisciplinar de universo e vida no ensino fundamental IIINTERDISCIPLINARIDADEASTROBIOLOGIACURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL - SÃO PAULOPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.Esta pesquisa concentra-se no diagnóstico da abordagem de Universo e Vida em coleções didáticas do Ensino Fundamental II, buscando promover a valorização das relações estabelecidas entre a vida e o espaço cósmico na Educação Básica. Os principais objetivos consistem em discutir aspectos históricos e conceituais da interdisciplinaridade e da Astrobiologia, apresentar as orientações para o ensino de Universo e Vida segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo de Ciências do Estado de São Paulo, analisar a abordagem desses temas em algumas coleções de Ciências da Natureza e sugerir informações, caminhos e ferramentas capazes de aproximar a Astrobiologia do Ensino de Ciências. Acreditamos que a discussão aqui sugerida apresenta-se como uma preocupação bastante relevante para uma geração que se tornou a primeira a ter possibilidades concretas de investigar o fenômeno da vida no contexto universal.This research focuses on the diagnosis of Universe and Life approach in teaching collections of elementary school, seeking to promote the enhancement of relations between life and cosmic space in Basic Education. The main objectives relate to discuss historical and conceptual aspects of interdisciplinarity and Astrobiology, present the guidelines for the universe of education and life according to the National Curriculum Standards and the Curriculum of São Paulo State Sciences, analyze the approach of these themes in some collections of natural sciences and suggest nformation, ways and tools capable of bringing the Astrobiology Science Teaching. We believe that the discussion suggested here appears as a very relevant concern for a generation that became the first to have real opportunities to investigate the phenomenon of life in the universal context.Santos, Charles Morphy Dias dosFriaça, Amâncio Cesar SantosMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposRascalha, Michele2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76721http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76721&midiaext=69916http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76721&midiaext=69915Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76721porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T10:10:51Zoai:BDTD:76721Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-03-22T10:10:51Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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