Cadernos de notas e ensino e filosofia : A escrita da experiência como resistência às dinâmicas político-educacionais neoliberais brasileiras
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118535 |
Resumo: | Orientadora Profa. Dra. Marinê de Souza Pereira |
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Cadernos de notas e ensino e filosofia : A escrita da experiência como resistência às dinâmicas político-educacionais neoliberais brasileirasNEOLIBERALISMOCURRÍCULODISCURSOEXPERIÊNCIA (FILOSOFIA)RESISTÊNCIANEOLIBERALISMCURRICULUMPhilosophical - DiscourseEXPERIENCERESISTANCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAOrientadora Profa. Dra. Marinê de Souza PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO , São Bernardo do Campo, 2019.Objetivamos analisar como as atuais políticas educacionais na sua relação com as dinâmicas econômicas neoliberais produzem discursos, documentos e modos de ser capazes de ressignificar os sentidos da escola pública, a presença da disciplina de filosofia no Ensino Médio e o sentido de ser professor de filosofia. Supomos que essas relações econômico- políticas esvaziam os sentidos do trabalho do professor porque impactam suas experiências e se impõem como chavões e clichês que minimizam suas possiblidades de compreender a própria prática. Por esse motivo, operamos a desconstrução e a desnaturalização de certas expressões que se tornaram comuns ao trabalho do professor, provenientes tanto dos documentos oficiais quanto do seu cotidiano. Ao fazer um estudo sobre a nossa própria experiência constituímos os sentidos da nossa prática como uma forma de contradiscurso diante dos hegemônicos discursos vazios dos documentos oficiais. Para isso, fazemos uso de alguns dos registros tomados em nossos cadernos de anotações nos quais pontuamos enunciados comuns do trabalho cotidiano do professor. Assim, o estudo sobre a nossa própria prática, sobre as nossas experiências e sobre tais discursos compõem um material que tomamos para mapear as contradições entre aquilo que é dito ¿ pelos professores e pelos documentos ¿ e aquilo que nossos trabalhos produzem. Trata-se também de considerar, principalmente, como o trabalho prático do professor pode ser compreendido como uma forma de resistência diante da estrutura discursiva hegemônica que o neoliberalismo faz imperar sobre a educação.We aim to analyze how current educational policies produce, in their relationship with neoliberal economic dynamics, discourses, documents and ways of being capable of re - signifying the role of public schools, the presence of the subject philosophy in high school and the point of being a philosophy teacher. We reckon that these economic-political relations hollow the meaning out of the teacher¿s work because they affect their experiences and impose themselves as platitudes and clichés that minimize the possibilities of understanding the practice itself. For this reason, we perform the deconstruction and denaturation of certain expressions that have become common to the work of the teacher, coming from both the official documents and their daily life. Undertaking in a study of our own experience, we conceive the scope of our practices as a form of counter-discourse in face of the hegemonic empty speeches of official documents. For this, we make use of some of the records taken in our notebooks where we punctuate common statements in the daily work of a teacher. The study of our own practice, of our experiences and of such discourses composes a material we use to map the contradictions between what is said - by teachers and by documents - and what is produced by our work. And, above all, how the practical work of the teacher can be understood as a form of resistance against the hegemonic discursive structure that neoliberalism makes prevail on education.Pereira, Marinê de SouzaFreitas, AlexanderCarvalho, Alexandre Filordi deAlves, Arlison Frank Lisboa2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf130 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118535http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118535&midiaext=77590http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118535&midiaext=77591porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T11:41:25Zoai:BDTD:118535Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-08T11:41:25Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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