Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. André Ricardo Oliveira da Fonseca |
id |
UFBC_1e6ebe33891779554e0b771774956046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:77413 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede públicaPtolomeu (Claudius Ptolemaeus), fl.sec.IIQUADRILÁTEROTEOREMA DE PTOLOMEUTHEOREMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientador: Prof. Dr. André Ricardo Oliveira da FonsecaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014.Todo saber, por mais antigo que seja, contribui para o avanço dos paradigmas, na busca de novos saberes que aprimorem a sociedade. As descobertas de Ptolomeu não são exceção, merecendo nota ainda hoje. Esta pesquisa cuidou de relevar a sua contribuição no ensino de leis da matemática, as quais se pode reputar de importância para o aprendizado em nível de Ensino Médio, atualmente. Procurou-se configurar o estudo na forma de uma ferramenta de consulta aos educadores, resgatando o ensino do seu teorema em duas aulas, fornecendo material necessário aos professores de área para tanto bem como, e também, fornecendo uma resenha da sua vida e obra, como pesquisador e sujeito histórico que foi. Ao facultar um novo caminho aos educadores, já há um resultado o qual, por si só, justifica esta pesquisa. Tratou-se de um trabalho de natureza prática, concebido pela elaboração de um capítulo sobre a importância de Ptolomeu, pela apresentação e demonstração de seu teorema em algumas aplicações, no contexto do mundo matemático. Partiu da premissa de que ensinar um saber, e contextualizá-lo no eixo da história do homem, é uma condição de verdade importante e inegável para o progresso das ciências, em qualquer área do saber, em qualquer tempo e momento.Every knowledge, as older it can be, helps for de advancement of the paradigms, in searching of new discoveries that can improve the society. The ones of Ptolomeu are not exception, and may be noticed till nowadays. This research has taken care of reliving the contribution in the teaching the mathematical laws, which can be reputed the importance for the learning in Medium Level, now. It was tried to configure the studies in the shape of a consultation tool for educators, rescuing the teaching of his theorem in two classes, giving necessary subject to the teachers of this area for this, and also and too, giving a report of his life and works, as a researcher and a historical fellow he was. On giving a new way for educators, there is a result that, by itself, justifies this research. It was a practical work, conceived by the elaboration of a chapter about the importance of Ptolomeu, by the presentation and the proof of his theorem in some applications, in the context of the mathematical world. It began from the hypothesis that teaching some knowledge and putting it in the context of the axis of the human history is a important truth condition and not deniable for the sciences progress, in all knowing area, and in all time and moment.Fonseca, André Ricardo Oliveira daSilva, Márcio Fabiano daCaputi, ArmandoMachado, Birajara SoaresTrentin, Paulo HenriqueLopes, José Luiz2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413&midiaext=70878http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413&midiaext=70877Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77413porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T14:03:27Zoai:BDTD:77413Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-18T14:03:27Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
title |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
spellingShingle |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública Lopes, José Luiz Ptolomeu (Claudius Ptolemaeus), fl.sec.II QUADRILÁTERO TEOREMA DE PTOLOMEU THEOREM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC |
title_short |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
title_full |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
title_fullStr |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
title_full_unstemmed |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
title_sort |
Aplicando o Teorema de Ptolomeu a alunos da rede pública |
author |
Lopes, José Luiz |
author_facet |
Lopes, José Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, André Ricardo Oliveira da Silva, Márcio Fabiano da Caputi, Armando Machado, Birajara Soares Trentin, Paulo Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, José Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ptolomeu (Claudius Ptolemaeus), fl.sec.II QUADRILÁTERO TEOREMA DE PTOLOMEU THEOREM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC |
topic |
Ptolomeu (Claudius Ptolemaeus), fl.sec.II QUADRILÁTERO TEOREMA DE PTOLOMEU THEOREM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. André Ricardo Oliveira da Fonseca |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413&midiaext=70878 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77413&midiaext=70877 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 146 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502096093085696 |