Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Hilton Koiti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649
Resumo: Orientador: Profa Dra. Laura Paulucci Marinho
id UFBC_29ba449d7b6f7b38b13e85baff2035a4
oai_identifier_str oai:BDTD:124649
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de físicaENSINO DE FÍSICAENERGIASIMULADORESTEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIASEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVAPHYSICS TEACHINGENERGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Profa Dra. Laura Paulucci MarinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2022.Este trabalho desenvolveu um produto educacional que usa simuladores no ensino do conceito de energia em física para alunos do ensino médio, utilizando-se de uma situação-problema inicial de modo a viabilizar a construção do conhecimento e reestruturação dos conceitos prévios dos alunos. A proposta está baseada na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) desenvolvida por Richard E. Mayer com a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Anna Maria Pessoa de Carvalho. O produto deste trabalho foi aplicado com 190 (centro e noventa) alunos de duas escolas de ensino médio público profissionalizante (Etecs), uma em São Paulo/SP e outra em Guarulhos/SP. Todos os alunos tiveram acesso aos mesmos simuladores e materiais de estudo. Foram coletadas informações dos conhecimentos prévios de cada aluno bem como uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos adquiridos e uma avaliação qualitativa da aplicação do produto, utilizando-se de questões abertas e de múltipla escolha. Realizou-se uma análise das respostas e pode-se verificar que, além de servir de estímulo para o estudo, os simuladores foram bem aceitos e conseguiu-se, através do uso da metodologia proposta por este trabalho, resultados positivos para a aquisição, reestruturação e retenção dos conceitos relacionados à energia pelos alunos. Por meio da análise dos questionários e das discussões realizadas em sala de aula, constatou-se uma significativa evolução e no desempenho dos alunos. Pode-se observar, também, um aumento na autonomia e independência na busca de informações e troca de conhecimento entre os alunos, favorecendo a socialização e o envolvimento daqueles que possuíam alguma timidez, principalmente em expor suas ideias e seus pontos de vista.This work developed an educational product that uses simulators to teach the concept of energy in physics to high school students, using an initial problem-situation in order to enable the construction of knowledge and the restructuring of the students' previous concepts. The proposal is based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM) developed by Richard E. Mayer with the Investigative Teaching Sequence (SEI) proposed by Anna Maria Pessoa de Carvalho. The product of this work was applied to 190 (one hundred and ninety) students from two professional public high schools (Etecs), one in São Paulo/SP and the other in Guarulhos/SP. All students had access to the same simulators and study materials. Information on each student's previous knowledge was collected, as well as a diagnostic evaluation of the acquired knowledge and a qualitative evaluation of the application of the product, using open and multiple choice questions. An analysis of the responses was carried out and it can be seen that, in addition to serving as a stimulus for the study, the simulators were well accepted and, through the use of the methodology proposed by this work, positive results were obtained for the acquisition, restructuring and retention of energy-related concepts by students. Through the analysis of the questionnaires and the discussions carried out in the classroom, a significant evolution and in the performance of the students was verified. One can also observe an increase in autonomy and independence in the search for information and exchange of knowledge among students, favoring the socialization and involvement of those who had some shyness, mainly in exposing their ideas and their points of view.Marinho, Laura PaulucciCarvalho, Edson Firmino Viana deWatanabe, GraciellaSato, Hilton Koiti2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf129 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649&midiaext=80935Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124649porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-07T10:02:56Zoai:BDTD:124649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-08-07T10:02:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
title Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
spellingShingle Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
Sato, Hilton Koiti
ENSINO DE FÍSICA
ENERGIA
SIMULADORES
TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
PHYSICS TEACHING
ENERGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
title_full Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
title_fullStr Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
title_full_unstemmed Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
title_sort Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
author Sato, Hilton Koiti
author_facet Sato, Hilton Koiti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Laura Paulucci
Carvalho, Edson Firmino Viana de
Watanabe, Graciella
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Hilton Koiti
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA
ENERGIA
SIMULADORES
TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
PHYSICS TEACHING
ENERGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ENSINO DE FÍSICA
ENERGIA
SIMULADORES
TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
PHYSICS TEACHING
ENERGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Profa Dra. Laura Paulucci Marinho
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649&midiaext=80935
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
129 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263961735299072