Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649 |
Resumo: | Orientador: Profa Dra. Laura Paulucci Marinho |
id |
UFBC_29ba449d7b6f7b38b13e85baff2035a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:124649 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de físicaENSINO DE FÍSICAENERGIASIMULADORESTEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIASEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVAPHYSICS TEACHINGENERGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Profa Dra. Laura Paulucci MarinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2022.Este trabalho desenvolveu um produto educacional que usa simuladores no ensino do conceito de energia em física para alunos do ensino médio, utilizando-se de uma situação-problema inicial de modo a viabilizar a construção do conhecimento e reestruturação dos conceitos prévios dos alunos. A proposta está baseada na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) desenvolvida por Richard E. Mayer com a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Anna Maria Pessoa de Carvalho. O produto deste trabalho foi aplicado com 190 (centro e noventa) alunos de duas escolas de ensino médio público profissionalizante (Etecs), uma em São Paulo/SP e outra em Guarulhos/SP. Todos os alunos tiveram acesso aos mesmos simuladores e materiais de estudo. Foram coletadas informações dos conhecimentos prévios de cada aluno bem como uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos adquiridos e uma avaliação qualitativa da aplicação do produto, utilizando-se de questões abertas e de múltipla escolha. Realizou-se uma análise das respostas e pode-se verificar que, além de servir de estímulo para o estudo, os simuladores foram bem aceitos e conseguiu-se, através do uso da metodologia proposta por este trabalho, resultados positivos para a aquisição, reestruturação e retenção dos conceitos relacionados à energia pelos alunos. Por meio da análise dos questionários e das discussões realizadas em sala de aula, constatou-se uma significativa evolução e no desempenho dos alunos. Pode-se observar, também, um aumento na autonomia e independência na busca de informações e troca de conhecimento entre os alunos, favorecendo a socialização e o envolvimento daqueles que possuíam alguma timidez, principalmente em expor suas ideias e seus pontos de vista.This work developed an educational product that uses simulators to teach the concept of energy in physics to high school students, using an initial problem-situation in order to enable the construction of knowledge and the restructuring of the students' previous concepts. The proposal is based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM) developed by Richard E. Mayer with the Investigative Teaching Sequence (SEI) proposed by Anna Maria Pessoa de Carvalho. The product of this work was applied to 190 (one hundred and ninety) students from two professional public high schools (Etecs), one in São Paulo/SP and the other in Guarulhos/SP. All students had access to the same simulators and study materials. Information on each student's previous knowledge was collected, as well as a diagnostic evaluation of the acquired knowledge and a qualitative evaluation of the application of the product, using open and multiple choice questions. An analysis of the responses was carried out and it can be seen that, in addition to serving as a stimulus for the study, the simulators were well accepted and, through the use of the methodology proposed by this work, positive results were obtained for the acquisition, restructuring and retention of energy-related concepts by students. Through the analysis of the questionnaires and the discussions carried out in the classroom, a significant evolution and in the performance of the students was verified. One can also observe an increase in autonomy and independence in the search for information and exchange of knowledge among students, favoring the socialization and involvement of those who had some shyness, mainly in exposing their ideas and their points of view.Marinho, Laura PaulucciCarvalho, Edson Firmino Viana deWatanabe, GraciellaSato, Hilton Koiti2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf129 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649&midiaext=80935Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124649porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-07T10:02:56Zoai:BDTD:124649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-08-07T10:02:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
title |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
spellingShingle |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física Sato, Hilton Koiti ENSINO DE FÍSICA ENERGIA SIMULADORES TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PHYSICS TEACHING ENERGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
title_full |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
title_fullStr |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
title_sort |
Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física |
author |
Sato, Hilton Koiti |
author_facet |
Sato, Hilton Koiti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marinho, Laura Paulucci Carvalho, Edson Firmino Viana de Watanabe, Graciella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Hilton Koiti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA ENERGIA SIMULADORES TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PHYSICS TEACHING ENERGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
ENSINO DE FÍSICA ENERGIA SIMULADORES TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PHYSICS TEACHING ENERGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Profa Dra. Laura Paulucci Marinho |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124649&midiaext=80935 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 129 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263961735299072 |