Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Muller Rodrigo De Moura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126722
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Vivili Maria Silva Gomes
id UFBC_337d8cc5395c043033d747397c1cb05f
oai_identifier_str oai:BDTD:126722
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemáticaPRÁTICAS PEDAGÓGICASCIDADANIA DIGITALPESQUISA-AÇÃODIGITAL TECHNOLOGIESTEACHER TRAININGPEDAGOGICAL PRACTICESDIGITAL CITIZENSHIPACTION RESEARCHPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESTECNOLOGIAS DIGITAISOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Vivili Maria Silva GomesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023Esta pesquisa explorou o processo de seleção, avaliação e uso das Tecnologias Digitais (TD) por professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo buscou compreender o impacto para as práticas pedagógicas da inclusão dos docentes no processo de seleção e avaliação de TD a partir de critérios específicos. Foram discutidas a teoria crítica da tecnologia de Feenberg, que defende a necessidade de um controle democrático sobre elas, bem como o construto seres-humanos-com-mídias, que reconhece a interdependência entre humanos e tecnologias na construção colaborativa do conhecimento, bem como a teoria da reorganização do pensamento de Tikhomirov, segundo a qual, a introdução das TD provoca uma reorganização qualitativa dos processos mentais e das práticas pedagógicas. Explorou-se ainda a formação continuada de professores com base em perspectivas críticas, como as de Paulo Freire e Ole Skovsmose, enfatizando a necessidade de desenvolver uma postura crítica e reflexiva nos docentes para estimular mudanças sociais e a emancipação dos alunos. A relevância deste estudo reside na contribuição para a formação docente, destacando a importância de uma abordagem crítica e ética na seleção e integração das TD. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação colaborativo-crítica que visa a participação ativa dos professores na ação e a construção crítica de uma cultura de reflexão. Assim, promoveu-se uma ação de formação, com o intuito de envolver os docentes no processo de seleção e avaliação de TD. A análise dos resultados revelou um aumento significativo na confiança e autonomia dos professores no uso das TD, evidenciando mudanças em suas abordagens de ensino, bem como o reconhecimento do processo de avaliação de tecnologias e ainda da cidadania digital. Foram identificados alguns desafios como a evasão de participantes e limitações na amostra, sugerindo a necessidade de estudos futuros de longo prazo e a consideração de aspectos socioemocionais dos alunos. Assim, a pesquisa destaca o potencial transformador da formação continuada, promovendo uma abordagem crítica e ética na integração das TD pelos professores, visando ampliar as oportunidades de aprendizado dos alunos e sua participação em um mundo cada vez mais conectado e digitalizado.This research explored the process of selection, evaluation, and use of Digital Technologies (DT) by teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School. The study aimed to understand the impact on pedagogical practices resulting from the inclusion of teachers in the selection and evaluation of DT based on specific criteria. Feenberg's critical theory of technology was discussed, advocating for the necessity of democratic control over them. Additionally, the 'humans-with-media' construct was highlighted, recognizing the interdependence between humans and technologies in collaborative knowledge construction, as well as Tikhomirov's theory of thought reorganization, suggesting that the introduction of DT triggers a qualitative reorganization of mental processes and pedagogical practices. Continuing education for teachers based on critical perspectives, such as those of Paulo Freire and Ole Skovsmose, was explored, emphasizing the need to develop a critical and reflexive posture among teachers to stimulate social changes and the emancipation of students. The relevance of this study lies in its contribution to teacher training, emphasizing the importance of a critical and ethical approach to the selection and integration of DT. The adopted methodology was collaborative-critical action research, aiming for active teacher participation in action and the critical construction of a culture of reflection. Thus, a training action was promoted with the intention of involving teachers in the selection and evaluation of DT. The analysis of the results revealed a significant increase in teachers' confidence and autonomy in using DT, indicating changes in their teaching approaches, as well as recognizing the technology evaluation process and digital citizenship. Some challenges, such as participant evasion and sample limitations, were identified, suggesting the need for long-term future studies and consideration of socioemotional aspects of students. Therefore, the research highlights the transformative potential of continuous training, promoting a critical and ethical approach to the integration of DT by teachers, aiming to expand learning opportunities for students and their participation in an increasingly connected and digitized world.Gomes, Vivilí Maria SilvaBorba, Marcelo de CarvalhoPazuch, ViníciusUniversidade Federal do ABCSantana, Muller Rodrigo De Moura2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126722http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126722&midiaext=81249Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126722porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T09:36:47Zoai:BDTD:126722Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-10-02T09:36:47Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
title Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
spellingShingle Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
Santana, Muller Rodrigo De Moura
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CIDADANIA DIGITAL
PESQUISA-AÇÃO
DIGITAL TECHNOLOGIES
TEACHER TRAINING
PEDAGOGICAL PRACTICES
DIGITAL CITIZENSHIP
ACTION RESEARCH
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_short Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
title_full Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
title_fullStr Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
title_full_unstemmed Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
title_sort Participação dos professores na seleção de tecnologias digitais para a educação matemática
author Santana, Muller Rodrigo De Moura
author_facet Santana, Muller Rodrigo De Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Vivilí Maria Silva
Borba, Marcelo de Carvalho
Pazuch, Vinícius
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Muller Rodrigo De Moura
dc.subject.por.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CIDADANIA DIGITAL
PESQUISA-AÇÃO
DIGITAL TECHNOLOGIES
TEACHER TRAINING
PEDAGOGICAL PRACTICES
DIGITAL CITIZENSHIP
ACTION RESEARCH
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DIGITAIS
topic PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CIDADANIA DIGITAL
PESQUISA-AÇÃO
DIGITAL TECHNOLOGIES
TEACHER TRAINING
PEDAGOGICAL PRACTICES
DIGITAL CITIZENSHIP
ACTION RESEARCH
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DIGITAIS
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Vivili Maria Silva Gomes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126722
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126722&midiaext=81249
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263926884827136