O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Anapatrícia Morales Vilha |
id |
UFBC_405a680a96319772cd379a6f0c31d5f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:79339 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovaçãoINOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICAENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP)PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profª Drª Anapatrícia Morales VilhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2015.A reflexão sobre a contribuição das Instituições de Ensino Superior - IES da região do Grande ABC, para as atividades de inovação é o motor da presente pesquisa exploratória e explicativa que foca a inovação schumpeteriana, de produtos e processos, tecnologia e mercado, resultante de um sistema de inovação que segundo as abordagens no referencial teórico, torna exitosas as ações de fomento e prática da inovação pela via da inter-relação e interação entre conhecimento humano, o ensino de nível superior, a formação de capital humano, e o estabelecimento de políticas de ciência, tecnologia e inovação como fator garantidor da consecução e sustentabilidade das iniciativas em inovação e consequentemente a sua continuidade. Para compreensão da correspondência entre ensino de graduação, pós-graduação e atividades extracurriculares e a manutenção do ambiente da inovação foi realizada a análise das matrizes curriculares e programas de 46 unidades de ensino que compõem a população atual das instituições de nível superior no Grande ABC. Numa amostra de 5 IES, uma série de entrevistas foi conduzida com dirigentes, utilizando um questionário dividido em três eixos temáticos abordando; a Intensidade da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na universidade; Aspectos importantes na formação de alunos para o sucesso em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Implicações da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto aos atores do sistema de inovação na esfera das políticas públicas e governos. A análise de conteúdo do material transcrito das entrevistas, revela que há um esforço na direção pretendida pela lei 13005/2014 e suas antecessoras, que incentivam a busca pela competitividade, independência do Brasil no tocante à evolução no sistema de ciência, tecnologia e inovação. Tendo em vista o que os seus dirigentes consideram como diretiva principal, as IES de acordo com a vocação adquirida ao longo de suas histórias atendem a região nos quesitos de formação para o mercado de trabalho. A pesquisa revela que este esforço apresenta limitações para um desempenho mais intenso das IES em relação à inovação, e aponta que o benefícios da sinergia entre as diversas instituições ainda é uma estratégia a ser explorada, que há uma carência de planejamento e gestão da inovação nessas IES, e que a totalidade das atividades como unidades de pesquisa, à luz das diretrizes disponibilizadas desde a década de 1960 e notadamente, desde a década de 1980 no campo da Pesquisa e Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, é incompatível com importância e relevância do tema para a economia da inovação. Conclui-se que sob o aspecto macro e micro econômico o esforço das IES ainda carece de mecanismos para que esteja nitidamente refletido e materializado na prática profissional dos milhares de egressos por elas formados, inclusive nas atividades extracurriculares do conjunto das IES. O trabalho sugere uma investigação sobre as causas que impedem a melhor e mais intensiva prática e aplicação do discurso e do ensino assimilados pelos egressos das instituições de ensino em relação à inovação, no seu exercício profissional, sobretudo, pelo fato de que há um contingente importante de profissionais chave, empreendedores e dirigentes de empresas da região formados pelas IES entrevistadas.Vilha, Anapatrícia MoralesBresciani, Luis PauloFernandez, Ramón Vicente GarciaMaia, Celso2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf121 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71904http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71903Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79339porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:23:41Zoai:BDTD:79339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:23:41Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
title |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
spellingShingle |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação Maia, Celso INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA ENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
title_short |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
title_full |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
title_fullStr |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
title_full_unstemmed |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
title_sort |
O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação |
author |
Maia, Celso |
author_facet |
Maia, Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilha, Anapatrícia Morales Bresciani, Luis Paulo Fernandez, Ramón Vicente Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA ENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
topic |
INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA ENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
description |
Orientadora: Profª Drª Anapatrícia Morales Vilha |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71904 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71903 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 121 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502096736911360 |