O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Celso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339
Resumo: Orientadora: Profª Drª Anapatrícia Morales Vilha
id UFBC_405a680a96319772cd379a6f0c31d5f0
oai_identifier_str oai:BDTD:79339
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovaçãoINOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICAENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP)PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profª Drª Anapatrícia Morales VilhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2015.A reflexão sobre a contribuição das Instituições de Ensino Superior - IES da região do Grande ABC, para as atividades de inovação é o motor da presente pesquisa exploratória e explicativa que foca a inovação schumpeteriana, de produtos e processos, tecnologia e mercado, resultante de um sistema de inovação que segundo as abordagens no referencial teórico, torna exitosas as ações de fomento e prática da inovação pela via da inter-relação e interação entre conhecimento humano, o ensino de nível superior, a formação de capital humano, e o estabelecimento de políticas de ciência, tecnologia e inovação como fator garantidor da consecução e sustentabilidade das iniciativas em inovação e consequentemente a sua continuidade. Para compreensão da correspondência entre ensino de graduação, pós-graduação e atividades extracurriculares e a manutenção do ambiente da inovação foi realizada a análise das matrizes curriculares e programas de 46 unidades de ensino que compõem a população atual das instituições de nível superior no Grande ABC. Numa amostra de 5 IES, uma série de entrevistas foi conduzida com dirigentes, utilizando um questionário dividido em três eixos temáticos abordando; a Intensidade da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na universidade; Aspectos importantes na formação de alunos para o sucesso em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Implicações da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto aos atores do sistema de inovação na esfera das políticas públicas e governos. A análise de conteúdo do material transcrito das entrevistas, revela que há um esforço na direção pretendida pela lei 13005/2014 e suas antecessoras, que incentivam a busca pela competitividade, independência do Brasil no tocante à evolução no sistema de ciência, tecnologia e inovação. Tendo em vista o que os seus dirigentes consideram como diretiva principal, as IES de acordo com a vocação adquirida ao longo de suas histórias atendem a região nos quesitos de formação para o mercado de trabalho. A pesquisa revela que este esforço apresenta limitações para um desempenho mais intenso das IES em relação à inovação, e aponta que o benefícios da sinergia entre as diversas instituições ainda é uma estratégia a ser explorada, que há uma carência de planejamento e gestão da inovação nessas IES, e que a totalidade das atividades como unidades de pesquisa, à luz das diretrizes disponibilizadas desde a década de 1960 e notadamente, desde a década de 1980 no campo da Pesquisa e Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, é incompatível com importância e relevância do tema para a economia da inovação. Conclui-se que sob o aspecto macro e micro econômico o esforço das IES ainda carece de mecanismos para que esteja nitidamente refletido e materializado na prática profissional dos milhares de egressos por elas formados, inclusive nas atividades extracurriculares do conjunto das IES. O trabalho sugere uma investigação sobre as causas que impedem a melhor e mais intensiva prática e aplicação do discurso e do ensino assimilados pelos egressos das instituições de ensino em relação à inovação, no seu exercício profissional, sobretudo, pelo fato de que há um contingente importante de profissionais chave, empreendedores e dirigentes de empresas da região formados pelas IES entrevistadas.Vilha, Anapatrícia MoralesBresciani, Luis PauloFernandez, Ramón Vicente GarciaMaia, Celso2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf121 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71904http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71903Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79339porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:23:41Zoai:BDTD:79339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:23:41Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
title O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
spellingShingle O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
Maia, Celso
INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA
ENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
title_short O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
title_full O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
title_fullStr O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
title_full_unstemmed O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
title_sort O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
author Maia, Celso
author_facet Maia, Celso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilha, Anapatrícia Morales
Bresciani, Luis Paulo
Fernandez, Ramón Vicente Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA
ENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
topic INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA
ENSINO SUPERIOR - REGIÃO DO GRANDE ABC (SP)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
description Orientadora: Profª Drª Anapatrícia Morales Vilha
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71904
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79339&midiaext=71903
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
121 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502096736911360