Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Carlos Eduardo Ribeiro |
id |
UFBC_415f7fb3b575d8501f420c8fb4661ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:124401 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceitoAULAPROBLEMATIZAÇÃOVIOLÊNCIAPRECONCEITOESCOLACLASSPROBLEMATIZATIONVIOLENCEPREJUDICESCHOOLPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Carlos Eduardo RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Filosofia. São Bernardo do Campo, 2022A presente dissertação pretende uma reflexão filosófica, na área de ensino de Filosofia, de modo específico a aula de filosofia, enquanto acontecimento e sua possibilidade de ser um espaço de exercício de discussão e problematização com relação ao óbice da violência vivenciada no cotidiano escolar nas diversas formas de preconceitos. A pesquisa estrutura-se a partir dos registros de experiência de uma sequência didática proposta, ao longo de aproximadamente um bimestre, correspondendo aos meses de agosto e setembro, com o total de seis aulas, com o tema central abordado a violência na escola, especificamente, a unidade escolar na qual estamos inseridos. A problematização da temática da violência permite perceber a amplitude que a aula de filosofia assume quando os seus sujeitos passam a colocar a realidade como problema filosófico. Os âmbitos do tempo, do espaço e da atitude daqueles que de uma aula fazem parte - professor e estudante - aparecem como signos de representação de uma aula, que pode ter como temática um aspecto da realidade concreta do estudante e do professor. No que diz respeito à violência na escola, é fundamental a discussão acerca do poder disciplinar ao qual estão submetidos os sujeitos envolvidos na educação, poder este que é violento no modo que afeta o corpo dos indivíduos. Violentar, excluir e discriminar é violar o corpo do sujeito. Deste modo, a partir dos relatos de experiência da sequência didática aplicada e das reflexões dela surgidas, torna-se possível pensar em uma aula de filosofia que abranja os aspectos da vida concreta, ou que traga para a discussão filosófica questões que façam parte do cotidiano, mas que ainda estão à margem da problematização que poderiam ter, bem como perceber que, na aula de filosofia, cada estudante pode se colocar diante da reflexão de aspectos vivenciais, nos quais ele mesmo pode se ver e se reconhecer. A aula de filosofia, nesse sentido, se apresenta como uma experiência e um espaço de discussão e problematização de algo que o estudante conhece, entende e vivencia em seu próprio corpo, no caso a violência, nas várias formas de preconceito.The present dissertation intends a philosophical reflection in the area of Philosophy teaching, specifically the philosophy class as an event and its possibility of being a space for discussion and problematization in relation to the problem of violence experienced in the school routine in the different forms of prejudice. This research is structured from the experience records of a didactic sequence proposed over approximately one two-month period, corresponding to the months of August and September, with a total of six classes in which the central theme addressed was violence at school, specifically the school unit in which we are inserted. The problematization of the theme of violence allows us to perceive the amplitude that the philosophy class assumes when its subjects start to place reality as a philosophical problem. The scopes of time, space and the attitude of those who are part of a class - teacher and student - appear as signs of representation of a class that can have as its theme an aspect of the concrete reality of the student and the teacher. With regard to violence at school, it is essential to discuss the disciplinary power to which the subjects involved in education are subjected, a power that is violent in the way that it affects the body of individuals. To violate, exclude and discriminate is to violate the subject's body. In this way, from the experience reports of the applied didactic sequence and the reflections that emerged from it, it becomes possible to think of a philosophy class that covers aspects of concrete life, or that brings to the philosophical discussion questions that are part of everyday life. more that they are still on the sidelines of the problematization that they could have, as well as realizing that, in the philosophy class, each student can place himself before the reflection of experiential aspects in which he can see himself recognizing himself. The philosophy class, in this sense, is shown as an experience and a space for discussion and problematization of something that the student knows, understands and experiences in his own body, in this case, violence in the various forms of prejudice.Ribeiro, Carlos EduardoCarvalho, Alexandre Filordi deTorres, Fabiano RamosUniversidade Federal do ABCXavier, Raul de Jesus Nascimento2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf124 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401&midiaext=80867Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124401porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-08T08:57:11Zoai:BDTD:124401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-08T08:57:11Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
title |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
spellingShingle |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito Xavier, Raul de Jesus Nascimento AULA PROBLEMATIZAÇÃO VIOLÊNCIA PRECONCEITO ESCOLA CLASS PROBLEMATIZATION VIOLENCE PREJUDICE SCHOOL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA |
title_short |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
title_full |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
title_fullStr |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
title_full_unstemmed |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
title_sort |
Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito |
author |
Xavier, Raul de Jesus Nascimento |
author_facet |
Xavier, Raul de Jesus Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Eduardo Carvalho, Alexandre Filordi de Torres, Fabiano Ramos Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Raul de Jesus Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AULA PROBLEMATIZAÇÃO VIOLÊNCIA PRECONCEITO ESCOLA CLASS PROBLEMATIZATION VIOLENCE PREJUDICE SCHOOL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA |
topic |
AULA PROBLEMATIZAÇÃO VIOLÊNCIA PRECONCEITO ESCOLA CLASS PROBLEMATIZATION VIOLENCE PREJUDICE SCHOOL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Carlos Eduardo Ribeiro |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401&midiaext=80867 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 124 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502110449139712 |