Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Adriana Queiroz Agostinelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Laura Paulucci Marinho
id UFBC_4b4b676d475b6a00e4ddf2fa32959b1a
oai_identifier_str oai:BDTD:118328
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médioFÍSICA - ESTUDO E ENSINOESTRELASSEQUÊNCIA DIDÁTICAENSINO POR INVESTIGAÇÃOPHYSICS - STUDY AND TEACHINGSTARSDIDACTIC SEQUENCEINVESTIGATIVE LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Laura Paulucci MarinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2018.Este trabalho teve por objetivo elaborar e avaliar uma sequencia didática para estudar as estrelas através do ensino dos fenômenos de emissão luminosa e fusão nuclear que nelas ocorrem e sua análise espectroscópica. A elaboração da sequencia didática foi subsidiada pela teoria educacional sociointeracionista de Vygotsky, utilizando também de elementos de jogos na educação para estruturar uma metodologia de ensino investigativa. Como resultado, foi proposto um jogo colaborativo onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir inicialmente em pequenos grupos e posteriormente em grupos maiores de trabalho. A sequencia didática está dividida em quatro temas: Brilho, Energia, Espectroscopia e Observação Virtual, onde cada um deles possui uma estrutura de trabalho que se inicia com uma questão norteadora, desenvolve-se com a realização de dinâmicas e é concluída com a sistematização do conhecimento. Em todas as etapas os alunos possuem tarefas a serem realizadas, dando ênfase em uma metodologia ativa e investigativa. A aplicação deste produto educacional ocorreu em uma escola da rede pública estadual da cidade de São Paulo para alunos do 2o ano do ensino médio, sob o formato de mini-curso. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios no que concerne 'a avaliação da aprendizagem dos alunos e também em relação ao modo que os alunos receberam as atividades propostas e a consequente avaliação que fizeram sobre a estrutura do curso.This work elaborated and evaluated a didactic sequence to study stars through the teaching of light emission and nuclear fusion phenomena that occur in them and their spectrocopic analysis. The didactic sequence elaboration was subsidized by the socio-educational theory of Vygotsky, also using elements of games in education to structure a methodology of investigative learning. As a result, a collaborative game was proposed where students had the opportunity to interact amongst them, initially in small groups and later in larger working groups. The didactic sequence is divided into four themes: brightness, energy, spectroscopy and virtual observation, each with a working structure that begins with a guiding question, develops with the making of dynamics and is completed with the systematization of knowledge. At all stages the students have tasks to be carried out, emphasizing an active and investigative methodology. This educational product was tested with students of the second year of high school in a public school in the city of São Paulo, under a mini-course format. The results obtained were very satisfactory regarding the evaluation of the students¿ learning and also in relation to the way the students received the proposed activities and their evaluation about the structure of the course.Studart Filho, NelsonMarinho, Laura PaulucciGregorio-Hetem, Jane CristinaRibeiro, Adriana Queiroz Agostinelli2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf97 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328&midiaext=77502http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328&midiaext=77501Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118328porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-05T11:35:15Zoai:BDTD:118328Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-05T11:35:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
title Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
spellingShingle Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
Ribeiro, Adriana Queiroz Agostinelli
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
ESTRELAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
PHYSICS - STUDY AND TEACHING
STARS
DIDACTIC SEQUENCE
INVESTIGATIVE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
title_full Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
title_fullStr Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
title_full_unstemmed Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
title_sort Desvendando as estrelas : um jogo colaborativo para o ensino médio
author Ribeiro, Adriana Queiroz Agostinelli
author_facet Ribeiro, Adriana Queiroz Agostinelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Studart Filho, Nelson
Marinho, Laura Paulucci
Gregorio-Hetem, Jane Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Adriana Queiroz Agostinelli
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
ESTRELAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
PHYSICS - STUDY AND TEACHING
STARS
DIDACTIC SEQUENCE
INVESTIGATIVE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
ESTRELAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
PHYSICS - STUDY AND TEACHING
STARS
DIDACTIC SEQUENCE
INVESTIGATIVE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Laura Paulucci Marinho
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328&midiaext=77502
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118328&midiaext=77501
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
97 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502103361814528