O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Renata Maciel de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124414
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Ricardo Gaspar
id UFBC_50f9742112f902aa5121c9259052527d
oai_identifier_str oai:BDTD:124414
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19COVID-19ENSINO REMOTO EMERGENCIALENSINO FUNDAMENTALHABILIDADES SOCIOEMOCIONAISTECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOEMERGENCY REMOTE TEACHINGELEMENTARY SCHOOLSOCIOEMOTIONAL ABILITIESDIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃOOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Ricardo GasparCoorientador: Prof. Romulo Gonçalves LinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação. São Bernardo do Campo, 2022A pandemia do COVID-19 e sua proliferação no Brasil em março de 2020, resultou na implementação do ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas com a portaria nº 343 do MEC em 17/03/2020. Como consequência, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação nunca esteve tão presente em escolas públicas e privadas. Em 2018, escolas públicas e privadas do ensino fundamental introduziram a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do MEC, que prevê em suas competências gerais e currículo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o uso das TDIC nas rotinas escolares. Este estudo explorativo-qualitativo identifica os impactos positivos e negativos que o uso das TDIC ocasionaram no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos do ensino fundamental em escolas públicas e privadas. Para descrever esses impactos, foi enviado um questionário pelo Google Forms a professores de escola pública e privada do estado de São Paulo, obtendo um total de 32 respostas. Um dos resultados destacados apontam que as TDIC impactam positivamente no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos e propiciam melhor senso de organização e aperfeiçoamento da interação social dos alunos devido ao formato e arquitetura fornecidas pelos meios digitais. Além disso, a dispersão do foco dos alunos foi um impacto negativo encontrado. Com base nas respostas do questionário, foi formulada a atividade chuva de ideias distribuída a 6 participantes pelo aplicativo Mindmeister para a proposição de ideias de tarefas pedagógicas digitais que melhorem a interação social e cooperação, aliviando a insegurança e aperfeiçoando do foco. As ideias recolhidas foram aprendizagem dinâmica com atividades em grupo e o uso de jogos como proposta de tarefa pedagógica.The COVID-19 pandemic and its proliferation in Brazil in March 2020 resulted in the implementation of the emergency remote teaching at the schools due to the Education Ministry Ordinance nr. 343 on March 17th , 2020. Consequently, the use of digital information and communication technologies (TDIC) in the education has never been so accurate in public and private schools. In 2018, elementary public and private schools introduced the BNCC (Nacional Common Curricular Base), which forecasts in the general competencies and curriculum, the development of socioemotional abilities and the use of the TDIC at the school’s routine. This exploration-qualitative study comprises the positive and negative impacts that the use of TDIC caused in the development of socioemotional abilities of elementary students from public and private schools. To describe these impacts, a Google Forms questionnaire was sent to public and private school teachers in São Paulo State, obtaining 32 answers. The results indicates that the TDIC allowed a better sense of organization and social interaction improvement among the students due to the format and architecture provided by the TDIC. Also, it was observed a focus dispersion as a negative impact result. Based on the answers of the questionnaire, a brainstorming activity answered by 6 participants through the Mindmeister application aimed to find new digital pedagogical activities that improve the social interaction and cooperation among students, offering insecurity relief and focus enhancing during virtual classes. The proposed ideas were dynamic learning with group activities and the use of games as pedagogical activities proposal.Gaspar, RicardoLins, Romulo GonçalvesTercariol, Adriana Aparecida de LimaPazuch, ViníciusUniversidade Federal do ABCAndrade, Renata Maciel de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124414http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124414&midiaext=80876Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124414porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-08T08:58:44Zoai:BDTD:124414Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-08T08:58:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
title O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
spellingShingle O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
Andrade, Renata Maciel de
COVID-19
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
EMERGENCY REMOTE TEACHING
ELEMENTARY SCHOOL
SOCIOEMOTIONAL ABILITIES
DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO
title_short O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
title_full O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
title_fullStr O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
title_sort O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia Covid-19
author Andrade, Renata Maciel de
author_facet Andrade, Renata Maciel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Ricardo
Lins, Romulo Gonçalves
Tercariol, Adriana Aparecida de Lima
Pazuch, Vinícius
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Renata Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
EMERGENCY REMOTE TEACHING
ELEMENTARY SCHOOL
SOCIOEMOTIONAL ABILITIES
DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO
topic COVID-19
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
EMERGENCY REMOTE TEACHING
ELEMENTARY SCHOOL
SOCIOEMOTIONAL ABILITIES
DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Ricardo Gaspar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124414
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124414&midiaext=80876
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502111058362368