Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miriam Criez Nobrega
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro
id UFBC_5837852427fa194d0fb5695b71f8ee1d
oai_identifier_str oai:BDTD:106022
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébricoÁLGEBRA NOS ANOS INICIAISFormação continuada de professoresCONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINOALGEBRA IN THE EARLY GRADESTEACHER EDUCATIONMATHEMATICAL KNOWLEDGE FOR TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Alessandro Jacques RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.O objetivo deste trabalho foi investigar o conhecimento matemático para o ensino do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal pesquisa se justifica na medida em que, a partir da revisão de literatura, foi possível notar que existe certo consenso na comunidade internacional ao que se refere à importância e à necessidade do ensino da Álgebra já nesta etapa de escolaridade. Tal constatação se reflete, inclusive, na inserção de elementos algébricos no currículo de outros países, o mesmo não ocorrendo em nosso país, uma vez que esta discussão está ainda em uma fase embrionária. Baseados na revisão de literatura que nos mostrou que o trabalho com a Álgebra (Pensamento Algébrico) nos Anos Iniciais pode facilitar a aprendizagem com compreensão da própria Aritmética, assim como, pode contribuir para aprendizagens futuras da Álgebra, propomos um olhar sobre: O que se entende por conhecimento matemático para o ensino do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, do ponto de vista metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa, numa perspectiva interpretativista, no formato multipaper, iniciando-a com uma análise de alguns dos documentos curriculares nacionais em busca de entender se e como os elementos que constituem o Pensamento Algébrico estão dispostos nesses documentos. Tomando-se por conteúdo matemático os números, as operações e suas propriedades, esses dados foram complementados com informações obtidas em um curso de extensão voltado para professores dos Anos Iniciais, com o intuito de identificar a compreensão dos participantes acerca do Pensamento Algébrico e, também, compreender em que medida eles reconhecem os elementos que o constituem. Ademais, a partir do curso de formação oferecido buscamos identificar os conhecimentos matemáticos revelados pelo grupo de professores quando estes discutem tarefas com potencial algébrico. O estudo revelou-nos que, da mesma forma que o Pensamento Algébrico tem presença limitada nos documentos curriculares nacionais, à exceção dos mais recentes, também os professores de nosso estudo apresentam pouca familiaridade com questões centrais que envolvem a caracterização e o trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais. Os resultados evidenciam que os professores, no que se refere ao trabalho com o Pensamento Algébrico, possuem um conhecimento mais voltado para o saber fazer em detrimento do conhecimento específico matemático do conteúdo a ser ensinado.The main goal of this research is to investigate the Mathematical Knowledge for Teaching Algebraic Thinking in Elementary School. Such research sustains in the recognized (at least internationally) importance of developing the Algebraic Thinking since early stages. Recognizing such importance had an impact in the curriculum of other countries, by including some dimensions of the Algebraic Thinking in such curriculum. That is not the case in Brazil. The literature review reveals the fact that working with Algebra (Algebraic Thinking) since Early Years is a facilitator for learning Arithmetic itself, as well as a way for contributing to future Algebraic learning. Our approach focus on: What comprises the Mathematical Knowledge for Teaching Algebraic Thinking in Early Years? To do so, a qualitative research with an interpretative approach has been developed. Firstly an analysis of some of the National curricular documents has been made in order to better understand how the Algebraic Thinking elements are included (or not) in these documents. Considering the topic of Numbers, Operations and their properties also data from a continuous training program for Early Years teachers has been collected. With such data we aimed at both identify and understand teachers¿ knowledge on Algebraic Thinking and obtain a broader and deeper idea on to what extent the participants recognize the core elements of such Algebraic Thinking. In addition, from the data gathered on the context of the continuous training program, we seek to identify and better understand the Mathematical Knowledge for Teaching revealed by the group of teachers when discussing tasks with algebraic potential. The study showed us that, aligned with the scares presence of the Algebraic Thinking in the curriculum documents (except for the more recent ones), the teachers of our study reveal a low level of familiarity with the core elements of the work with Algebraic Thinking. The results reveal teachers¿ knowledge more related to the "know how to do" than to the specific mathematical knowledge of the content to be taught.Ribeiro, Alessandro JacquesPazuch, ViníciusPassos, Carmen Lucia BrancaglionFerreira, Miriam Criez Nobrega2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022&midiaext=74264http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022&midiaext=74265Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106022porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T15:54:19Zoai:BDTD:106022Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-09-10T15:54:19Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
title Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
spellingShingle Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
Ferreira, Miriam Criez Nobrega
ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS
Formação continuada de professores
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO
ALGEBRA IN THE EARLY GRADES
TEACHER EDUCATION
MATHEMATICAL KNOWLEDGE FOR TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
title_full Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
title_fullStr Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
title_full_unstemmed Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
title_sort Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
author Ferreira, Miriam Criez Nobrega
author_facet Ferreira, Miriam Criez Nobrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Alessandro Jacques
Pazuch, Vinícius
Passos, Carmen Lucia Brancaglion
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miriam Criez Nobrega
dc.subject.por.fl_str_mv ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS
Formação continuada de professores
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO
ALGEBRA IN THE EARLY GRADES
TEACHER EDUCATION
MATHEMATICAL KNOWLEDGE FOR TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS
Formação continuada de professores
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO
ALGEBRA IN THE EARLY GRADES
TEACHER EDUCATION
MATHEMATICAL KNOWLEDGE FOR TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022&midiaext=74264
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106022&midiaext=74265
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502099182190592