Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leria, Lucinda de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da Silva
id UFBC_59cc0d35c1f6d332550811bffeb8ca5c
oai_identifier_str oai:BDTD:123680
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)TECNOLOGIA ASSISTIVAACESSIBILIDADE DIGITALAVALIAÇÃO EM LARGA ESCALAMICRODADOS DO ENEMPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALEDUCAÇÃO ESPECIALENGENHARIA DE SOFTWAREDIGITAL ACCESSIBILITYASSISTIVE TECHNOLOGYLARGE-SCALE EVALUATIONBLINDNESSPEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTSSPECIAL EDUCATIONSOFTWARE ENGINEERINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da SilvaCoorientadora: Profa. Dra. Priscila Benitez AfonsoTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação, Santo André, 2021.Os testes baseados em computador são amplamente usados em avaliações educacionais em larga escala, no âmbito mundial. No entanto, a participação efetiva de pessoas com deficiência visual (PcDv) nessas avaliações, por meio do uso de Tecnologia Assistiva (TA) de forma equitativa e independente, ainda é um desafio. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o principal instrumento de acesso à Educação Superior brasileira, sendo seus resultados utilizados por políticas públicas para ofertas de vagas subsidiadas pelo Estado. Portanto, qualquer barreira ou dificuldade encontrada pela PcDv, ao realizar o exame, pode comprometer o seu acesso à Educação Superior. Nesse contexto, o objetivo desta tese foi investigar o acesso à Educação Superior da PcDv, por meio do ENEM, procurando identificar fatores que possam estar relacionados ao seu desempenho no exame, bem como buscar soluções tecnológicas acessíveis e mecanismos que promovam a acessibilidade no ENEM para essa população. Assim, este trabalho foi estruturado em três estudos, com finalidades e metodologias distintas, conforme o objetivo de pesquisa. No Estudo 1, foi realizada uma revisão sistemática de literatura investigando as experiências internacionais do uso de soluções tecnológicas acessíveis e TAs, para participação da PcDv em avaliações em larga escala. Na sequência, no Estudo 2, foram analisados os fatores sociais relacionados ao desempenho acadêmico na prova do ENEM e, consequentemente, ao acesso à Educação Superior pelo participante com deficiência visual, por meio da análise quantitativa dos microdados das edições de 2017 e 2018 do exame. Por fim, para entendimento e análise do contexto no qual a PcDv realiza o exame, foi averiguada a validade social do processo atual para acessibilização do exame, dando voz a 29 PcDv, de 10 estados diferentes, por meio da pesquisa qualitativa sobre acessibilidade no ENEM realizada no Estudo 3. Os resultados dos três estudos demonstraram a viabilidade do uso de TAs em avaliações em larga escala para as PcDv, bem como apontaram propostas e recomendações para promover o acesso desse público à Educação Superior. Espera-se que os avanços no tema, identificados na pesquisa detalhada e minuciosa realizada nesta tese, com foco específico na PcDv e com base na avaliação do ENEM, possa apoiar decisões de formulação de políticas públicas e colaborar no avanço de pesquisas futuras sobre o tema. Por fim, pretende-se que este trabalho possa contribuir para promover acessibilidade e condições de igualdade no ENEM e demais avaliações educacionais em larga escala, garantindo, assim, o direito educacional da PcDv e demais estudantes brasileiros com repertórios diversos.Computer-based tests are widely used in large-scale educational assessments worldwide. However, the effective participation of people with visual impairments (PwVI) in these assessments, through the use of Assistive Technology (AT) in an equitable and independent way, is still a challenge. The National High School Examination (ENEM) is the main instrument for accessing Brazilian higher education, and its results are used by public policies to offer places subsidized by the State. Thus, any barrier or difficulty encountered by the PwVI, when taking the exam, may compromise their access to higher education. In this context, the objective of this thesis was to investigate the access to higher education of PwVI, through the ENEM, seeking to identify social factors that may be related to their performance on the exam, as well as seeking accessible technological solutions and mechanisms that promote accessibility in ENEM for this population. Thus, this work was structured in three studies, with different purposes and methodologies, according to the research objective. In Study 1, a systematic literature review was carried out investigating the international experiences of the use of accessible technological solutions and ATs, for the participation of PwVI in large-scale assessments. Next, in Study 2, the social factors related to academic performance were analyzed in the ENEM test and, consequently, in the non-access to higher education by the candidate with visual impairment, through the quantitative analysis of microdata from the 2017 and 2018 editions of the exam. Finally, to understand and analyze the context in which the PwVI performs the exam, a documental analysis of ENEM official documents was performed and the social validity of the current process for making the exam accessible was verified, giving voice to 29 PwVI, from 10 different Brazilian states, through qualitative research on accessibility at ENEM carried out in Study 3.The results of the three studies demonstrated the feasibility of using ATs in large-scale assessments for PwVI, as well as pointing out proposals and recommendations to promote access to higher education for this audience. It is expected that advances in the subject, identified in the detailed and thorough research carried out in this thesis, with a specific focus on PwVI and based on the ENEM assessment, can support the decision to formulate public policies and collaborate in the advancement of future research on the subject. Finally, it is intended that this work could contribute to promoting accessibility and equal conditions in ENEM and other large-scale educational assessments, thus ensuring the educational right for PwVI and other Brazilian students with diverse repertoires.Silva, Francisco José Fraga daAfonso, Priscila BenitezScott, Ana Lígia BarbourRodriguez, Carla LopesMendes, Enicéia GonçalvesFortes, Renata Pontin de MattosLeria, Lucinda de Almeida2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf176 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680&midiaext=80566http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680&midiaext=80567Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123680porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T09:38:31Zoai:BDTD:123680Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-01-12T09:38:31Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
spellingShingle Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Leria, Lucinda de Almeida
TECNOLOGIA ASSISTIVA
ACESSIBILIDADE DIGITAL
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
MICRODADOS DO ENEM
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ENGENHARIA DE SOFTWARE
DIGITAL ACCESSIBILITY
ASSISTIVE TECHNOLOGY
LARGE-SCALE EVALUATION
BLINDNESS
PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTS
SPECIAL EDUCATION
SOFTWARE ENGINEERING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABC
title_short Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_fullStr Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full_unstemmed Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_sort Avaliação em larga escala e tecnologia assistiva : protagonismo da pessoa com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
author Leria, Lucinda de Almeida
author_facet Leria, Lucinda de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco José Fraga da
Afonso, Priscila Benitez
Scott, Ana Lígia Barbour
Rodriguez, Carla Lopes
Mendes, Enicéia Gonçalves
Fortes, Renata Pontin de Mattos
dc.contributor.author.fl_str_mv Leria, Lucinda de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv TECNOLOGIA ASSISTIVA
ACESSIBILIDADE DIGITAL
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
MICRODADOS DO ENEM
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ENGENHARIA DE SOFTWARE
DIGITAL ACCESSIBILITY
ASSISTIVE TECHNOLOGY
LARGE-SCALE EVALUATION
BLINDNESS
PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTS
SPECIAL EDUCATION
SOFTWARE ENGINEERING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABC
topic TECNOLOGIA ASSISTIVA
ACESSIBILIDADE DIGITAL
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
MICRODADOS DO ENEM
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ENGENHARIA DE SOFTWARE
DIGITAL ACCESSIBILITY
ASSISTIVE TECHNOLOGY
LARGE-SCALE EVALUATION
BLINDNESS
PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTS
SPECIAL EDUCATION
SOFTWARE ENGINEERING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da Silva
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680&midiaext=80566
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123680&midiaext=80567
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
176 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502110237327360