Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristina Aparecida de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Patrícia da Silva Sessa
id UFBC_607be8fd89f3e41e1e0ffa874bc2ac9f
oai_identifier_str oai:BDTD:122546
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximaçõesFORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTESENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAISBASE NACIONAL COMUM CURRICULARALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAMULTIPURPOSE TEACHER TRAININGSCIENCE TEACHING IN THE EARLY YEARSSCIENTIFIC LITERACYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Prof.ª Dra. Patrícia da Silva SessaDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2021.A presente pesquisa trata da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no ensino de Ciências e alfabetização científica (AC). De modo a contextualizar histórica e socialmente a formação destes professores, ao longo desta pesquisa buscamos alguns marcos históricos que envolveram a instituição dos cursos de magistério e posteriormente a Licenciatura em Pedagogia, além da obrigatoriedade do ensino de Ciências nos anos iniciais, a partir de 1971. No tocante ao aspecto metodológico, selecionamos seis educadores do Ensino Fundamental I como sujeitos da pesquisa, que tem como problematização: O que se aprende sobre AC na formação inicial chega à sala de aula? De que forma tais práticas docentes atendem à educação científica? De que forma a BNCC é contemplada? Coletamos os dados a partir de entrevistas com os educadores via aplicativo de mensagens e solicitamos sequências didáticas de Ciências, que foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo, ao passo que utilizamos como base os eixos e indicadores de AC de Sasseron (2008), as competências gerais/específicas e habilidades da BNCC, além dos conteúdos conceituais e procedimentais dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Como resultados, observamos que mesmo tendo contato com disciplinas científicas, os educadores ainda possuem dificuldades relacionadas ao ensino de Ciências, uma vez que o foco maior está nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa devido aos exames externos. Apesar disso, a AC é parcialmente contemplada, demonstrando um conhecimento e importância dada a esse tipo de abordagem pelos professores. Apontamos, assim, a necessidade de investimento na formação docente, que potencializem a apropriação e o desenvolvimento dos processos de AC, no campo do ensino de Ciências. Observamos também, no campo histórico da formação desses professores, a ausência de especificação de documentos que tratam desse ensino de Ciências.This research deals with the training of teachers in the early years of elementary school with a focus on teaching Science and scientific literacy. In order to historically and socially contextualize the training of these teachers, throughout this research we searched for some historical landmarks that involved the institution of teaching courses and later the Degree in Pedagogy, in addition to the mandatory teaching of Science in the early years, from 1971 onwards. Regarding the methodological aspect, we selected six educators from Elementary School I as research subjects, whose questioning is: What is learned about scientific literacy in initial training reaches the classroom? How do such teaching practices serve scientific education? How is BNCC covered? We collected data from interviews with educators via message application and requested didactic sequences of Science, which were analyzed using Content Analysis, while we used as a basis the scientific literacy axes and indicators of Sasseron (2008), the general/specific competences and skills of BNCC, in addition to the conceptual and procedural contents of the National Curriculum Parameters. As a result, we observed that even having contact with scientific disciplines, educators still have difficulties related to the teaching of Science, since the main focus is on Mathematics and Portuguese Language due to external exams. Despite this, scientific literacy is partially covered, demonstrating a knowledge and importance given to this type of approach by teachers. Thus, we point out the need for investment in teacher training, which enhances the appropriation and development of scientific literacy processes in the field of Science teaching. We also observed, in the historical field of the formation of these teachers, the absence of specification of documents that deal with this teaching of Science.Sessa, Patricia da SilvaDominguez, Celi Rodrigues ChavesSilva, João Rodrigo Santos daOliveira, Cristina Aparecida de2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546&midiaext=80007http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546&midiaext=80006Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122546porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T17:18:55Zoai:BDTD:122546Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-07-07T17:18:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
title Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
spellingShingle Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
Oliveira, Cristina Aparecida de
FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
MULTIPURPOSE TEACHER TRAINING
SCIENCE TEACHING IN THE EARLY YEARS
SCIENTIFIC LITERACY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
title_full Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
title_fullStr Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
title_full_unstemmed Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
title_sort Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : Investigando aproximações
author Oliveira, Cristina Aparecida de
author_facet Oliveira, Cristina Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sessa, Patricia da Silva
Dominguez, Celi Rodrigues Chaves
Silva, João Rodrigo Santos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristina Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
MULTIPURPOSE TEACHER TRAINING
SCIENCE TEACHING IN THE EARLY YEARS
SCIENTIFIC LITERACY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
MULTIPURPOSE TEACHER TRAINING
SCIENCE TEACHING IN THE EARLY YEARS
SCIENTIFIC LITERACY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Prof.ª Dra. Patrícia da Silva Sessa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546&midiaext=80007
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122546&midiaext=80006
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
83 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502109090185216