Livros didáticos de química : uma análise à luz do perfil conceitual para o conceito de ligação química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Vivian Cordeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121886
Resumo: Orientador: Rafael Cava Mori
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Considerando que as salas de aula são espaços sociais complexos - nos quais o professor busca interagir com dezenas de estudantes para desenvolver um ponto de vista muito particular: o pensamento científico -, há nelas uma inevitável heterogeneidade de modos de pensar e falar, que precisam ser compreendidos para que o processo de ensino logre sucesso. Pensando nisso, em meados dos anos 1990, Mortimer propôs os perfis conceituais como uma maneira de compreender a heterogeneidade do pensamento e da linguagem em salas de aula de ciências. Perfis conceituais devem ser entendidos, pois, como modelos de diferentes maneiras de ver e representar o mundo, utilizados pelas pessoas para significar sua experiência. Cada indivíduo tem um perfil conceitual próprio, que se diferencia de outros perfis pela importância conferida às chamadas zonas conceituais, que representam modos particulares de pensar conceitos. A literatura em ensino de ciências vem, já há alguns anos, valendo-se de diversas perspectivas metodológicas para a elaboração de perfis conceituais e para a identificação de suas zonas. Considerando a necessidade de propor um perfil para o conceito de ligação química, o objetivo deste trabalho é colaborar para essa finalidade. O método empregado foi a revisão das investigações sobre a teoria dos perfis conceituais e a análise de fontes secundárias da história da ciência. Em relação às possíveis zonas conceituais para ligação química, foram observadas as zonas animista, sensorialista, essencialista, substancialista, racionalista clássica e racionalista moderna. A partir da identificação dessas zonas, realizou-se a análise dos livros didáticos de química atualmente utilizados no ensino médio, com o objetivo de caracterizar a maneira como os conteúdos sobre ligação química contemplam as diferentes zonas. Os resultados apontaram que o conteúdo referente às ligações químicas contempla as zonas: animista, substancialista, racionalista clássica e racionalista moderna. Apenas uma, das seis obras analisadas, não contempla a zona animista e, também, é a única a apresentar a zona racionalista moderna.The abstract nature of chemistry makes it possible to use analogies in its teaching, which can generate epistemological obstacles. In this sense, the topic of chemical bonding has the potential to reinforce alternative conceptions by students. Considering that classrooms are complex social spaces - in which the teacher seeks to interact with dozens of students in order to develop a very particular point of view: scientific thinking - there is in them an inevitable heterogeneity of ways of thinking and speaking, which need to be understood so that the teaching process succeeds. With that in mind, in the mid-1990s Mortimer proposed conceptual profiles as a way to understand the heterogeneity of thought and language in science classrooms. Therefore, conceptual profiles must be understood as models of different ways of seeing and representing the world, used by people to represent their experience. Each individual has their own conceptual profile, which differs from other profiles due to the importance given to so-called conceptual zones, which represent particular ways of thinking about concepts. In recent years, the literature on science education has been using several methodological perspectives for the development of conceptual profiles and for the identification of their areas. Considering the need to propose a profile for the concept of chemical bonding, the objective of this work is to collaborate for this purpose. The method employed was the review of investigations into the theory of conceptual profiles and the analysis of secondary sources in the history of science. In relation to the possible conceptual zones for chemical bonding, the animist, sensorialist, essentialist, substantialist, classical rationalist and modern rationalist zones were observed. From the identification of these zones, the analysis of the chemistry textbooks currently used in high school was carried out, with the objective of characterizing the way in which the contents on chemical bonding contemplate the different zones. The results showed that the content referring to chemical bonds includes the areas: animist, substantialist, classical rationalist and modern rationalist. Only one of the six analyzed works does not include the animist zone and is also the only one to present the modern rationalist zone.Mori, Rafael CavaBueno Filho, Marco AntonioMoreira, Wagner AlvesParra, Vivian Cordeiro2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf88 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121886http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121886&midiaext=78729http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121886&midiaext=78728Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121886porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T13:59:33Zoai:BDTD:121886Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-08T13:59:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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