Abridged notation : uma proposta para o ensino de geometria analítica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119102 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ana Carolina Boero |
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Abridged notation : uma proposta para o ensino de geometria analíticaGEOMETRIA ANALÍTICAABRIDGED NOTATIONTEOREMA DE PASCALTEOREMA DE PAPPUSTEOREMA DE STEINERTEOREMA DE BRIANCHONANALYTIC GEOMETRYPASCAL'S THEOREMPAPPUS'S THEOREMSTEINER'S THEOREMBRIANCHON'S THEOREMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Ana Carolina BoeroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Santo André, 2019.Propomos, nesta dissertação, incorporar a Abridged Notation (ou Notação Abreviada, em português) no ensino de Geometria Analítica na Educação Básica. Além de destacar suas vantagens e apontar suas limitações, mostramos a utilidade dessa notação ao apresentar demonstrações simples e elegantes de alguns resultados célebres da Matemática. Iniciamos o texto estabelecendo os fundamentos da Geometria Analítica Plana para, em seguida, introduzir o método da Abridged Notation e algumas aplicações interessantes, que culminam nos Teoremas de Pascal, Steiner e Brianchon. Com o intuito de oferecer uma ferramenta adicional de familiarização ao tema proposto, utilizamos o software GeoGebra para elaborar atividades que contemplam assuntos discutidos em capítulos anteriores. Por fim, apresentamos um plano de aula como sugestão para implementar essa proposta.We propose, in this dissertation, to incorporate Abridged Notation in the teaching of Analytic Geometry in Basic Education. In addition to highlighting its advantages and pointing out its limitations, we show the usefulness of this notation by presenting simple and elegant proofs of some celebrated theorems. We start the text by establishing the fundamentals of Plane Analytic Geometry and then introduce the Abridged Notation method and some interesting applications that culminate in Pascal, Steiner, and Brianchon Theorems. In order to provide an additional familiarization tool to the proposed theme, we use GeoGebra software to prepare activities that address subjects discussed in previous chapters. Finally, we present a lesson plan as a suggestion to implement this proposal.Boero, Ana CarolinaGuéron, EduardoLymberopoulos, AlexandreGiacomelli, Gabriel Mendes2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf118 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119102http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119102&midiaext=77833http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119102&midiaext=77834Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=119102porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-02T08:23:48Zoai:BDTD:119102Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-12-02T08:23:48Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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