A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Moreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Zanotello
id UFBC_7deb73dabb733a9385592804a42d89f6
oai_identifier_str oai:BDTD:76723
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino MédioFÍSICA CONTEMPORÂNEADIVULGAÇÃO CIENTÍFICADEBATECONTEMPORARY PHYSICSSCIENCE COMMUNICATIONDEBATESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo ZanotelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.Esta pesquisa tem como temática central o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) como ferramenta mobilizadora para a promoção de debates de opinião controversa em sala de aula. Trata-se de um estudo empírico, com os dados coletados pelo próprio professor em ambiente natural e pressupostos teóricos de caráter interpretativo. O objetivo consiste em analisar como estudantes do ensino médio constroem sentidos sobre a Física Contemporânea a partir da leitura de TDC e da realização de debates em sala de aula. Para isso, foi elaborada uma unidade de ensino contendo 10 aulas, nas quais 53 adolescentes desenvolveram as seguintes atividades: a leitura de textos escolhidos por eles a partir de uma lista pré-selecionada pelo pesquisador; a resposta por escrito a questionários sobre esses textos; a apresentação de seminários sobre as temáticas polêmicas relacionadas ao texto; a realização de debates com as temáticas de maior interesse. Além do registro escrito de todas as produções dos alunos a pesquisa contou com a gravação em vídeo de 25 seminários e dois debates orais. A escola onde as atividades foram realizadas é particular e localiza-se na Zona Norte da cidade de São Paulo. Tomando como base os referenciais teóricos da Análise de Discurso Francesa e da Lógica Informal, analisou-se a apropriação do debate realizada pelos estudantes ao longo do desenvolvimento da unidade didática. Os dados apontam que os estudantes apresentaram posicionamentos críticos a respeito da produção científica e conseguiram compreender diversos aspectos acerca dos conteúdos de física, ilustrando o potencial desta estratégia pedagógica.This research has as its central theme the use of Texts of Science Communication (TDC) as a mobilizing tool to promote controversial opinion of debates in the classroom. This is an empirical study, with data collected by the teacher himself from the wild and theoretical assumptions of interpretative character. The aim is to analyze how high school students make meaning of the Contemporary Physics from the reading of TDC and debates in the classroom. For this, a teaching unit containing 10 lessons was drawn up, in which 53 teenagers have developed the following activities: reading texts chosen by them from a pre-selected by the researcher list; the written answers to questionnaires about these texts; seminar presentation on issues related to the controversial text; conducting discussions with the themes of interest. In addition to the written record of all the productions of the students research had the video recording of 25 seminars and two oral debates. The school where the activities took place is private and is located in the north of the city of São Paulo. Based on the theoretical frameworks of the Discourse Analysis and Informal Logic, analyzed the appropriation of the debate held by the students during the development of the teaching unit. The data indicate that students had critical positions regarding the scientific production and managed to understand many aspects about the physics content, illustrating the potential of this pedagogical strategyZanotello, MarceloVelasco, Patrícia Del NeroAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deSilva, Wagner Moreira da2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723&midiaext=69919http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723&midiaext=69920Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76723porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-10T10:34:33Zoai:BDTD:76723Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-05-10T10:34:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
title A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
spellingShingle A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
Silva, Wagner Moreira da
FÍSICA CONTEMPORÂNEA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DEBATE
CONTEMPORARY PHYSICS
SCIENCE COMMUNICATION
DEBATES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
title_full A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
title_fullStr A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
title_full_unstemmed A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
title_sort A construção de debates com textos de divulgação científica : discursos sobre a física contemporânea no Ensino Médio
author Silva, Wagner Moreira da
author_facet Silva, Wagner Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanotello, Marcelo
Velasco, Patrícia Del Nero
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA CONTEMPORÂNEA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DEBATE
CONTEMPORARY PHYSICS
SCIENCE COMMUNICATION
DEBATES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FÍSICA CONTEMPORÂNEA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DEBATE
CONTEMPORARY PHYSICS
SCIENCE COMMUNICATION
DEBATES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Zanotello
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723&midiaext=69919
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76723&midiaext=69920
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502094846328832