O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Moreira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Velasco, Patrícia Del Nero, Zanotello, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33426
Resumo: Neste trabalho, analisamos o desenvolvimento de um debate escolar realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio acerca de temáticas científicas contemporâneas controversas, a partir da leitura de textos de divulgação científica. A organização do debate se deu conforme modelo específico que preconiza a realização de atividades prévias, entendidas como condição de produção para a construção de argumentos e sentidos. O registro audiovisual do debate, obtido no âmbito de uma pesquisa-ação, foi analisado qualitativamente segundo preceitos fundamentais da Lógica Informal. A análise revelou indícios de variedade de argumentos elaborados pelos estudantes ao defenderem seus posicionamentos, de contribuições ao desenvolvimento de certos aspectos cognitivos e de proficuidade em se trabalharem na escola a apropriação do gênero discursivo "debate" e conceitos básicos relacionados à capacidade argumentativa. This study analyzes the development of an academic debate about controversial contemporary scientific themes by students in the third year of high school. The debate was motivated by reading scientific divulgation texts. The organization of the debate occurred as a specific model that proposes previous activities, understood as conditions for the construction of arguments and senses. The audiovisual record of the debate was qualitatively analyzed according fundamental concepts of Informal Logic. The analysis revealed evidences of a variety of arguments conceived by students to defend their positions, contributions for the development of certain cognitive aspects, the importance of the genre "debate's" appropriation discursive and basic concepts related to argumentative capacity.
id UFMG-11_3878c8aabeba3618bdfa75c955cc6d40
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33426
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSESDebate; Argumentação; Textos de divulgação científica; Lógica informal.Neste trabalho, analisamos o desenvolvimento de um debate escolar realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio acerca de temáticas científicas contemporâneas controversas, a partir da leitura de textos de divulgação científica. A organização do debate se deu conforme modelo específico que preconiza a realização de atividades prévias, entendidas como condição de produção para a construção de argumentos e sentidos. O registro audiovisual do debate, obtido no âmbito de uma pesquisa-ação, foi analisado qualitativamente segundo preceitos fundamentais da Lógica Informal. A análise revelou indícios de variedade de argumentos elaborados pelos estudantes ao defenderem seus posicionamentos, de contribuições ao desenvolvimento de certos aspectos cognitivos e de proficuidade em se trabalharem na escola a apropriação do gênero discursivo "debate" e conceitos básicos relacionados à capacidade argumentativa. This study analyzes the development of an academic debate about controversial contemporary scientific themes by students in the third year of high school. The debate was motivated by reading scientific divulgation texts. The organization of the debate occurred as a specific model that proposes previous activities, understood as conditions for the construction of arguments and senses. The audiovisual record of the debate was qualitatively analyzed according fundamental concepts of Informal Logic. The analysis revealed evidences of a variety of arguments conceived by students to defend their positions, contributions for the development of certain cognitive aspects, the importance of the genre "debate's" appropriation discursive and basic concepts related to argumentative capacity.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3342610.1590/1983-21172016180205 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 2 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 2 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 2 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33426/26662Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Moreira da Velasco, Patrícia Del Nero Zanotello, Marcelo 2021-04-30T23:50:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33426Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:50:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
title O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
spellingShingle O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
Silva, Wagner Moreira da
Debate; Argumentação; Textos de divulgação científica; Lógica informal.
title_short O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
title_full O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
title_fullStr O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
title_full_unstemmed O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
title_sort O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: THE DEBATE UNDER THE INFORMAL LOGIC'S PERSPECTIVE: AN APPROACH TO ARGUMENTATION ANALYSIS IN SCIENCE CLASSES
author Silva, Wagner Moreira da
author_facet Silva, Wagner Moreira da
Velasco, Patrícia Del Nero
Zanotello, Marcelo
author_role author
author2 Velasco, Patrícia Del Nero
Zanotello, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Moreira da
Velasco, Patrícia Del Nero
Zanotello, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Debate; Argumentação; Textos de divulgação científica; Lógica informal.
topic Debate; Argumentação; Textos de divulgação científica; Lógica informal.
description Neste trabalho, analisamos o desenvolvimento de um debate escolar realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio acerca de temáticas científicas contemporâneas controversas, a partir da leitura de textos de divulgação científica. A organização do debate se deu conforme modelo específico que preconiza a realização de atividades prévias, entendidas como condição de produção para a construção de argumentos e sentidos. O registro audiovisual do debate, obtido no âmbito de uma pesquisa-ação, foi analisado qualitativamente segundo preceitos fundamentais da Lógica Informal. A análise revelou indícios de variedade de argumentos elaborados pelos estudantes ao defenderem seus posicionamentos, de contribuições ao desenvolvimento de certos aspectos cognitivos e de proficuidade em se trabalharem na escola a apropriação do gênero discursivo "debate" e conceitos básicos relacionados à capacidade argumentativa. This study analyzes the development of an academic debate about controversial contemporary scientific themes by students in the third year of high school. The debate was motivated by reading scientific divulgation texts. The organization of the debate occurred as a specific model that proposes previous activities, understood as conditions for the construction of arguments and senses. The audiovisual record of the debate was qualitatively analyzed according fundamental concepts of Informal Logic. The analysis revealed evidences of a variety of arguments conceived by students to defend their positions, contributions for the development of certain cognitive aspects, the importance of the genre "debate's" appropriation discursive and basic concepts related to argumentative capacity.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33426
10.1590/1983-21172016180205
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33426
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33426/26662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 2 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 2 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 2 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164125413376