Análise multicritérios para novos trens turísticos : construção de um modelo de análise para projetos no Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124391 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Silvia Helena Facciola Passarelli |
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Análise multicritérios para novos trens turísticos : construção de um modelo de análise para projetos no BrasilAHPTREM TURÍSTICOTURISMO FERROVIÁRIOPATRIMÔNIO FERROVIÁRIOTRANSPORTE FERROVIÁRIOANALYTICS HIERARCHY PROCESSTOURIST TRAINSRAILWAY HERITAGERAILWAY TOURISMRAILWAY TRANSPORTPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIOOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Silvia Helena Facciola PassarelliCoorientador: Dr. Eduardo Romero de OliveiraTese (doutorado ) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Planejamento E Gestão Do Território. São Bernardo do Campo, 2022Os trens turísticos estão inseridos nas atuais estratégias do poder público para preservação do patrimônio ferroviário brasileiro. No Governo Federal, as ações aparecem em diferentes órgãos e estão relacionadas à gestão dos bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), sendo a Cartilha para Proposição de Trens Turísticos (2010) o principal exemplo desta relação. Além das recomendações e apoio formal a este tipo de projeto, o incentivo é visto também no direcionamento de verbas do Ministério do Turismo. Neste contexto, cresce a oferta do Turismo Ferroviário e, em paralelo, o número de novos projetos. Por outro lado, não faltam exemplos de dificuldades de implantação, tal como morosidade nas obras, depreciação das infraestruturas e até dúvidas sobre a sobrevivência da atração turística. Esta contradição nos levou ao interesse pelos limites do trem turístico como um modelo de uso do patrimônio. Nossa hipótese é que as necessidades legais e operacionais do setor ferroviário são os elementos determinantes para a implantação de um novo projeto, maiores que o potencial turístico ou interesse de preservação. Nesta lógica, elaboramos um modelo para análise e suporte a tomada de decisões baseado no método AHP (analytic hierarchy process). Com base na legislação específica, selecionamos nove itens obrigatórios para a autorização de circulação de um trem turístico no Brasil. A análise dos fatores contou com a opinião de 20 especialistas e o auxílio do software Super Decisions. Definidos os parâmetros, no último capítulo apresentamos uma aplicação prática, analisamos três projetos com pedidos de autorização em andamento na ANTT. Entre os resultados destacamos a maior relevância dos itens operacionais e uma fragilidade na legislação que amplia o peso das decisões dos concessionários ferroviários. A aplicação do modelo antecede os estudos de viabilidade e poderá auxiliar o poder público no direcionamento de recursos.The tourist trains are part of current public policies for the preservation of Brazilian railway heritage. In addition to the recommendations and formal support for this type of project, the incentive is also seen in the allocation of funds from the Ministry of Tourism. In this context, the offer of Railway Tourism and, in parallel, the number of new projects grows. On the other hand, there is no lack of examples of implementation difficulties, such as delays in the works, depreciation of infrastructure and even doubts about the survival of the tourist attraction. This contradiction led us to interest in the limits of the tourist train as a model for the use of heritage. Our hypothesis is that the legal and operational needs of the railway sector are the determining elements for the implementation of a new project, greater than the tourist potential or interest in preservation. In this logic, we developed a model for analysis and decision-making support based on the AHP method (analytic hierarchy process). Based on specific legislation, we selected nine mandatory items for the authorization of a tourist train in Brazil. The analysis of the factors relied on the opinion of 20 experts and the help of the Super Decisions software. Having defined the parameters, in the last chapter we present a practical application, we analyze three projects with authorization requests in progress at ANTT. Among the results, we highlight the greater relevance of operational items and a weakness in the legislation that increases the weight of the decisions of railroad concessionaires. The application of the model precedes the feasibility studies and may help the government in directing resources.Passarelli, Silvia Helena FacciolaOliveira, Eduardo Romero deSilva, Gerardo AlbertoGhirardello, NilsonAllis, ThiagoUniversidade Federal do ABCMoraes, Ewerton Henrique de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf220 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124391http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124391&midiaext=80861Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124391porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-25T15:26:07Zoai:BDTD:124391Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-09-25T15:26:07Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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