Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila Germano dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ailton Paulode Oliveira Júnior
id UFBC_81c7497b93e22dc76da3f97b120c57a3
oai_identifier_str oai:BDTD:122074
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEMEDUCAÇÃO ESTATÍSTICAESTADO DA ARTERECURSOS TECNOLÓGICOSEncontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)STATISTICAL EDUCATIONTECHNOLOGICAL RESOURCESSTATE OF ARTPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Ailton Paulode Oliveira JúniorDissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC, Santo André, 2020.A pesquisa em Educação Estatística tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Estatística, da Probabilidade e da Análise Combinatória, em diferentes níveis de ensino. Para atingir seu objetivo, as pesquisas são desenvolvidas com recursos teórico-metodológicos de áreas afins tais como a Educação Matemática, a Psicologia, a Pedagogia, entre outras. Assim, para avaliar a evolução das pesquisas em Educação Estatística nos últimos trinta e três anos, objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa documental "estado da arte" para determinar a tendência da produção científica por meio da análise dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 1987 a 2019, principal evento da área de Educação Matemática. A produção científica será categorizada de acordo com: (1) Ano de publicação; (2) Conteúdo pesquisado; (3) Participante investigado; (4) Nível de escolaridade dos participantes da pesquisa; (5) Autores que mais publicam no ENEM; (6) Instituições de ensino que são referências no ENEM; (7) Classificação do Enfoque Metodológico segundo Cazorla, Kataoka e Silva, (2015). Ao analisar as publicações presentes nos anais do ENEM no período de 1987 a 2019, no tocante às propostas de aprendizagem que envolve o ensino de Estatística mediadas por recursos tecnológicos, essas foram agrupadas segundo sete tipos de tecnologias: (1) Objetos de aprendizagem; (2) Softwares; (3) Ambientes Virtuais de Aprendizagem; (4) Redes sociais; (5) Internet; (6) Linguagens de programação; (7) Google Drive. A partir deste levantamento, foram destacados alguns pontos para reflexão sobre os rumos da Educação Estatística no Brasil no principal evento nacional de Educação Matemática. As maiores contribuições das pesquisas são de autores que fazem parte do GT 12 (Educação Estatística) da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). Dos 294 trabalhos identificados com foco na Educação Estatística, encontramos 42 (14,29%) que fazem uso das tecnologias digitais educacionais, a favor do ensino -aprendizagem em sala de aula, que é considerado um índice baixo devido a era da tecnologia digital da qual vivemos hoje. Metade dos 42 trabalhos identificados neste estudo focaram somente em apresentar estratégias para avaliar como alunos dos diversos ciclos de formação educacional se relacionam com os recursos tecnológicos. A maioria dos trabalhos publicados foram desenvolvidos na área de Estatística com 26 (61,90%) trabalhos, correspondendo a mais da metade dos trabalhos publicados, nos mostrando o interesse pela Estatística como objeto de estudo dos pesquisadores. Parte dos trabalhos (17; 40,48%) são voltados exclusivamente ou conjugado a outros ciclos a estudos na Educação Superior sendo voltado a estudantes de Graduação (Ciências Sociais; Psicologia; Engenharia Mecânica, Produção e Agrimensura; Administração ou voltado para a formação de professores (Pedagogia e Matemática). E ainda destacamos que o recurso tecnológico mais utilizado são os softwares, tais como: planilhas eletrônicas (Excel e Calc do BrOffice); SPSS; Statistica; Minitab; Tinkerplots; Geogebra; Árbol; Sisvar; Tabletop. Por fim, consideramos que os resultados indicam que os recursos tecnológicos podem ampliar os limites da Educação Estatística, possibilitando explorações que favorecem a compreensão de conceitos e habilidades que envolvem o processo de análise de dados, em detrimento de aspectos algébricos e/ou puramente estruturais.Statistical Education research aims to investigate the teaching and learning process of content in Statistics, Probability and Combinatorial Analysis, at different levels of education. To achieve its objective, the research is developed with theoretical and methodological resources from related areas such as Mathematics Education, Psychology, Pedagogy, among others. Thus, in order to assess the evolution of research in Statistical Education in the last thirty-three years, the objective of this work, a documentary research "state of the art" was carried out to determine the trend of scientific production through the analysis of the annals of the National Meeting of Mathematical Education (ENEM) from 1987 to 2019, main event in the area of Mathematics Education. Scientific production will be categorized according to: (1) Year of publication; (2) Researched content; (3) Investigated participant; (4) Education level of the research participants; (5) Authors who publish the most on ENEM; (6) Educational institutions that are references in ENEM; (7) Classification of the Methodological Approach according to Cazorla, Kataoka and Silva, (2015). When analyzing the publications present in the annals of ENEM from 1987 to 2019, with regard to the learning proposals that involve the teaching of Statistics mediated by technological resources, these were grouped according to seven types of technologies: (1) Learning objects; (2) Software; (3) Virtual Learning Environments; (4) Social networks; (5) Internet; (6) Programming languages; (7) Google Drive. From this survey, some points were highlighted for reflection on the direction of Statistical Education in Brazil in the main national event of Mathematical Education. The greatest contributions of the research are from authors who are part of the GT 12 (Statistical Education) of SBEM (Brazilian Society of Mathematical Education). Of the 294 studies identified with a focus on Statistical Education, we found 42 (14.29%) that use educational digital technologies, in favor of teaching learning-learning in the classroom, which is considered a low index due to the era of digital technology of which we live today. Half of the 42 works identified in this study focused only on presenting strategies for or evaluating how students from different educational training cycles relate to technological resources. Most of the published works were developed in the Statistics area with 26 (61.90%) works, corresponding to more than half of the published works, shows us the interest in Statistics as an object of study by researchers. Part of the works (17; 40.48%) are exclusively or in conjunction with other cycles for studies in Higher Education and are aimed at Undergraduate students (Social Sciences; Psychology; Mechanical Engineering, Production and Surveying; Administration or aimed at the formation of teachers (Pedagogy and Mathematics). And we also highlight that the most used technological resource is software, such as: electronic spreadsheets (Excel and BrOffice Calc); SPSS; Statistica; Minitab; Tinkerplots; Geogebra; Árbol; Sisvar; Tabletop. Finally, we consider that the results indicate that technological resources can expand the limits of Statistical Education, enabling explorations that favor the understanding of concepts and skills that involve the data analysis process, in detriment of algebraic and / or purely structural aspects.Oliveira Júnior, Ailton Paulo deGoulart, AmariAguiar, MarciaSantos, Priscila Germano dos2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074&midiaext=79108http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074&midiaext=79136Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122074porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-07T09:56:59Zoai:BDTD:122074Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-05-07T09:56:59Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
title Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
spellingShingle Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
Santos, Priscila Germano dos
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
ESTADO DA ARTE
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
STATISTICAL EDUCATION
TECHNOLOGICAL RESOURCES
STATE OF ART
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
title_full Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
title_fullStr Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
title_full_unstemmed Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
title_sort Mapeamento da utlização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
author Santos, Priscila Germano dos
author_facet Santos, Priscila Germano dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Goulart, Amari
Aguiar, Marcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Priscila Germano dos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
ESTADO DA ARTE
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
STATISTICAL EDUCATION
TECHNOLOGICAL RESOURCES
STATE OF ART
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
ESTADO DA ARTE
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
STATISTICAL EDUCATION
TECHNOLOGICAL RESOURCES
STATE OF ART
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Ailton Paulode Oliveira Júnior
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074&midiaext=79108
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122074&midiaext=79136
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106857766912