Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Angelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003).
id UFF-2_b08a71a0e93167e73d056c3cf2d64094
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25100
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015ENEMensino de estatísticapensamento estatísticoletramento estatísticoMatemáticaENEMstatistical educationstatistical thinkingstatistical literacyO presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003).This work aims to show how it is being assessed the Statistical Education through the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) from 2009 to 2015, from the perspective of construction of Thought and Statistical Literacy. This paper presents a brief history summary of ENEM, its constitution and contents that are covered under the Matrizes de Referência (BRAZIL, 2009). Exposes a theoretical analysis of the thought and Statistical Literacy according to ALMEIDA (2008) and GAL (2002), which parameter serves to evaluate and analyze the statistic contents present in ENEM in parallel with the content contained in the main documents that guide the Statistics Teaching in brazilian High School. Moreover, the considerations are presented about the analyzes of ENEM issues that exhibit statistical content, classifying them according to the scores outlined by the author taking into account the levels of thinking and Statistical Literacy defined by Callingham and Watson (2003).64 f.Souza, Fabiano dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0468143359513798Dias, Marcelo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781Pereira, Vinícius Mendes Coutohttp://lattes.cnpq.br/8604645387488582http://lattes.cnpq.br/7603763633035787Pereira, Fernanda Angelo2022-05-30T17:00:01Z2022-05-30T17:00:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-30T17:00:04Zoai:app.uff.br:1/25100Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-30T17:00:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
title Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
spellingShingle Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
Pereira, Fernanda Angelo
ENEM
ensino de estatística
pensamento estatístico
letramento estatístico
Matemática
ENEM
statistical education
statistical thinking
statistical literacy
title_short Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
title_full Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
title_fullStr Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
title_full_unstemmed Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
title_sort Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
author Pereira, Fernanda Angelo
author_facet Pereira, Fernanda Angelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Fabiano dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0468143359513798
Dias, Marcelo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0560856679400781
Pereira, Vinícius Mendes Couto
http://lattes.cnpq.br/8604645387488582
http://lattes.cnpq.br/7603763633035787
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
ensino de estatística
pensamento estatístico
letramento estatístico
Matemática
ENEM
statistical education
statistical thinking
statistical literacy
topic ENEM
ensino de estatística
pensamento estatístico
letramento estatístico
Matemática
ENEM
statistical education
statistical thinking
statistical literacy
description O presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-05-30T17:00:01Z
2022-05-30T17:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100
identifier_str_mv PEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053611049549824