Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003). |
id |
UFF-2_b08a71a0e93167e73d056c3cf2d64094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25100 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015ENEMensino de estatísticapensamento estatísticoletramento estatísticoMatemáticaENEMstatistical educationstatistical thinkingstatistical literacyO presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003).This work aims to show how it is being assessed the Statistical Education through the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) from 2009 to 2015, from the perspective of construction of Thought and Statistical Literacy. This paper presents a brief history summary of ENEM, its constitution and contents that are covered under the Matrizes de Referência (BRAZIL, 2009). Exposes a theoretical analysis of the thought and Statistical Literacy according to ALMEIDA (2008) and GAL (2002), which parameter serves to evaluate and analyze the statistic contents present in ENEM in parallel with the content contained in the main documents that guide the Statistics Teaching in brazilian High School. Moreover, the considerations are presented about the analyzes of ENEM issues that exhibit statistical content, classifying them according to the scores outlined by the author taking into account the levels of thinking and Statistical Literacy defined by Callingham and Watson (2003).64 f.Souza, Fabiano dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0468143359513798Dias, Marcelo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781Pereira, Vinícius Mendes Coutohttp://lattes.cnpq.br/8604645387488582http://lattes.cnpq.br/7603763633035787Pereira, Fernanda Angelo2022-05-30T17:00:01Z2022-05-30T17:00:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-30T17:00:04Zoai:app.uff.br:1/25100Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-30T17:00:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
title |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
spellingShingle |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 Pereira, Fernanda Angelo ENEM ensino de estatística pensamento estatístico letramento estatístico Matemática ENEM statistical education statistical thinking statistical literacy |
title_short |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
title_full |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
title_fullStr |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
title_full_unstemmed |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
title_sort |
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015 |
author |
Pereira, Fernanda Angelo |
author_facet |
Pereira, Fernanda Angelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Fabiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0468143359513798 Dias, Marcelo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0560856679400781 Pereira, Vinícius Mendes Couto http://lattes.cnpq.br/8604645387488582 http://lattes.cnpq.br/7603763633035787 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Angelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENEM ensino de estatística pensamento estatístico letramento estatístico Matemática ENEM statistical education statistical thinking statistical literacy |
topic |
ENEM ensino de estatística pensamento estatístico letramento estatístico Matemática ENEM statistical education statistical thinking statistical literacy |
description |
O presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-05-30T17:00:01Z 2022-05-30T17:00:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Fernanda Angelo. Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053611049549824 |