Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha |
id |
UFBC_8f717c8537e84e891234d838bd9f9075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:118887 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis AESTADO DA ARTEARTIGOENSINO DE QUÍMICAREFLEXÃO LATOURIANASTATE OF THE ARTARTICLESCHEMISTRY TEACHINGLATOURIAN REFLECTIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues CunhaCoorientador: Prof. Dr. Leonardo José SteilTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, Santo André, 2019.Este trabalho tem como finalidade caracterizar e identificar as pesquisas sobre Química dos periódicos nacionais em Ensino de Ciências no período de 2007 a 2016. O cenário para a pesquisa foram quatro revistas que apresentam Qualis A pela CAPES: Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Foram analisados 184 artigos, considerando os seguintes aspectos: número de autores por publicação, objetos investigados, parcerias nas publicações, regiões geográficas, unidades federativas, instituições, focos temáticos. Aspectos sociológicos dessa produção, no contexto latouriano, como agências de fomento, rede de aliados, autocitações e referências bibliográficas foram investigadas. Entre os principais resultados: a predominância de dois autores por artigo; o professor de Educação Básica foi o objeto mais investigado; as parcerias predominantes são entre autores de universidades federais. A região geográfica com maior expressividade é a Sudeste e o Estado de São Paulo, o principal detentor dessa produção científica. A Universidade de São Paulo é a que mais contribui nas publicações e o foco temático ligado a "ensino com enfoque no professor", o preponderante. No contexto latouriano, verificou-se que o CNPq é a principal agência de fomento nas pesquisas; que autores de universidades federais são os mais fazem colaborações em publicações com os da Universidade de São Paulo. A autocitação foi um recurso retórico usado de forma expressiva e os artigos foram às referências bibliográficas mais utilizadas por pesquisadores na área de Ensino de Química para dar fortalecimento e credibilidade às suas próprias publicações. O periódico mais citado foi Enseñanza de las Ciencias. Nessa perspectiva, a presente tese foi desenvolvida tendo em vista a contribuição sobre a realidade e as tendências de pesquisas de Ensino de Química no País.This work aims to characterize and identify the research on Chemistry of Brazilian journals in Science Teaching from 2007 to 2016. The scenario for the research were four journals that present CAPES Qualis A: Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências; and Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. In total, 184 articles were analyzed, considering the following aspects: number of authors per publication, investigated objects, partnerships in publications, geographic regions, federative units, institutions, thematic focus. Sociological aspects of this production, in the Latourian context, such as funding agencies, allies network, self-citations and bibliographical references were investigated. The main results included: the predominance of two authors per article; the most investigated object was the teacher of Basic Education; the predominant partnerships are among authors of federal universities. The most expressive geographical region is the Southeast and the State of São Paulo, the main holder of this scientific production. The University of São Paulo is the one that contributes most in the publications and the thematic focus related to "teaching focused on the teacher", the preponderant. In the Latourian context, it was verified that CNPq is the main research funding agency; that authors from federal universities are more contributors to publications with those from the University of São Paulo. Self-citation was a rhetorical expedient used expressively and the articles were the most used bibliographical references, by researchers in the area of Teaching Chemistry to give strength and credibility to their own publications. The most cited journal was Enseñanza de las Ciencias. In this perspective, the present thesis was developed with the purpose of contributing on the reality and research on Chemistry Teaching trends in Brazil.Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira RodriguesSteil, Leonardo JoséRibeiro, Anderson OrzariBaldinato, José OtávioAntônio, Leonardo SiqueiraOliveira, Hueder Paulo Moisés deOliveira, Iara Terra de2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf154 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77732http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77733Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118887porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T15:56:01Zoai:BDTD:118887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-21T15:56:01Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
title |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
spellingShingle |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A Oliveira, Iara Terra de ESTADO DA ARTE ARTIGO ENSINO DE QUÍMICA REFLEXÃO LATOURIANA STATE OF THE ART ARTICLES CHEMISTRY TEACHING LATOURIAN REFLECTION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC |
title_short |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
title_full |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
title_fullStr |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
title_full_unstemmed |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
title_sort |
Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A |
author |
Oliveira, Iara Terra de |
author_facet |
Oliveira, Iara Terra de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Steil, Leonardo José Ribeiro, Anderson Orzari Baldinato, José Otávio Antônio, Leonardo Siqueira Oliveira, Hueder Paulo Moisés de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Iara Terra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESTADO DA ARTE ARTIGO ENSINO DE QUÍMICA REFLEXÃO LATOURIANA STATE OF THE ART ARTICLES CHEMISTRY TEACHING LATOURIAN REFLECTION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC |
topic |
ESTADO DA ARTE ARTIGO ENSINO DE QUÍMICA REFLEXÃO LATOURIANA STATE OF THE ART ARTICLES CHEMISTRY TEACHING LATOURIAN REFLECTION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77732 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77733 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 154 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502104096866304 |