Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Iara Terra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha
id UFBC_8f717c8537e84e891234d838bd9f9075
oai_identifier_str oai:BDTD:118887
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis AESTADO DA ARTEARTIGOENSINO DE QUÍMICAREFLEXÃO LATOURIANASTATE OF THE ARTARTICLESCHEMISTRY TEACHINGLATOURIAN REFLECTIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues CunhaCoorientador: Prof. Dr. Leonardo José SteilTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, Santo André, 2019.Este trabalho tem como finalidade caracterizar e identificar as pesquisas sobre Química dos periódicos nacionais em Ensino de Ciências no período de 2007 a 2016. O cenário para a pesquisa foram quatro revistas que apresentam Qualis A pela CAPES: Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Foram analisados 184 artigos, considerando os seguintes aspectos: número de autores por publicação, objetos investigados, parcerias nas publicações, regiões geográficas, unidades federativas, instituições, focos temáticos. Aspectos sociológicos dessa produção, no contexto latouriano, como agências de fomento, rede de aliados, autocitações e referências bibliográficas foram investigadas. Entre os principais resultados: a predominância de dois autores por artigo; o professor de Educação Básica foi o objeto mais investigado; as parcerias predominantes são entre autores de universidades federais. A região geográfica com maior expressividade é a Sudeste e o Estado de São Paulo, o principal detentor dessa produção científica. A Universidade de São Paulo é a que mais contribui nas publicações e o foco temático ligado a "ensino com enfoque no professor", o preponderante. No contexto latouriano, verificou-se que o CNPq é a principal agência de fomento nas pesquisas; que autores de universidades federais são os mais fazem colaborações em publicações com os da Universidade de São Paulo. A autocitação foi um recurso retórico usado de forma expressiva e os artigos foram às referências bibliográficas mais utilizadas por pesquisadores na área de Ensino de Química para dar fortalecimento e credibilidade às suas próprias publicações. O periódico mais citado foi Enseñanza de las Ciencias. Nessa perspectiva, a presente tese foi desenvolvida tendo em vista a contribuição sobre a realidade e as tendências de pesquisas de Ensino de Química no País.This work aims to characterize and identify the research on Chemistry of Brazilian journals in Science Teaching from 2007 to 2016. The scenario for the research were four journals that present CAPES Qualis A: Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências; and Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. In total, 184 articles were analyzed, considering the following aspects: number of authors per publication, investigated objects, partnerships in publications, geographic regions, federative units, institutions, thematic focus. Sociological aspects of this production, in the Latourian context, such as funding agencies, allies network, self-citations and bibliographical references were investigated. The main results included: the predominance of two authors per article; the most investigated object was the teacher of Basic Education; the predominant partnerships are among authors of federal universities. The most expressive geographical region is the Southeast and the State of São Paulo, the main holder of this scientific production. The University of São Paulo is the one that contributes most in the publications and the thematic focus related to "teaching focused on the teacher", the preponderant. In the Latourian context, it was verified that CNPq is the main research funding agency; that authors from federal universities are more contributors to publications with those from the University of São Paulo. Self-citation was a rhetorical expedient used expressively and the articles were the most used bibliographical references, by researchers in the area of Teaching Chemistry to give strength and credibility to their own publications. The most cited journal was Enseñanza de las Ciencias. In this perspective, the present thesis was developed with the purpose of contributing on the reality and research on Chemistry Teaching trends in Brazil.Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira RodriguesSteil, Leonardo JoséRibeiro, Anderson OrzariBaldinato, José OtávioAntônio, Leonardo SiqueiraOliveira, Hueder Paulo Moisés deOliveira, Iara Terra de2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf154 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77732http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77733Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118887porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T15:56:01Zoai:BDTD:118887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-21T15:56:01Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
title Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
spellingShingle Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
Oliveira, Iara Terra de
ESTADO DA ARTE
ARTIGO
ENSINO DE QUÍMICA
REFLEXÃO LATOURIANA
STATE OF THE ART
ARTICLES
CHEMISTRY TEACHING
LATOURIAN REFLECTION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
title_short Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
title_full Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
title_fullStr Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
title_full_unstemmed Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
title_sort Panorama e reflexão latouriana das publicações sobre química nas revistas nacionais de ensino de ciências Qualis A
author Oliveira, Iara Terra de
author_facet Oliveira, Iara Terra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues
Steil, Leonardo José
Ribeiro, Anderson Orzari
Baldinato, José Otávio
Antônio, Leonardo Siqueira
Oliveira, Hueder Paulo Moisés de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Iara Terra de
dc.subject.por.fl_str_mv ESTADO DA ARTE
ARTIGO
ENSINO DE QUÍMICA
REFLEXÃO LATOURIANA
STATE OF THE ART
ARTICLES
CHEMISTRY TEACHING
LATOURIAN REFLECTION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
topic ESTADO DA ARTE
ARTIGO
ENSINO DE QUÍMICA
REFLEXÃO LATOURIANA
STATE OF THE ART
ARTICLES
CHEMISTRY TEACHING
LATOURIAN REFLECTION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77732
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118887&midiaext=77733
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
154 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502104096866304