Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchioni, Bianca Delpino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740
Resumo: Orientadora: Professora Dra. Silvia Cristina Dotta
id UFBC_9b87f17690b90ebfff5328aa46ea46ec
oai_identifier_str oai:BDTD:105740
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídiaWEBCONFERÊNCIAAPRENDIZAGEM DIALÓGICAANÁLISE DO DISCURSOWEB CONFERENCINGDIALOGIC LEARNINGDISCOURSE ANALYSISPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Professora Dra. Silvia Cristina DottaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2016.O presente trabalho tem por objetivo analisar a ocorrência da aprendizagem dialógica no ambiente de webconferência multimodal e multimídia, já que as TICs se fazem cada vez mais presentes no contexto educacional. Além disso, uma preocupação com aulas virtuais que promovam a aprendizagem efetiva através da interação entre os envolvidos é latente a este trabalho. A partir de corpus constituído por aulas síncronas realizadas na disciplina EaD e Novas Tecnologias da ofertada às licenciaturas da Universidade Federal do ABC durante o ano de 2012, investigamos, através de análise do discurso crítica, se a linguagem da multimodalidade expressa via áudio/chat nesta tecnologia possibilita maior interação discursiva na sala de aula e, consequentemente, a aprendizagem dialógica entre os sujeitos, tornando as aulas ministradas no ambiente mais colaborativas e interativas na construção do conhecimento.This MA thesis aims at analyzing dialogic learning in a multimodal and multimedia web conferencing environment, as ICT is often present in contemporary educational contexts. A great concern with virtual learning practices that promote effective learning through interaction between those involved in it underlies this work. Data is based on synchronous classes recorded from an undergraduate course for future teachers at Universidade Federal do ABC in 2012. The course is entitled: Distance learning and new technologies. By using discourse analysis as a method, this work questions whether multimodal speech delivered via audio/chat is a possibility for greater discursive interaction in classes bringing out dialogic learning as an outcome.Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaAndre, Claudio FernandoSilveira, Ismar FrangoMarchioni, Bianca Delpino2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf160 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740&midiaext=74138http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740&midiaext=74137Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=105740porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:05:48Zoai:BDTD:105740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:05:48Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
title Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
spellingShingle Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
Marchioni, Bianca Delpino
WEBCONFERÊNCIA
APRENDIZAGEM DIALÓGICA
ANÁLISE DO DISCURSO
WEB CONFERENCING
DIALOGIC LEARNING
DISCOURSE ANALYSIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
title_short Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
title_full Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
title_fullStr Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
title_full_unstemmed Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
title_sort Aprendizagem dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
author Marchioni, Bianca Delpino
author_facet Marchioni, Bianca Delpino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)
Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha
Andre, Claudio Fernando
Silveira, Ismar Frango
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchioni, Bianca Delpino
dc.subject.por.fl_str_mv WEBCONFERÊNCIA
APRENDIZAGEM DIALÓGICA
ANÁLISE DO DISCURSO
WEB CONFERENCING
DIALOGIC LEARNING
DISCOURSE ANALYSIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
topic WEBCONFERÊNCIA
APRENDIZAGEM DIALÓGICA
ANÁLISE DO DISCURSO
WEB CONFERENCING
DIALOGIC LEARNING
DISCOURSE ANALYSIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
description Orientadora: Professora Dra. Silvia Cristina Dotta
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740&midiaext=74138
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105740&midiaext=74137
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=105740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
160 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263941561745408