Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894 |
Resumo: | Orientadora: Graciella Watanabe |
id |
UFBC_a2dafe140074a5a76245bc06874f04e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:121894 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aulaENSINO DE FÍSICANARRATIVASJEROME BRUNEROBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOSGASTON BACHELARDMECÂNICA QUÂNTICAQUANTIZAÇÃOPHYSICS EDUCATIONNARRATIVESEPISTEMOLOGICAL OBSTACLESQUANTUM THEORYQUANTIZATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Graciella WatanabeDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Santo André, 2020.A inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em nível médio é advogada por um número cada vez maior de acadêmicos que refletem sobre a prática docente vinculada à dita disciplina (PEREIRA 2009 constitui ótimo exemplo de revisão bibliográfica sobre as diversas aproximações conduzidas). Entretanto, as dificuldades estruturais - que se iniciam na abstração do próprio conteúdo, perpassam pela formação do professor e desembocam nas falhas e/ou faltas constatadas na fundamentação conceitual dos alunos - constituem, enquanto conjunto, forte fator desencorajador ante a opção pela abordagem desta temática. Visando colaborar para a formação de elementos estruturantes que acomodem, adequadamente, os revolucionários conceitos quânticos nos esquemas essencialmente clássicos de articulação cognitiva de alunos e professores, o presente trabalho pretende organizar, por meio de uma série de narrativas, um introito à Física Quântica que seja capaz de, interagindo diretamente com o leitor destinatário, identificar imperfeições e/ou lacunas conceituais, corrigi-las dinamicamente e oferecer uma visão honesta do processo de construção científica, tipicamente deturpado em sala de aula - pela atuação indireta do programa conteudista de ensino. Como referencial teórico admitido para sustentar e desenvolver o potencial das narrativas como veículos do processo de ensino-aprendizagem, este trabalho considerará o trabalho do psicólogo estadunidense Jerome Bruner que, na fase final de sua vida, dedicou-se exaustivamente à investigação dos esquemas narrativos e da sua influência no pensamento humano, especialmente como o ser humano neles se apoia para conferir forma às suas experiências e, portanto, para comunicar situações de aprendizagem. Paralelamente, para inspirar uma análise crítica dos desvios técnicos e conceituais constatados, os textos (contos, em sentido mais estrito, denominados "Um conto, um quantum - narrativas discretas sobre os primeiros passos da Teoria Quântica") apoiar-se-ão na ideia de obstáculos epistemológicos, tais como sugeridas originariamente pelo filósofo e epistemólogo francês Gaston Bachelard e adaptadas, em versão pedagógica, por outros autores (PESSANHA e PIETROCOLA, 2013). De início, intenciona-se proporcionar, aqui, uma visão condensada dos referenciais teóricos para que se possa prosseguir com uma descrição mais adequada das narrativas e dos resultados advindos de uma primeira aplicação deste material. Estes resultados serão devidamente comentados nas conclusões, acompanhados de uma análise que refaz, criticamente, toda a elaboração e condução da dita proposta.The insertion of topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) at medium level is advocated by an increasing number of academics who reflect on the teaching practice linked to this discipline (PEREIRA 2009 is a great example of a bibliographical review of the various approaches conducted). However, the structural difficulties - which begin with the abstraction of the content itself, permeate the teacher's formation and lead to the flaws and/or shortcomings found in the students' conceptual foundation - constitute, as a whole, a strong discouraging factor in opting for the approach of this theme. Aiming to contribute to the formation of structuring elements that adequately accommodate the revolutionary quantum concepts in the essentially classical schemes of cognitive articulation of students and teachers, the present work intends to organize, through a series of narratives, an introite to Quantum Physics that, by interacting directly with the target reader, is able to identify imperfections and/or conceptual gaps, to correct them dynamically and to offer an honest view of the process of scientific construction, typically distorted in the classroom - by the indirect action of the "content teaching program". As a theoretical framework accepted to support and develop the potential of narratives as vehicles of the teaching-learning process, this thesis will consider the work of the American psychologist Jerome Bruner, who, in the final phase of his life, devoted himself exhaustively to the investigation of narrative schemes and their influence on human thinking, especially how the human being relies on them to shape their experiences and thus to communicate learning situations. At the same time, to inspire a critical analysis of the technical and conceptual deviations found, the texts (narratives, in the strictest sense, called "A tale, a quantum - discrete narratives about the first steps of Quantum Theory") will be based on the idea of epistemological obstacles, as originally suggested by the French philosopher and epistemologist Gaston Bachelard and adapted, in pedagogical version, by other authors (PESSANHA and PIETROCOLA, 2013). At first, it is intended here to provide a condensed view of the theoretical frameworks so that we can proceed with a more adequate description of the narratives and results arising from a first application of this material. These results will be duly commented on in the conclusions, accompanied by an analysis that critically redo the elaboration and conduct of the proposal.Watanabe, GraciellaAlbuquerque, Bruno Maurício Batista deSilva, Cristiane Jahnke Fiorini daBrockington, José Guilherme de Oliveira2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894&midiaext=78746http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894&midiaext=78747Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121894porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T17:13:41Zoai:BDTD:121894Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-10-22T17:13:41Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
title |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
spellingShingle |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula Albuquerque, Bruno Maurício Batista de ENSINO DE FÍSICA NARRATIVAS JEROME BRUNER OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS GASTON BACHELARD MECÂNICA QUÂNTICA QUANTIZAÇÃO PHYSICS EDUCATION NARRATIVES EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES QUANTUM THEORY QUANTIZATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
title_full |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
title_fullStr |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
title_sort |
Um conto, um quantum : investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da teoria quântica em sala de aula |
author |
Albuquerque, Bruno Maurício Batista de |
author_facet |
Albuquerque, Bruno Maurício Batista de Silva, Cristiane Jahnke Fiorini da Brockington, José Guilherme de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristiane Jahnke Fiorini da Brockington, José Guilherme de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Graciella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Bruno Maurício Batista de Silva, Cristiane Jahnke Fiorini da Brockington, José Guilherme de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA NARRATIVAS JEROME BRUNER OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS GASTON BACHELARD MECÂNICA QUÂNTICA QUANTIZAÇÃO PHYSICS EDUCATION NARRATIVES EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES QUANTUM THEORY QUANTIZATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
ENSINO DE FÍSICA NARRATIVAS JEROME BRUNER OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS GASTON BACHELARD MECÂNICA QUÂNTICA QUANTIZAÇÃO PHYSICS EDUCATION NARRATIVES EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES QUANTUM THEORY QUANTIZATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientadora: Graciella Watanabe |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894&midiaext=78746 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121894&midiaext=78747 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 190 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263953123344384 |