As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim |
id |
UFBC_a6f741c7c6a1ff85bfc1831ae3ece761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:106016 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABCENSINO CONTEXTUALIZADOLICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABCESTUDO DE CASOCONTEXTUALIZED TEACHINGUFABC CHEMISTRY GRADUATIONCASE STUDYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Márcia Helena AlvimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.Nessa pesquisa são analisadas as noções de contextualização do ensino de química que aparecem nos documentos oficiais bem como o atual discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC. Para tanto foram analisados os documentos que regem o curso de Licenciatura em Química da UFABC [Projeto Pedagógico da UFABC (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (2001), Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da UFABC (2015) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (2015)] e as noções de contextualização do ensino encontrados nesses documentos foram comparadas às respostas que os professores deram a questionários objetivos e entrevistas semiestruturadas aplicados a eles com o intuito de garimpar aspectos de seus pensamentos e práticas. Espera-se com essa pesquisa discutir a polissemia do conceito de contextualização do ensino nos referenciais teóricos, nos documentos oficiais e no pensamento dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC. A pesquisa enquadra-se no perfil de um estudo de caso e teve caráter majoritariamente qualitativo. Foi utilizada a análise de conteúdo como recurso teórico-metodológico predominante para o tratamento do material coletado (respostas de questionários objetivos e entrevistas semiestruturadas).In this research it is analysed the contextualization of Chemistry teaching that appears in the official documents as well as the currently UFABC teachers' speech of the chemistry graduation course. Therefore, the official documents that rule the UFABC Chemistry Graduation course were analysed [UFABC Pedagogical Project (2006), Nacional Curricular Guidelines for the Chemistry Courses (2001), Pedagogical Project of the UFABC Chemistry Graduation course (2015), Nacional Curricular Guidelines for the initial formation in upper levels (2015)]. The teaching contextualization found in these documents were compared to the answers that the teachers gave to objective questionnaires and semi-structured interviews applied to them in order to appraise aspects of theirs thougths and pratices. It is expected with this research to discuss the polysemy of the teaching contextualization concept in the theoretical references and in the teachers' of UFABC teachers of Chemistry Graduation course thougth. The research fits the profile of a case study and had a predominantly qualitative character. The content analysis was used as the predominant theoretical-methodological resource for the treatment of the collected material (objective questionnaires and semi-structured interviews answers).Alvim, Márcia HelenaMoura, Breno ArsioliMartorano, Simone Alves de AssisOrfão, Luciano Gomes2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74261http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74262Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106016porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T14:31:31Zoai:BDTD:106016Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-08-22T14:31:31Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
title |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
spellingShingle |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC Orfão, Luciano Gomes ENSINO CONTEXTUALIZADO LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC ESTUDO DE CASO CONTEXTUALIZED TEACHING UFABC CHEMISTRY GRADUATION CASE STUDY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
title_full |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
title_fullStr |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
title_full_unstemmed |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
title_sort |
As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC |
author |
Orfão, Luciano Gomes |
author_facet |
Orfão, Luciano Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alvim, Márcia Helena Moura, Breno Arsioli Martorano, Simone Alves de Assis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orfão, Luciano Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO CONTEXTUALIZADO LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC ESTUDO DE CASO CONTEXTUALIZED TEACHING UFABC CHEMISTRY GRADUATION CASE STUDY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
ENSINO CONTEXTUALIZADO LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC ESTUDO DE CASO CONTEXTUALIZED TEACHING UFABC CHEMISTRY GRADUATION CASE STUDY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74261 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74262 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 192 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263941659262976 |