As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orfão, Luciano Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim
id UFBC_a6f741c7c6a1ff85bfc1831ae3ece761
oai_identifier_str oai:BDTD:106016
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABCENSINO CONTEXTUALIZADOLICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABCESTUDO DE CASOCONTEXTUALIZED TEACHINGUFABC CHEMISTRY GRADUATIONCASE STUDYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Márcia Helena AlvimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.Nessa pesquisa são analisadas as noções de contextualização do ensino de química que aparecem nos documentos oficiais bem como o atual discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC. Para tanto foram analisados os documentos que regem o curso de Licenciatura em Química da UFABC [Projeto Pedagógico da UFABC (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (2001), Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da UFABC (2015) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (2015)] e as noções de contextualização do ensino encontrados nesses documentos foram comparadas às respostas que os professores deram a questionários objetivos e entrevistas semiestruturadas aplicados a eles com o intuito de garimpar aspectos de seus pensamentos e práticas. Espera-se com essa pesquisa discutir a polissemia do conceito de contextualização do ensino nos referenciais teóricos, nos documentos oficiais e no pensamento dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC. A pesquisa enquadra-se no perfil de um estudo de caso e teve caráter majoritariamente qualitativo. Foi utilizada a análise de conteúdo como recurso teórico-metodológico predominante para o tratamento do material coletado (respostas de questionários objetivos e entrevistas semiestruturadas).In this research it is analysed the contextualization of Chemistry teaching that appears in the official documents as well as the currently UFABC teachers' speech of the chemistry graduation course. Therefore, the official documents that rule the UFABC Chemistry Graduation course were analysed [UFABC Pedagogical Project (2006), Nacional Curricular Guidelines for the Chemistry Courses (2001), Pedagogical Project of the UFABC Chemistry Graduation course (2015), Nacional Curricular Guidelines for the initial formation in upper levels (2015)]. The teaching contextualization found in these documents were compared to the answers that the teachers gave to objective questionnaires and semi-structured interviews applied to them in order to appraise aspects of theirs thougths and pratices. It is expected with this research to discuss the polysemy of the teaching contextualization concept in the theoretical references and in the teachers' of UFABC teachers of Chemistry Graduation course thougth. The research fits the profile of a case study and had a predominantly qualitative character. The content analysis was used as the predominant theoretical-methodological resource for the treatment of the collected material (objective questionnaires and semi-structured interviews answers).Alvim, Márcia HelenaMoura, Breno ArsioliMartorano, Simone Alves de AssisOrfão, Luciano Gomes2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74261http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74262Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106016porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T14:31:31Zoai:BDTD:106016Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-08-22T14:31:31Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
title As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
spellingShingle As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
Orfão, Luciano Gomes
ENSINO CONTEXTUALIZADO
LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC
ESTUDO DE CASO
CONTEXTUALIZED TEACHING
UFABC CHEMISTRY GRADUATION
CASE STUDY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
title_full As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
title_fullStr As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
title_full_unstemmed As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
title_sort As diferentes noções de contextualização do ensino no discurso dos professores do curso de Licenciatura em Química da UFABC
author Orfão, Luciano Gomes
author_facet Orfão, Luciano Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvim, Márcia Helena
Moura, Breno Arsioli
Martorano, Simone Alves de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Orfão, Luciano Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO CONTEXTUALIZADO
LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC
ESTUDO DE CASO
CONTEXTUALIZED TEACHING
UFABC CHEMISTRY GRADUATION
CASE STUDY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic ENSINO CONTEXTUALIZADO
LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC
ESTUDO DE CASO
CONTEXTUALIZED TEACHING
UFABC CHEMISTRY GRADUATION
CASE STUDY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74261
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106016&midiaext=74262
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
192 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263941659262976