Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julio Cesar Delfino de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124346
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Rocamora Paszko
id UFBC_a8f4241b86d07c13d8cd1becab938e2e
oai_identifier_str oai:BDTD:124346
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicosSOCIOCULTURALMETODOLOGIA ATIVAENSINO DE FÍSICA3MPCOR E BRILHO DAS ESTRELASACTIVE METHODOLOGYPHYSICS TEACHINGCOLOR AND BRIGHTNESS OF THE STARSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Ricardo Rocamora PaszkoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2022.Este trabalho teve o objetivo de aplicar a metodologia dos três momentos pedagógicos em aulas de Física para verificar se existe mais engajamento e melhor aprendizado. Está apoiado na Teoria Sociocultural, e tem como tema as ondas eletromagnéticas e o espectro eletromagnético. Utilizamos o tema disparador a cor e o brilho das estrelas no primeiro momento pedagógico, organizamos o conhecimento sobre ondas eletromagnéticas no segundo momento utilizando metodologias ativas e, no terceiro momento observamos o espectro, suas faixas de frequências e utilizações das ondas conforme posicionamento de frequências e aplicações cotidianas e tecnológicas. Tentamos fazer uma discussão qualitativa a respeito dos resultados observando a aplicação de forma hibrida. Discutimos os resultados e as dificuldades de aplicação para cada momento pedagógico, bem como, apresentamos a discussão e os resultados de duas avaliações importantes, a diagnóstica e a formativa bimestral. Este trabalho foi aplicado para alunos do 2º ano de escola privada quando a proposta seria da aplicação para 3º ano de escola pública e noturna.This work aimed to apply the methodology of the three pedagogical moments in physics classes to verify if there is more engagement and better learning. It is based on the Sociocultural Theory, and its theme is electromagnetic waves and the electromagnetic spectrum. We used the trigger theme the color and brightness of the Stars in the first pedagogical moment, we organized the knowledge about electromagnetic waves in the second moment using active methodologies, and in the third moment we observed the spectrum, its frequency ranges, and uses of waves according to frequency positioning and everyday life technological applications. We tried to make a qualitative discussion about the results observing the application in a hybrid way. We discuss the results and the difficulties of application for each pedagogical moment, as well as, present the discussion and the results of two important evaluations, the diagnostic and the bimonthly formative. This work was applied to 2nd grade students of a private school when the proposal would be to apply it to 3rd grade students of a public and night school.Paszko, Ricardo RocamoraMoura Junior, Célio Adrega deLevenhagen, Ronaldo SavarinoOliveira, Julio Cesar Delfino de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124346http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124346&midiaext=80839Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124346porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T15:31:42Zoai:BDTD:124346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-20T15:31:42Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
title Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
spellingShingle Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
Oliveira, Julio Cesar Delfino de
SOCIOCULTURAL
METODOLOGIA ATIVA
ENSINO DE FÍSICA
3MP
COR E BRILHO DAS ESTRELAS
ACTIVE METHODOLOGY
PHYSICS TEACHING
COLOR AND BRIGHTNESS OF THE STARS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
title_full Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
title_fullStr Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
title_full_unstemmed Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
title_sort Ondas eletromagnéticas e espectro eletromagnético. Uma proposta utilizando os três momentos pedagógicos
author Oliveira, Julio Cesar Delfino de
author_facet Oliveira, Julio Cesar Delfino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paszko, Ricardo Rocamora
Moura Junior, Célio Adrega de
Levenhagen, Ronaldo Savarino
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julio Cesar Delfino de
dc.subject.por.fl_str_mv SOCIOCULTURAL
METODOLOGIA ATIVA
ENSINO DE FÍSICA
3MP
COR E BRILHO DAS ESTRELAS
ACTIVE METHODOLOGY
PHYSICS TEACHING
COLOR AND BRIGHTNESS OF THE STARS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic SOCIOCULTURAL
METODOLOGIA ATIVA
ENSINO DE FÍSICA
3MP
COR E BRILHO DAS ESTRELAS
ACTIVE METHODOLOGY
PHYSICS TEACHING
COLOR AND BRIGHTNESS OF THE STARS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Rocamora Paszko
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124346
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124346&midiaext=80839
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
120 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502110416633856