Jogo sério no ensino do comportamento monetário para jovens com autismo e deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Davi Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126578
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Priscila Benitez Afonso
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O presente trabalho foi organizado em três estudos e teve como objetivo geral avaliar a programação de ensino do comportamento monetário com jovens com DI e/ou TEA por meio de um jogo sério. O Estudo I teve como objetivo específico identificar estudos na literatura que averiguaram o uso de estratégias de ensino e uso de jogo sério para ensino do comportamento monetário em estudantes com DI e/ou TEA. Como resultados, evidenciou-se a eficácia da equivalência de estímulos no ensino do comportamento monetário e a necessidade de aprimoramento experimental em estudos que investigaram jogos sérios para esse fim. O Estudo II teve como objetivo operacionalizar um planejamento de tarefas matemáticas que envolvem o comportamento monetário em um jogo sério, tendo como base a rede de relações propostas pelo paradigma da equivalência de estímulos. A partir do planejamento das tarefas por meio da rede de relações, estabelecendo quais relações foram ensinadas e quais foram apenas avaliadas sem ensino direto, foi possível sistematizar e apresentar uma sequência de tarefas em formato interativo, por meio de um procedimento de ensino contendo histórias sociais que envolviam o cotidiano juvenil. O jogo foi estruturado em três blocos, sendo um com cédulas, outro com moedas e outro mesclado com cédulas e moedas. O Estudo III teve por objetivo verificar se a aplicação de um jogo sério para avaliação e ensino de comportamento monetário com jovens adultos com DI e/ou TEA seria suficiente para garantir a aprendizagem de soma e subtração, com uso de cédulas e moedas. Dessa forma, o jogo sério foi aplicado com sete participantes com DI e/ou TEA, com idades entre 13 e 23 anos, de ambos os sexos, distribuídos em grupos de ensino ou avaliação. Os resultados permitiram a validação do jogo sério como instrumento de avaliação do comportamento monetário e mostrou que o recurso foi relevante para avaliar e ensinar identificação de cédulas e moedas. Contudo, o jogo ainda precisa de aprimoramento visando o ensino de soma e subtração. De maneira geral, o presente trabalho demonstrou que o ensino mediado pelo uso de tecnologias e estratégias, tais como jogos sérios pode ser considerada uma estratégia útil para a juventude, na disciplina de Matemática.Ensuring learning in mathematics teaching is one of the biggest challenges in Brazilian education. Among the curricular components, there is monetary behaviour, essential to guarantee the autonomy and independence of young adults in community life. With the increase in the number of enrollments in regular schools, strategies are being sought to guarantee the learning of students with Intellectual Disabilities (ID) and/or Autism Spectrum Disorder (ASD). The present work was organized into three studies and its general objective was to evaluate the teaching program of monetary behaviour with young people with ID and/or ASD through a serious game. Study I had the specific objective of identifying studies in the literature that investigated the use of teaching strategies and the use of serious games to teach monetary behaviour in students with ID and/or ASD. As a result, the effectiveness of stimulus equivalence in teaching monetary behaviour and the need for experimental improvement in studies that investigated serious games for this purpose were highlighted. Study II aimed to operationalize the planning of mathematical tasks that involve monetary behaviour in a serious game, based on the network of relationships proposed by the stimulus equivalence paradigm. From the planning of tasks through the network of relationships, and establishing which relationships were taught and which were only assessed without direct teaching, it was possible to systematize and present a sequence of tasks in an interactive format, through a teaching procedure containing social stories that involved youth daily life. The game was structured into three blocks, one with banknotes, another with coins and another mixed with banknotes and coins. Study III aimed to verify whether the application of a serious game to evaluate and teach monetary behaviour to young adults with ID and/or ASD would be sufficient to guarantee the learning of addition and subtraction, using banknotes and coins. Thus, the serious game was applied to seven participants with ID and/or ASD, aged between 13 and 23 years old, of both sexes, distributed in teaching or assessment groups. The results allowed the validation of the serious game as an instrument for evaluating monetary behaviour and showed that the resource was relevant for evaluating and teaching the identification of banknotes and coins. However, the game still needs improvement to teach addition and subtraction. In general, this work demonstrated that teaching mediated by the use of technologies and strategies, such as serious games, can be considered a useful strategy for young people in the Mathematics discipline.Afonso, Priscila BenitezPostalli, Lidia Maria MarsonRibeiro, Anderson OrzariUniversidade Federal do ABCSantos, Davi Nascimento2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf78 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126578http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126578&midiaext=81234Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126578porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T14:16:37Zoai:BDTD:126578Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-05-06T14:16:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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