Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5905 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300004 |
Resumo: | Esse estudo investigou o processo de aquisição do conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Dele participaram duas pessoas, respectivamente de idade 16 e 20 anos de idade, alunos de uma escola especial. Para avaliar o repertório inicial dos participantes utilizou-se um programa computacional baseado na noção de rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas. Depois foram ensinadas as relações tidas como necessárias para a avaliação de repertório, seguidas de testes para avaliar as relações emergentes. Os resultados mostraram a eficácia do currículo informatizado sugerido e dos procedimentos de ensino utilizados, tendo sido constatada a aquisição do conceito de número em reduzido período de tempo. Uma rede de relações matemáticas foi formada a partir do ensino direto de apenas duas relações. O ensino informatizado otimizou o processo de ensino-aprendizagem, aumentou a confiabilidade dos dados e controlou as contingências, de forma a ensinar conforme o planejado. |
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Escobal, GiovanaRossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]Goyos, CelsoUniversidade Federal de São CarlosUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Carlos2015-06-14T13:41:51Z2015-06-14T13:41:51Z2010-09-01Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, v. 15, n. 3, p. 467-475, 2010.1413-7372http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5905http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300004S1413-73722010000300004.pdfS1413-7372201000030000410.1590/S1413-73722010000300004Esse estudo investigou o processo de aquisição do conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Dele participaram duas pessoas, respectivamente de idade 16 e 20 anos de idade, alunos de uma escola especial. Para avaliar o repertório inicial dos participantes utilizou-se um programa computacional baseado na noção de rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas. Depois foram ensinadas as relações tidas como necessárias para a avaliação de repertório, seguidas de testes para avaliar as relações emergentes. Os resultados mostraram a eficácia do currículo informatizado sugerido e dos procedimentos de ensino utilizados, tendo sido constatada a aquisição do conceito de número em reduzido período de tempo. Uma rede de relações matemáticas foi formada a partir do ensino direto de apenas duas relações. O ensino informatizado otimizou o processo de ensino-aprendizagem, aumentou a confiabilidade dos dados e controlou as contingências, de forma a ensinar conforme o planejado.This study investigated the process involved in the acquisition of number concepts by intellectually disabled adults. Two individuals, aged between 16 and 20 years old, attending a special education school participated. A computer program assessed the participants' initial repertoire based on a stimulus-stimulus and stimulus-response relational network, identifying present and absent relations, which served as a basis for the teaching and testing of conditional relations thereafter. Next phase consisted of teaching the necessary relations, followed by immediate tests to evaluate emerging relations. The results showed the efficacy of the suggested computer-based curriculum and the efficacy of the used teaching procedures, due to the concept number acquisition in a reduced period of time. A complex relational network involving number, digits and values was formed through direct teaching of only two relations. The computer based teaching procedures optimized the learning process, increased data collection and procedural reliability and controlled contingencies that allowed precise teaching.Este estudio evaluó la adquisición del concepto de número por personas com deficiencia intelectual. Dos personas participaron, edad entre 16 y 20 años, estudiantes de una escuela de educación especial. Un programa de ordenador evaluó el repertorio de los participantes basados en una tela de relaciones entre estímulos y entre estímulos y respuestas, identificando las relaciones presentes y ausentes, y para la enseñanza y la prueba de las relaciones condicionales. La fase próxima consistió en la enseñanza de las relaciones reveladas necesarias, seguidas por la prueba inmediata para evaluar relaciones inesperadas. Los resultados demonstraron la eficacia del plan de estudios computarizado sugerido y la eficacia de los procedimientos de enseñanza usados, debido la adquisición del concepto de número en un período de tiempo reducido. Una tela de relaciones matemáticas se formó con la enseñanza directa de solamente dos relaciones. La enseñanza computarizada optimizó el proceso de enseñanza y aprendizaje, aumento la confiabilidad de los datos y controlo las contingências, permitiendo exactamente la enseñanza de lo que se había planeado.Universidade Federal de São CarlosUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Fedaral de São CarlosUniversidade Federal de São Paulo - Campus Baixada SantistaSciELO467-475porDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de MaringáPsicologia em EstudoConceito de númeroequivalência de estímulosdeficiência intelectualNumber conceptstimulus equivalenceintellectual disabilitiesAquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectualNumber concept acquisition by people with intelectual disabilitiesAdquisición de concepto de número por personas com deficiencia intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1413-73722010000300004.pdfapplication/pdf114771${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5905/1/S1413-73722010000300004.pdfea89a5ec115f098072e509f469526244MD51open accessTEXTS1413-73722010000300004.pdf.txtS1413-73722010000300004.pdf.txtExtracted texttext/plain40471${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5905/6/S1413-73722010000300004.pdf.txt3cb1c1ad03b9b1c3bbfac0e20c353cb1MD56open accessTHUMBNAILS1413-73722010000300004.pdf.jpgS1413-73722010000300004.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5571${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5905/8/S1413-73722010000300004.pdf.jpgf509424d4cfeab406c9df364e1c04466MD58open access11600/59052023-06-05 19:07:21.877open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5905Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:07:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Esse estudo investigou o processo de aquisição do conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Dele participaram duas pessoas, respectivamente de idade 16 e 20 anos de idade, alunos de uma escola especial. Para avaliar o repertório inicial dos participantes utilizou-se um programa computacional baseado na noção de rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas. Depois foram ensinadas as relações tidas como necessárias para a avaliação de repertório, seguidas de testes para avaliar as relações emergentes. Os resultados mostraram a eficácia do currículo informatizado sugerido e dos procedimentos de ensino utilizados, tendo sido constatada a aquisição do conceito de número em reduzido período de tempo. Uma rede de relações matemáticas foi formada a partir do ensino direto de apenas duas relações. O ensino informatizado otimizou o processo de ensino-aprendizagem, aumentou a confiabilidade dos dados e controlou as contingências, de forma a ensinar conforme o planejado. |
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