Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarcelli, Oliver Cauã Cauê França
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Zioni
id UFBC_b26f91b457cc8f1749f61100543588d0
oai_identifier_str oai:BDTD:122087
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São PauloPLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANOMOBILIDADE URBANATRANSPORTE PÚBLICO COLETIVOMETRÔ DE SÃO PAULOPOLÍTICAS PÚBLICASURBAN PLANNINGURBAN MOBILITYCOLLECTIVE PUBLIC TRANSPORTSÃO PAULO SUBWAYPUBLIC POLICIESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO - UFABCOrientadora: Prof.ª Dr.ª Silvana Maria ZioniDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, São Paulo, 2020.A dissertação analisa o processo de definição do traçado da Linha 1 - Azul do Metrô de São Paulo, interpretando as influências dos agentes públicos e privados e de manifestações da sociedade civil. Através de entrevistas com técnicos e dirigentes da Companhia do Metropolitano e de outras entidades envolvidas, bem como da leitura e análise de jornais, revistas especializadas e documentos técnicos, procuramos verificar o grau de atendimento a demandas econômicas, urbanas e de mobilidade da população. Verificamos que houve baixa participação da sociedade paulistana nos debates sobre traçados - à exceção dos engenheiros do Município e de consultorias privadas, que elaboraram os planos. Os governos federal e estadual e a Câmara Municipal avalizaram o projeto, mas não intervieram no traçado. O prefeito Faria Lima afirmava que o metrô traria benefícios à indústria nacional - pela grande quantidade de insumos que essa obra demandaria - e resultaria no descongestionamento do centro urbano - graças à retirada de ônibus das ruas. Os cortes de ônibus, somados a um amplo programa de abertura de avenidas, atenderiam aos interesses de uma outra indústria (a automobilística) e das classes médias (proprietárias de automóveis). O metrô de São Paulo, portanto, seria a outra face do nosso febril rodoviarismo. Através de nosso mapeamento, verificamos que as camadas de mais alta renda foram as mais beneficiadas com a implantação da Linha 1 - Azul. Aliás, toda a rede proposta em 1968 era conservadora, pois restringia-se às áreas densamente habitadas da capital. Os habitantes das periferias, afirmavam os planejadores, deveriam continuar utilizando ônibus e trens. Por todas essas razões, concordamos com Chico de Oliveira (1982), que atribuiu o grande peso das "classes médias" na política urbana ao desmantelamento, pela ditadura, das organizações dos trabalhadores. Também subscrevemos à tese de Silvana Zioni (1999), para quem as políticas de transporte do período autoritário só saíram do papel porque atendiam aos interesses das classes dominantes.The present dissertation analyzes the process of defining the layout of the São Paulo Metro's Line 1 - Blue, interpreting the influences of public and private agents and civil society demonstrations (street actions, petitions, press notes etc.). Through interviews with Companhia do Metropolitano's technocrats and leaders, as well as through the reading and analysis of newspapers, magazines and technical reports, we aimed to verify the degree of accommodation to economic, urban and mobility demands of the population. We found that São Paulo society had low participation in the subway layout discussions - except for public engineers and private consultants, who drew up the plans. Federal and State governments, as well as the City Council, endorsed the project, but did not intervene in its outcomes. In accordance to Mayor Faria Lima's statements, the subway would bring benefits to the national industry - due to the large amount of inputs that this work would require - and would result in the downtown traffic decongestion - thanks to the removal of buses from the streets. The bus cuts, added to a city-wide program to open avenues, would serve the interests of another industry (the automotive), along with middle-class car-owners. The São Paulo subway, therefore, would be the other side of our feverish preference for road transportation. Through our mapping, we verified that the highincome stratums were the most benefited from the implementation of Line 1 - Blue. In fact, the entire subway network proposed in 1968 was unprogressive, as it was restricted to the densely populated areas of São Paulo. Peripheral inhabitants were said by the subway planners to keep taking buses and trains. For all these reasons, we agree with Chico de Oliveira (1982), for whom the "middle classes" carried great weight in urban policies as a result of the dismantling of workers' organizations by the dictatorship. We also subscribe to Silvana Zioni (1999), for whom the transport policies of the authoritarian period only got off the ground because they served the interests of the dominant classes.Zioni, Silvana MariaSobralanelli Renato LuizPassarelli, Silvia Helena FacciollaScarcelli, Oliver Cauã Cauê França2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087&midiaext=79153http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087&midiaext=79122Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122087porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T11:03:14Zoai:BDTD:122087Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-05-06T11:03:14Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
title Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
spellingShingle Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
Scarcelli, Oliver Cauã Cauê França
PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO
MOBILIDADE URBANA
TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO
METRÔ DE SÃO PAULO
POLÍTICAS PÚBLICAS
URBAN PLANNING
URBAN MOBILITY
COLLECTIVE PUBLIC TRANSPORT
SÃO PAULO SUBWAY
PUBLIC POLICIES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO - UFABC
title_short Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
title_full Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
title_fullStr Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
title_full_unstemmed Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
title_sort Liberdade interditada : o processo decisório do traçado da linha 1 azul do metrô de São Paulo
author Scarcelli, Oliver Cauã Cauê França
author_facet Scarcelli, Oliver Cauã Cauê França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zioni, Silvana Maria
Sobralanelli Renato Luiz
Passarelli, Silvia Helena Facciolla
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarcelli, Oliver Cauã Cauê França
dc.subject.por.fl_str_mv PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO
MOBILIDADE URBANA
TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO
METRÔ DE SÃO PAULO
POLÍTICAS PÚBLICAS
URBAN PLANNING
URBAN MOBILITY
COLLECTIVE PUBLIC TRANSPORT
SÃO PAULO SUBWAY
PUBLIC POLICIES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO - UFABC
topic PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO
MOBILIDADE URBANA
TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO
METRÔ DE SÃO PAULO
POLÍTICAS PÚBLICAS
URBAN PLANNING
URBAN MOBILITY
COLLECTIVE PUBLIC TRANSPORT
SÃO PAULO SUBWAY
PUBLIC POLICIES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO - UFABC
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Zioni
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087&midiaext=79153
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122087&midiaext=79122
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106892369920