A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jadis Henrique Picirilli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Solange Wagner Locatelli
id UFBC_b3c0241dbf7bd563c8b369ce7421866c
oai_identifier_str oai:BDTD:121926
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)METACOGNIÇÃOAUTOQUESTIONAMENTOQUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAAPRENDIZAGEM AUTORREGULADAENSINO DE QUÍMICAMETACOGNITIONSELF-QUESTIONINGAMOUNT OF SUBSTANCESELF-REGULATED LEARNINGCHEMISTRY TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª. Drª. Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2020.O mol, a unidade de medida da quantidade de substância, representa um conceito de extrema importância para química, bem como para o Ensino de Química, uma vez que essa unidade estabelece a relação entre o mundo macroscópico e o submicro. Entretanto, o que se observa na literatura, é que os alunos demonstram muitas dificuldades de compreensão frente a este conceito, se fazendo necessário o uso de novas abordagens e estratégias em seu ensino. Diversos estudos apontam estratégias metacognitivas como úteis na melhoria do aprendizado, visto que o ato de pensar sobre o próprio pensamento é frequentemente observado em alunos com bom desempenho, sendo que o uso dessas estratégias busca induzir o aluno conscientemente e intencionalmente a praticar a metacognição. Uma das estratégias possíveis é o autoquestionamento, que consiste em induzir a regulação do pensamento por meio do uso frequente de questões. Assim, este trabalho visa investigar e compreender como ocorre a aprendizagem autorregulada pelos alunos ao construírem/reconstruírem seus conceitos, com relação à grandeza quantidade de substância (mol), utilizando a estratégia metacognitiva do autoquestionamento. Para isso, a estratégia metacognitiva do autoquestionamento foi aplicada durante uma sequência didática investigativa (SEI), com o tema quantidade de substância, tendo como público alvo alunos participantes de um curso preparatório para o ENEM da Universidade Federal do ABC, que em posse de uma lista regulatória de questões, participaram das três etapas da SEI. A coleta de dados foi realizada a partir de gravações audiovisuais, que foram complementadas pelo uso da técnica do "think aloud", estratégia aplicada a fim de enriquecer a coleta. A ação foi elaborada de forma a criar uma atmosfera de liberdade aos participantes, que frente a duas amostras de cobre e alumínio deviam propor um modo de responder em qual das duas existia maior número de átomos. A partir dos dados obtidos foram criadas diferentes categorizações quanto às impressões sobre a atividade, quanto aos conceitos matemáticos e químicos envolvidos e ao processo de realização da tarefa. Além disso, também foram analisadas a presença de incidentes metacognitivos, o modo como a dupla acessa e transita entre os níveis representacionais, além da validade científica dos conceitos utilizados. Com isso sugere-se o uso do autoquestionamento como capaz de auxiliar os alunos no processo de resolução de problemas, pois facilita a criação de estratégias, que em conjunto com o caráter investigativo da sequência didática aumentaram a motivação dos alunos durante a realização da tarefa. Percebeu-se que as maiores dificuldades quanto ao conceito de quantidade de substância se encontram na diferenciação dos termos semelhantes relacionados ao tema e que o nível representacional que oferece mais dificuldades é o submicroscópico. A atividade promoveu a ocorrência majoritária de incidentes metacognitivos de monitoramento, confirmação e mudança desejada, além de evidências da ocorrência de modelagem conceitual. Por fim, aponta-se que a SEI em conjunto com a estratégia do autoquestionamento ofereceram indícios de serem capazes de promover a aprendizagem autorregulada nos sujeitos analisados.The mole, the unit of measure of the quantity of matter, is a concept of extreme importance for chemistry, as well as for the teaching of chemistry, since this unit establishes the relation between the macroscopic world and the submicro. However, what is observed in the literature is that the students demonstrate many difficulties of understanding against this concept, making necessary the use of new approaches and strategies in their teaching. Several studies point to metacognitive strategies as useful in improving learning, since the act of thinking about one's own thinking is often observed in students with good performance, the use of these strategies seeks to induce the student to consciously and intentionally practice metacognition. One of the possible strategies is self-questioning, which is to induce the regulation of thinking through the frequent use of questions. Thus, this work aims to investigate and understand how occurs students self-regulated learning when constructing / reconstructing their concepts, in relation to the quantity of substance (mole), using the self-questioning metacognitive strategy. To that end, the metacognitive strategy of self-questioning was applied during a sequence of investigative teaching (SIT) with the subject matter quantity, having as a target audience, students participating in a preparatory course for the ENEM of the Federal University of ABC, which has a list regulating issues, participated in the three stages of the SIT. The data collection was done from audiovisual recordings, which were complemented by the use of the "think aloud" technique, a strategy applied in order to enrich the collection. The action was designed in order to create an atmosphere of freedom for the participants, who in front of two samples of copper and aluminum had to propose a way to answer in which of the two samples there were more atoms. From the data obtained, different categorizations were created regarding the impressions about the activity, the mathematical and chemical concepts involved and the process of carrying out the task, the presence of metacognitive incidents was also analyzed, how the pair of students accesses and transits between the representational levels and the scientific validity of the concepts used. In addition, the presence of metacognitive incidents, the way the pair accesses and transits between representational levels, in addition to the scientific validity of the concepts used were also analyzed. Thus, it is suggested the use of self-questioning as able to assist students in the problem-solving process, as it facilitates the creation of strategies, which together with the investigative character of the didactic sequence increased the students' motivation during the task. It was noticed that the greatest difficulties regarding the concept of quantity of substance are found in the differentiation of similar terms related to the theme and that the representational level that offers the most difficulties is the submicroscopic one. The activity promoted the majority of metacognitive incidents of monitoring, confirmation and desired change, in addition to evidence of the occurrence of conceptual modeling. Finally, it is pointed out that SEI together with the self-questioning strategy offered evidence of being able to promote self-regulated learning in the analyzed subjects.Locatelli, Solange WagnerBaldinato, José OtávioMarcondes, Maria Eunice RibeiroSilva, Jadis Henrique Picirilli2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926&midiaext=78814http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926&midiaext=78813Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121926porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-01T09:36:01Zoai:BDTD:121926Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-01T09:36:01Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
title A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
spellingShingle A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
Silva, Jadis Henrique Picirilli
METACOGNIÇÃO
AUTOQUESTIONAMENTO
QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIA
APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNITION
SELF-QUESTIONING
AMOUNT OF SUBSTANCE
SELF-REGULATED LEARNING
CHEMISTRY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
title_full A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
title_fullStr A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
title_full_unstemmed A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
title_sort A estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol)
author Silva, Jadis Henrique Picirilli
author_facet Silva, Jadis Henrique Picirilli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Locatelli, Solange Wagner
Baldinato, José Otávio
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jadis Henrique Picirilli
dc.subject.por.fl_str_mv METACOGNIÇÃO
AUTOQUESTIONAMENTO
QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIA
APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNITION
SELF-QUESTIONING
AMOUNT OF SUBSTANCE
SELF-REGULATED LEARNING
CHEMISTRY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic METACOGNIÇÃO
AUTOQUESTIONAMENTO
QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIA
APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNITION
SELF-QUESTIONING
AMOUNT OF SUBSTANCE
SELF-REGULATED LEARNING
CHEMISTRY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profª. Drª. Solange Wagner Locatelli
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926&midiaext=78814
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121926&midiaext=78813
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106123763712