Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel
id UFBC_10f2a80056cef636fcb6ca1b1ef36663
oai_identifier_str oai:BDTD:120631
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuaisAUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEMMETACOGNIÇÃOMOODLESELF-REGULATED LEARNINGMETACOGNITIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro PimentelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2019.Com o avanço tecnológico e a popularização da internet, a educação a distância (EAD) tem ganhado cada vez mais adeptos. Muitas estratégias de ensino adotadas pelos professores em EAD podem necessitar em conhecer mais sobre o perfil e o comportamento dos aprendizes durante a evolução do curso. O aprendiz, porém, nem sempre tem a noção exata sobre a dedicação, o tempo e o esforço necessários para que seu aprendizado seja satisfatório e maximizado durante o curso. A falta de percepção do aprendiz sobre esses fatores dificulta o aprendizado e em alguns casos pode conduzi-lo a evadir do curso. Pesquisas têm indicado que o conhecimento sobre a próprio conhecimento é essencial para alcançar uma aprendizagem com qualidade. Este conhecimento pode ser realçado com o desenvolvimento de capacidades metacognitivas, por meio de atividades que buscam envolver o aprendiz no monitoramento do próprio conhecimento. No entanto, Ambientes de Aprendizagem Virtual (AVA) como o Moodle, bastante utilizado por educadores, não possuem nativamente ferramentas que permitam realizar estas atividades, capturar métricas e analisar os resultados. Este trabalho tem por objetivo geral investigar o potencial do uso de métricas metacognitivas no processo de ensino-aprendizagem por meio de ambientes virtuais. Para buscar o cumprimento do objetivo geral desenvolveu-se a ferramenta MetaRef, um plug-in para o Moodle, que permite organizar atividades e coletar métricas metacognitivas. A ferramenta foi testada em um curso real EAD, que também coletou informações socioeconômica dos aprendizes. Os resultados apontam viabilidade para utilização da MetaRef na coleta e análise dos dados. Além disso, foram criadas e testadas as métricas metacognitivas que demostraram impacto na análise dos resultados de aprendizagem.Technological advancement and the popularization of online education has gained more and more adherents. Pedagogy strategies may be dependent on the profile and behavior of the learners during the course's evolution. The learner, however, does not always have the exact notion about the dedication, time and effort required to make his learning satisfactory and maximized during the course. The learner's lack of awareness of these factors makes learning difficult and, in many cases, leads to dropout of the course. Research has indicated that knowledge about one's own knowledge is essential in achieving quality learning. This knowledge can be enhanced with the development of metacognitive skills through activities that seek to involve the learner in monitoring their own knowledge. However, Virtual Learning Environments (VLE) such as Moodle, widely used by educators, do not have the tools to perform these activities, capture metrics and analyze the results. This study aims to investigate the potential of using metacognitive metrics in the teaching-learning process through virtual environments. In order to achieve the general objective, the MetaRef tool was developed. This is a plug-in for Moodle that allows organizing activities and collecting metacognitive metrics. The tool was tested in a DE course, which also collected socio-economic information from learners. The results indicate the feasibility of using MetaRef for data collection and analysis. In addition, the metacognitive metrics MKM and MKGM were created and tested and they had a positive impact on the analysis of learning outcomes.Pimentel, Edson PinheiroBraga, Juliana CristinaStiubiener, ItanaOmar, NizamCruz, Eduardo da Silva2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf118 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77993http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77994Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120631porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-06T20:55:00Zoai:BDTD:120631Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2020-02-06T20:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
title Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
spellingShingle Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
Cruz, Eduardo da Silva
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METACOGNIÇÃO
MOODLE
SELF-REGULATED LEARNING
METACOGNITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
title_full Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
title_fullStr Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
title_full_unstemmed Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
title_sort Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
author Cruz, Eduardo da Silva
author_facet Cruz, Eduardo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Edson Pinheiro
Braga, Juliana Cristina
Stiubiener, Itana
Omar, Nizam
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METACOGNIÇÃO
MOODLE
SELF-REGULATED LEARNING
METACOGNITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METACOGNIÇÃO
MOODLE
SELF-REGULATED LEARNING
METACOGNITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77993
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77994
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
118 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502104592842752