Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel |
id |
UFBC_10f2a80056cef636fcb6ca1b1ef36663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:120631 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuaisAUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEMMETACOGNIÇÃOMOODLESELF-REGULATED LEARNINGMETACOGNITIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro PimentelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2019.Com o avanço tecnológico e a popularização da internet, a educação a distância (EAD) tem ganhado cada vez mais adeptos. Muitas estratégias de ensino adotadas pelos professores em EAD podem necessitar em conhecer mais sobre o perfil e o comportamento dos aprendizes durante a evolução do curso. O aprendiz, porém, nem sempre tem a noção exata sobre a dedicação, o tempo e o esforço necessários para que seu aprendizado seja satisfatório e maximizado durante o curso. A falta de percepção do aprendiz sobre esses fatores dificulta o aprendizado e em alguns casos pode conduzi-lo a evadir do curso. Pesquisas têm indicado que o conhecimento sobre a próprio conhecimento é essencial para alcançar uma aprendizagem com qualidade. Este conhecimento pode ser realçado com o desenvolvimento de capacidades metacognitivas, por meio de atividades que buscam envolver o aprendiz no monitoramento do próprio conhecimento. No entanto, Ambientes de Aprendizagem Virtual (AVA) como o Moodle, bastante utilizado por educadores, não possuem nativamente ferramentas que permitam realizar estas atividades, capturar métricas e analisar os resultados. Este trabalho tem por objetivo geral investigar o potencial do uso de métricas metacognitivas no processo de ensino-aprendizagem por meio de ambientes virtuais. Para buscar o cumprimento do objetivo geral desenvolveu-se a ferramenta MetaRef, um plug-in para o Moodle, que permite organizar atividades e coletar métricas metacognitivas. A ferramenta foi testada em um curso real EAD, que também coletou informações socioeconômica dos aprendizes. Os resultados apontam viabilidade para utilização da MetaRef na coleta e análise dos dados. Além disso, foram criadas e testadas as métricas metacognitivas que demostraram impacto na análise dos resultados de aprendizagem.Technological advancement and the popularization of online education has gained more and more adherents. Pedagogy strategies may be dependent on the profile and behavior of the learners during the course's evolution. The learner, however, does not always have the exact notion about the dedication, time and effort required to make his learning satisfactory and maximized during the course. The learner's lack of awareness of these factors makes learning difficult and, in many cases, leads to dropout of the course. Research has indicated that knowledge about one's own knowledge is essential in achieving quality learning. This knowledge can be enhanced with the development of metacognitive skills through activities that seek to involve the learner in monitoring their own knowledge. However, Virtual Learning Environments (VLE) such as Moodle, widely used by educators, do not have the tools to perform these activities, capture metrics and analyze the results. This study aims to investigate the potential of using metacognitive metrics in the teaching-learning process through virtual environments. In order to achieve the general objective, the MetaRef tool was developed. This is a plug-in for Moodle that allows organizing activities and collecting metacognitive metrics. The tool was tested in a DE course, which also collected socio-economic information from learners. The results indicate the feasibility of using MetaRef for data collection and analysis. In addition, the metacognitive metrics MKM and MKGM were created and tested and they had a positive impact on the analysis of learning outcomes.Pimentel, Edson PinheiroBraga, Juliana CristinaStiubiener, ItanaOmar, NizamCruz, Eduardo da Silva2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf118 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77993http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77994Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120631porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-06T20:55:00Zoai:BDTD:120631Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2020-02-06T20:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
title |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
spellingShingle |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais Cruz, Eduardo da Silva AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM METACOGNIÇÃO MOODLE SELF-REGULATED LEARNING METACOGNITION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
title_short |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
title_full |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
title_fullStr |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
title_full_unstemmed |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
title_sort |
Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais |
author |
Cruz, Eduardo da Silva |
author_facet |
Cruz, Eduardo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Edson Pinheiro Braga, Juliana Cristina Stiubiener, Itana Omar, Nizam |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Eduardo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM METACOGNIÇÃO MOODLE SELF-REGULATED LEARNING METACOGNITION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
topic |
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM METACOGNIÇÃO MOODLE SELF-REGULATED LEARNING METACOGNITION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77993 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120631&midiaext=77994 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 118 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502104592842752 |