Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126568 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Katerina Lukasova |
id |
UFBC_b87047cd63b32a4aa7998ffe4fd73d7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:126568 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização KaluluMEMÓRIA OPERACIONALALFABETIZAÇÃOCIÊNCIAS COGNITIVASWORKING MEMORYLITERACYCOGNITIVE SCIENCESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃOOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Katerina LukasovaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, São Bernardo do Campo, 2023.Memória operacional, também conhecida e chamada de memória de trabalho, é a capacidade de armazenamento temporário e manipulação das informações para tarefas complexas. No desenvolvimento, os níveis de memória operacional se elevam enquanto a fase de alfabetização da criança também. O objetivo do trabalho foi avaliar a relação entre aquisição da leitura, com uma intervenção na alfabetização, e a capacidade de Memória Operacional Verbal. Foram incluídas na análise final 176 crianças de idade média 6.59 (DP = 0,5; meninas N = 95) de 5 escolas da rede pública do Grande ABC. Para a intervenção utilizou-se o game Kalulu e nas avaliações pré e pós-intervenção foram utilizados os testes: Brown-Peterson, Dígitos, Pseudopalavras, Leitura de Palavras Isoladas e Reconhecimento de Letras Isoladas. Os resultados foram comparados entre grupo experimental e controle com Análises de Variância (ANOVAs) de medidas repetidas. Posteriormente os dados foram normatizados em Escore Z e realizadas Análises Fatoriais, uma Exploratória e duas Confirmatórias, também análises de componentes principais (PCAs), correlações com Coeficiente de Spearman e Regressões Lineares Simples. Nos resultados das ANOVAs no começo e final do ano letivo, as crianças participantes demonstram melhora nos desempenhos, independente do grupo de origem. Nas Análises Fatoriais, PCAs e correlações, os dados apontaram que há uma covariância entre os fatores de leitura e memória operacional. As Regressões Lineares indicaram que os testes de leitura explicam 25,1% na avaliação inicial, e 33,2% na final, do resultado dos testes de memória, apresentando que um resultado melhor em testes de leitura, gera um desempenho melhor nos testes de memória, porém ao inverter a direcionalidade, as porcentagens são as mesmas, expondo que é difícil separar entre os dois fatores, que parecem se amalgamar no desenvolvimento. Conclui-se que é viável afirmar que a aquisição da leitura influencia na capacidade de memória operacional de estudantes do ensino fundamental, mas a capacidade de memória operacional também tem influência na aquisição da leitura.Working memory is the capacity for temporary storage and manipulation of information for complex tasks. During development, working memory levels increase while the child's literacy phase also increases. The objective of the work was to evaluate the relationship between reading acquisition, with a literacy intervention, and Verbal Working Memory capacity. 176 children of average age 6.59 (SD = 0.5; girls N = 95) from 5 public schools in Grande ABC were included in the final analysis. For the intervention, the game Kalulu was used and in the pre- and post-intervention assessments the following tests were used: Brown-Peterson, Digits, Pseudowords, Reading of Isolated Words and Recognition of Isolated Letters. The results were compared between experimental and control groups with repeated measures Analysis of Variance (ANOVAs). Subsequently, the data were standardized into Z Score and Factor Analyses were carried out, one Exploratory and two Confirmatory, also principal component analysis (PCAs), correlations with Spearman's Coefficient and Simple Linear Regressions. In the results of the ANOVAs at the beginning and end of the school year, the participating children demonstrated an improvement in performance, regardless of the group of origin. In Factor Analysis, PCAs and correlations, the data showed that there is a covariance between the factors of reading and working memory. The Linear Regressions indicated that the reading tests explain 25.1% in the initial assessment, and 33.2% in the final, of the results of the memory tests, showing that a better result in reading tests generates a better performance in the memory tests. memory, however, when inverting the directionality, the percentages are the same, exposing that it is difficult to separate between the two factors, which seem to amalgamate in development. It is concluded that it is viable to state that reading acquisition influences the working memory capacity of elementary school students, but working memory capacity also has an influence on reading acquisition.Lukasova, KaterinaMacedo, Elizeu Coutinho DeCarthery-Goulart, Maria TeresaGalduróz, Ruth FerreiraMachado, Juliana Helena BrunoUniversidade Federal do ABCSantos, Raoni da Silva2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf48 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126568http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126568&midiaext=81225Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126568porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T14:17:26Zoai:BDTD:126568Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-05-06T14:17:26Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
title |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
spellingShingle |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu Santos, Raoni da Silva MEMÓRIA OPERACIONAL ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS COGNITIVAS WORKING MEMORY LITERACY COGNITIVE SCIENCES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO |
title_short |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
title_full |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
title_fullStr |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
title_full_unstemmed |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
title_sort |
Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu |
author |
Santos, Raoni da Silva |
author_facet |
Santos, Raoni da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lukasova, Katerina Macedo, Elizeu Coutinho De Carthery-Goulart, Maria Teresa Galduróz, Ruth Ferreira Machado, Juliana Helena Bruno Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raoni da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MEMÓRIA OPERACIONAL ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS COGNITIVAS WORKING MEMORY LITERACY COGNITIVE SCIENCES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO |
topic |
MEMÓRIA OPERACIONAL ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS COGNITIVAS WORKING MEMORY LITERACY COGNITIVE SCIENCES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Katerina Lukasova |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126568 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126568&midiaext=81225 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 48 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502112658489344 |